
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam neste domingo, 27, às 18h30, no Couto Pereira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de conseguir uma grande vitória diante do líder Cruzeiro e, com um time reserva, ser eliminado da Copa Sulamericana pelo modesto Itagüi, da Colômbia, o Verdão volta todas as suas atenções para o Brasileirão e precisa vencer o Grêmio para tentar afrouxar a corda em seu pescoço e ganhar fôlego. Pela frente, terá um Grêmio que venceu uma dramática batalha para avançar às semifinais da Copa do Brasil mas que, aparentemente, não poupará ninguém para o duelo diante do A. Paranaense, na próxima quarta-feira
Uma nova vitória para respirar
Na última quarta-feira, 24, o Coritiba foi até a Colômbia para tentar reverter a desvantagem na Copa Sulamericana mas, com o time reserva, não teve forças suficientes para derrubar o Itagüi e seguir na competição internacional. Embora tenha saído na frente do marcador, com um estranho gol de Chico, já ao final do primeiro tempo, e tivesse inúmeras chances de fazer o resultado de que necessitava para passar de fase, o Verdão sofreu com a velocidade de Luís Quiñonez (que deveria ser bem observado para 2014), que entrou e mudou totalmente o panorama do jogo. O meia atacante fez os dois gols que levaram o time colombiano às quartas de final e enterraram qualquer possibilidade do Coritiba alcançar uma vaga para a Copa Libertadores do próximo ano.
Mas o foco continua sendo a fuga do rebaixamento. Depois de ter vencido o Cruzeiro, na semana passada, o Coritiba tem mais um enorme desafio pela frente e precisará de uma atmosfera parecida com a da última rodada para superar mais um obstáculo. Em um bom momento, o Grêmio talvez não se destaque pela técnica, mas é um time muito lutador e que vende muito caro os seus resultados. Sabendo disso, os jogadores do Verdão precisarão estar focados durante os 90 minutos da partida. Raça, determinação e coragem não poderão faltar, até porque, nas arquibancadas, novamente os Guerreiros Alviverdes não pouparão esforços para empurrar o Coritiba rumo a mais um triunfo.
Em relação ao time, Péricles Chamusca não tem qualquer motivo para alterar a equipe que bateu o Cruzeiro e, em uma situação rara neste campeonato, poderá repetir a escalação. O treinador não tem qualquer problema físico ou de suspensão e vai com o que tem de melhor no momento. Durante a semana, cogitou-se a hipótese de que Deivid estaria à disposição para a partida, e, apesar da estranheza da notícia, visto que o atacante estava parado há muito tempo, o boato realmente se concretizou e o artilheiro foi relacionado. Entretanto, sem as condições ideais de jogo, ele deve ficar como opção no banco de reservas. Sendo assim, a escalação deverá ser exatamente a mesma que iniciou a partida contra o Cruzeiro, com Carlinhos na lateral-esquerda.
Grêmio não quer saber de poupar e vem com força máxima
Depois de ter um primeiro semestre bastante complicado nas mãos de Vanderlei Luxemburgo, o Grêmio praticamente mudou da água para o vinho após a contratação de Renato Gaúcho. O Tricolor encaixou uma belíssima sequência de bons resultados (curiosamente após a derrota para o Coritiba, no primeiro turno) e, de lá para cá, não deixou mais o G4, tornando-se, inclusive, o principal perseguidor do Cruzeiro na luta pelo título. Além disso, o time gaúcho honra as suas tradições na Copa do Brasil e, novamente, atinge as semifinais, quando enfrentará o A. Paranaense. Ou seja, o Grêmio tem duas reais possibilidades de conquistar uma vaga para a Libertadores.
