
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Fluminense se enfrentam neste domingo, 5, às 16h, no Couto Pereira, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de uma breve pausa nas disputas nacionais para realizar a primeira partida na Copa Sulamericana, o Verdão volta as suas energias para o Brasileirão, em que tenta a terceira vitória seguida para continuar escalando o pelotão e vislumbrar objetivos mais ousados na competição. Pela frente, terá o perigoso Fluminense, que conta com uma defesa extremamente sólida para segurar os seus adversários e confia nisto para pontuar em Curitiba e seguir próximo aos líderes
Verdão tenta manter boa sequência para seguir evoluindo na tabela
Neste meio de semana, o Verdão foi até Porto Alegre com um time misto e, além do Grêmio, encarou um verdadeiro dilúvio no Rio Grande do Sul. Sobre um gramado absolutamente impraticável, o time Alviverde ainda tentou incomodar o gol de Marcelo Grohe em alguns lances de bola parada no primeiro tempo. Entretanto, nenhum dos dois times conseguir driblas as poças e a metade inicial da partida terminou mesmo em 0x0. No segundo tempo, com mais volume, o Grêmio partiu para cima do Coritiba na esperança de aproveitar alguma bola alçada na área ou um falha individual, e foi exatamente isso que ocorreu. Em cobrança de escanteio, André Lima ganhou de Demerson e fez, de cabeça, o único gol do jogo. Vantagem para o Tricolor gaúcho, que joga por um empate em Curitiba, no fim do mês, para passar de fase.
Mas até lá ainda há um longo tempo e o Coritiba precisa voltar a concentrar todas as suas energias no Campeonato Brasileiro. A partida contra o Fluminense inicia uma série de compromissos extremamente difíceis, em que o time precisará se comportar de maneira muito madura para conseguir pontuar e evitar ocupar as últimas posições da tabela novamente. Sabendo disso, o técnico Marcelo Oliveira exigirá empenho máximo de todos os seus jogadores, especialmente nas partidas disputadas no Alto da Glória, onde a torcida Coxa-Branca faz a diferença e empurra o time para cima de seus adversários.
Em relação à montagem da equipe, Marcelo Oliveira promove algumas mudanças e tem uma importante perda na defesa. Emerson saiu reclamando de um forte pisão no pé na partida de terça-feira, diante do Tricolor gaúcho, e não treinou desde que o time voltou de Porto Alegre. Havia a expectativa de que o zagueiro ainda conseguiria reunir condições físicas e ir para o jogo. Mas isso não ocorreu e Rafael Bonfim será o seu substituto. No meio, Chico ganha a vaga de Júnior Urso e fará a função de segundo volante, liberando Robinho e Lincoln para a criação de jogadas. A dúvida fica por conta do aproveitamento de William que, com dores na panturrilha, pode ficar de fora. Nesse caso, Júnior Urso ficaria no time. Éverton Costa e Leonardo continuam formando a dupla de frente e terão a responsabilidade de balançar as redes de Diego Cavalieri.
Fluminense quer voltar a vencer e se aproximar da ponta
Novamente bem em um Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem a cara de seu treinador nesta edição. Com números extremamente positivos na defesa, Abel Braga deu consistência a este setor de sua equipe e pode dar a liberdade necessária para que os habilidosos homens de frente pudessem criar e converter as oportunidades de gol. Entretanto, mesmo com todos estes diferenciais, o Fluminense está há duas partidas sem vencer no Brasileirão e quer reencontrar os triunfos o mais rápido possível para não deixar os líderes escaparem e continuar na luta por mais um título nacional. Definitivamente, esta é a meta de Abel Braga, que prega muito respeito ao Coritiba.
O treinador carioca comemora o fato de não ter muitos problemas para a montagem de sua equipe titular. Os defensores Anderson e Bruno, que estão no DM por conta de lesões musculares, estão sendo substituídos à altura por Gum e Wallace, respectivamente. O volante Edinho, que não atuou no empate diante do Atlético-MG, na última rodada, por estar suspenso, volta naturalmente ao time. No meio, livre de lesões, Deco e Thiago Neves são os responsáveis pela criação e terão a incumbência de acionar o empolgado Fred que, mais uma vez, comanda o ataque tricolor.
Panoramas da partida
Será mais um jogo de muita briga e determinação para o Coritiba. Tão bom e lutador como o time do Grêmio, o Fluminense tem todas as características de Abel Braga. O time tricolor marca muito e, literalmente, se recusa a perder. Por conta disso, o time Coxa-Branca precisará estar focado durante os 90 minutos de jogo, também mostrando muita determinação e vontade na marcação e, acima de tudo, eficiência na frente, pois vão surgir poucas oportunidades, que devem ser convertidas para que o Verdão consiga a vantagem no placar e possa atuar com mais tranquilidade.
Ofensivamente, o Coritiba deve apoiar o seu jogo na velocidade de Robinho e na experiência de Lincoln no setor de meio-campo. os dois serão os principais responsáveis por conduzir o Coritiba à frente e criar as jogadas para a conclusão de Éverton Costa e Leonardo. Por sinal, os dois têm a obrigação de se movimentar muito na frente, de modo a confundir a defesa adversária e tirar os zagueiros do Fluminense da área. Pela direita, Ayrton também será uma excelente opção pois, além de aparecer na linha de fundo, ainda possui alta qualidade na bola parada, o que pode ser um diferencial Alviverde na partida.
No aspecto defensivo, o Coritiba precisa estar muito ligado nos principais jogadores tricolores. Deco e Thiago Neves são dois dos principais articuladores do futebol brasileiro e devem ser vigiados de muito perto por Willian (ou Júnior Urso) e Chico durante todo o tempo de jogo. Na frente, o rapidíssimo Wellington Nem e o artilheiro Fred também precisam de muita marcação, especialmente o camisa 9 do Fluminense, que atravessa grande fase e deve ser perigo constante ao gol de Vanderlei. Por fim, a defensiva Coxa-Branca também precisa conter os avanços de Carlinhos e as jogadas de bola aérea do time carioca.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, o Couto Pereira receberá um grande público na tarde deste domingo para empurrar o Coritiba para cima do Fluminense e alcançar a terceira vitória consecutiva na competição, o que faria com que o Alviverde chegasse no pelotão de frente do Campeonato Brasileiro e começasse a pensar em objetivos maiores na competição. Torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa, e ajude a lotar o Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia e vibração em mais esta batalha.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 14ª rodada
Coritiba x Fluminense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 05/08/2012, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Pereira, Rafael Bonfim e Lucas Mendes; Willian (Júnior Urso), Chico, Robinho e Lincoln; Éverton Costa e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira
Fluminense:
Diego Cavalieri; Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.
Técnico: Abel Braga
Árbitro: Wagner Reway/MT (Asp. FIFA)
Assistente 1: Fabricio Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
Assistente 2: Kléber Lúcio Gil/SC (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Antonio Denival de Morais/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)