
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 21, às 16h, na Baixada, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de uma semana tensa, provocada pelo péssimo resultado da última rodada, o Verdão busca uma necessária recuperação diante de seu maior rival. Só a vitória interessa para mudar a chave e passar a vislumbrar esperanças no horizonte. Pela frente, um rival que vive ótimo momento, terá um estádio cheio a seu favor e tenta vencer o primeiro AtleTiba na "nova casa"
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Flamengo, na estreia do técnico Ney Franco, e o resultado não poderia ser pior. Jogando um futebol abaixo da crítica, o Verdão não criou praticamente nenhuma jogada de perigo, pouco ameaçou a meta de Paulo Victor e ainda levou um gol ao final da primeira etapa. No segundo tempo, mesmo com um jogador a mais, o Coritiba não foi capaz nem de esboçar uma pressão sobre o time carioca. A desorganização tática ficou evidente e o resultado ficou mesmo no 1x0. Após o jogo, alguns torcedores atravessaram calmamente o gramado do Couto Pereira e foram até os vestiários para cobrar os jogadores, que voltaram ao campo de jogo para uma "conversa", em mais uma prova do clima de ebulição que existe no Alto da Glória.
Mas a semana é de AtleTiba e, neste tempo, muitas coisas são deixadas para trás em prol de um único ideal: vencer o clássico. É neste objetivo que Ney Franco e seus comandados se agarram para reagir na competição. Historicamente, os três pontos no AtleTiba são capazes de mudar destinos e o Coritiba não pode deixar esta oportunidade passar. É preciso vencer o A. Paranaense. De qualquer maneira. Em relação à equipe, o técnico Coxa-Branca promove o retorno de Norberto à lateral. Na zaga, Leandro Silva e Welinton brigam pela posição ao lado de Luccas Claro. No meio, Lúcio Flávio parece garantido no lugar de Fabrício. Ruy e Luis Cáceres também devem ser escalados, o que significa que Hélder e João Paulo brigam pela última vaga no setor. Por fim, na frente, Wellington Paulista parece garantido. A outra posição é disputada por Marcos Aurélio e Rafhael Lucas, com Kléber correndo por fora. A definição fica para minutos antes da bola rolar.
O adversário
O A. Paranaense vive um ano no mínimo inusitado em 2015. Após fazer uma campanha ridícula no Campeonato Paranaense e ter trocado de treinador por duas vezes, o time rubro-negro se encontrou sob o comando de Milton Mendes e iniciou muito bem a sua caminhada no Brasileirão. Com cinco vitórias em sete jogos, a equipe é a segunda colocada e vem atuando de maneira bastante satisfatória. Em relação à equipe que encara o Coritiba, a novidade é o retorno de Natanael à lateral-esquerda, visto que o jogador se recuperou de uma lesão em suas costelas. Por outro lado, Nikão, um dos destaques do time no campeonato, é desfalque. Seu lugar deverá ser ocupado por Felipe. No restante, sob o comando de Walter, o A. Paranaense busca manter a sua boa campanha.
O jogo
Obviamente, como em qualquer clássico, o AtleTiba deste domingo será bastante difícil e, acima de tudo, extremamente tenso. O Coritiba necessita da vitória para inaugurar uma nova fase na competição, em que tentará se recuperar do mau início. Já o A. Paranaense tenta recuperar a liderança e ainda tem a questão do orgulho de vencer o primeiro AtleTiba na "nova casa". Contando com a presença de jogadores experientes, o Coritiba deve colocar a bola no chão, esquecer a pressão das arquibancadas e fazer o seu jogo. É fundamental eliminar os erros e atuar com muita raça, vontade e superação. A vitória é absolutamente necessária para recuperar a autoestima do grupo e os jogadores Alviverdes não podem poupar esforços para alcançá-la.
Ofensivamente, a presença de Lúcio Flávio deverá alterar um pouco a forma de jogar do Coritiba. Experiente, o meia tende a cadenciar as jogadas, fazendo a bola sair com mais qualidade deste setor. A velocidade nos contra-ataques estará a cargo de Ruy e, possivelmente, Marcos Aurélio. Ambos deverão se movimentar constantemente para confundir a defesa adversária e criar oportunidades de gol. Além deles, os laterais deverão ser mais atuantes, saindo de trás e chegando no fundo para os cruzamentos a Wellington Paulista, que finalmente jogará como referência na área. Por fim, as jogadas de bola parada devem ser melhor aproveitadas, pois podem definir a partida. Com Marcos Aurélio e Lúcio Flávio, o Verdão ganha boas opções neste tipo de lance.
Na parte defensiva, obviamente grande parte das atenções estará voltada para Walter, que parece ter reencontrado o seu bom futebol no A. Paranaense e comanda as ações ofensivas do rival. A ausência de Nikão, que vive excelente fase, certamente será um ponto positivo. Entretanto, a defensiva Coxa-Branca deve prestar atenção em Felipe, seu provável substituto. Além dele, a defensiva Alviverde deve controlar as ações de Ytalo e Douglas Coutinho, que devem atuar mais abertos pelas pontas. Por fim, é fundamental que o time esteja totalmente ligado nas jogadas de bola parada.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas da Baixada para empurrar os jogadores nesta fundamental partida. É necessário iniciar a recuperação e nada melhor que isto seja feito sobre o rival, em um ambiente totalmente adverso. Energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três pontos. Mostra a sua grandeza, Coritiba! Chegou a hora da recuperação! Vai pra cima deles!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2015 - 8ª Rodada
A. Paranaense x Coritiba
Local: Estádio Joaquim Américo (Baixada)
Data: 21/06/2015, domingo
Horário: 16h
A. Paranaense:
Wéverton; Eduardo, Gustavo, Kadu e Natanael; Otávio, Hernani e Felipe; Douglas Coutinho, Walter e Ytalo.
Técnico: Milton Mendes
Coritiba:
Bruno; Norberto, Leandro Silva (Welinton), Luccas Claro e Henrique; João Paulo (Hélder), Luis Cáceres, Ruy e Lúcio Flávio; Marcos Aurélio (Rafhael Lucas) e Wellington Paulista.
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva/PA (FIFA)
Assistente 1: Sidmar dos Santos Meurer/PR
Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos/PR
4º Árbitro: Rodrigo D. Alonso Ferreira/SC
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)