Apesar de estar em uma fase decisiva na segunda principal competição do calendário do futebol nacional, o técnico Renato Gaúcho não deve poupar os seus titulares e lança o que tem de melhor no gramado do Couto Pereira. Os atacantes Eduardo Vargas, Kléber e Hernán Barcos, que estão suspensos da primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, devem jogar, muito embora o treinador gremista ainda cogite a volta ao esquema 3-5-2 e possa tirar o chileno para a entrada de Werley. Já o volante Souza, reclamou de um forte desgaste muscular após o jogo contra o Corinthians e pode ser vetado. Como dito anteriormente, afastado dos gramados há um bom tempo, Werley pode reaparecer, visto que Renato Gaúcho quer que um de seus principais zagueiros adquira ritmo de jogo para a reta final da temporada.
Panoramas da partida
O Coritiba tem mais uma verdadeira decisão pela frente neste domingo. O desafio será muito parecido com o da semana passada e, por isso, o Verdão necessitará de uma atmosfera igual ou ainda mais positiva. Neste sentido, será fundamental que a torcida apoie integralmente a equipe do início ao fim, dando confiança aos jogadores e ainda mais força na luta pela vitória. Dentro de campo, raça, determinação e vontade não poderão faltar, até porque o aspecto físico pode ser um dos fatores a definir a partida, visto que o Grêmio deverá estar desgastado da verdadeira batalha que teve no meio de semana e, inconscientemente, os jogadores podem "se poupar" para o desafio das semifinais da Copa do Brasil. À parte disso, o Coritiba deve partir para cima desde os primeiros minutos para conseguir o triunfo.
Ofensivamente, o Coritiba deverá basear a sua atuação novamente em Alex. O meia, que admitiu estar jogando com um dedo quebrado em seu pé, liderará o Verdão dentro de campo e terá a responsabilidade de conduzir o time ao ataque. Ao lado dele, Robinho, que teve boa atuação contra o Cruzeiro, também será importante. A velocidade de Geraldo e o apoio de Carlinhos, pela esquerda, podem ser boas armas. Os dois já mostraram que podem construir boas jogadas, visto que foram os responsáveis pelo primeiro gol diante do Cruzeiro. As jogadas de bola parada também podem ser decisivas. No banco, Keirrison e Deivid estarão disponíveis e podem ser importantes alternativas para o segundo tempo.
Na parte defensiva, o Coritiba terá que apresentar muito cuidado com o excelente trio ofensivo do Grêmio, formado por Vargas, Barcos e Kléber. Vargas e Kléber primam pela velocidade e constante movimentação, já o centroavante argentino costuma não desperdiçar as suas chances de gol e não deve ser esquecido na área. Além deles, o Coritiba também deve conter as investidas dos laterais Pará e Alex Telles, que costumam apoiar muito o ataque. Por fim, a defensiva Coxa-Branca deve neutralizar as chegadas surpresa do meia Riveros e controlar o forte jogo aéreo gremista, principalmente com Rhodolfo e Bressan.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para, em sintonia com os jogadores, empurrar o Coritiba do início ao final do jogo. Torcedor Alviverde, assim como no jogo contra o Cruzeiro, o seu apoio é fundamental. Grite durante os 90 minutos e ajude os atletas a superarem mais este importantíssimo desafio. O Coritiba precisa de sua energia e vibração para afastar um pouco mais este fantasma do rebaixamento e navegar por águas mais tranquilas.
Eu vou cantar o jogo inteiro para você vencer!
Campeonato Brasileiro 2013 - 31ª rodada
Coritiba x Grêmio
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 26/10/2013, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Júnior Urso, Willian, Robinho e Alex; Geraldo e Júlio César.
Técnico: Péricles Chamusca
Grêmio:
Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Cristian Riveros e Ramiro; Eduardo Vargas (Werley), Hernán Barcos e Kléber.
Técnico: Renato Gaúcho
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO (Especial)
Assistente 1: Rogério Pablos Zanardo/SP (FIFA)
Assistente 2: Danilo Ricardo Simon Manis/SP
4º árbitro: Antonio Denival de Morais/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)