
PRÉ-JOGO
O pacto continua, de torcedor para torcedor, para fazer o Verdão voltar já em 2007 à Primeira Divisão: ganhar dez jogos em casa, fazendo 30 pontos.
Uma vitória do Coritiba esta tarde, combinada com os tropeços de Avaí e Náutico que jogam fora de seus domínios, fará a equipe Alviverde chegar à liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.
Para tanto, e ainda sem poder contar com um atacante de velocidade que jogue aberto pelas pontas, como Anderson Gomes e Eanes, que estão contundidos, Bonamigo busca alternativas para levar o Cori a mais uma vitória.
Bola parada
O técnico Coxa-Branca, no final do treinamento de ontem, sexta-feira, fez um trabalho específico de bolas paradas. O objetivo é ensaiar algumas jogadas como sendo uma forte opção para se chegar ao gol adversário.
Sem poder contar com a presença de um atacante que jogue aberto pelas pontas, já que Anderson Gomes e Eanes estão contundidos, o Cori encontra extrema dificuldade de furar as retrancas de seus rivais, pois com Caio jogando improvisado no setor ofensivo, as jogadas ficam extremamente centralizadas, fazendo o atacante Jefferson jogar sempre de costas para o gol.
Para compensar essa centralização, Bonamigo exige uma maior presença ofensiva dos alas Ricardinho e Luís Paulo, fixando, assim, o primeiro volante Márcio Egídio, na zaga Alviverde, fazendo-o jogar como um terceiro zagueiro.
Só que essa estratégia está se mostrando muito arriscada, pois se cria um grande vazio no meio campo do Coxa, bem à frente da zaga, onde os meias adversários estão encontrando muita facilidade para o toque de bola e criação de jogadas, além de Márcio Egídio ficar sozinho com os atacantes rivais.
Por causa disso, o Cori já se prejudicou por duas vezes, tomando dois gols bobos por falhas individuais de Egídio que, a princípio, não teria tanta culpa, já que não é zagueiro. Porém, Egídio tem que ter consciência de que "dar uma bicuda" na bola, nessas alturas do campeonato, não é vergonha para ninguém.
A falta de um jogador com as características de Anderson Gomes e Eanes no plantel do Alviverde do Alto da Glória força o treinador Paulo Bonamigo a arriscar demasiadamente, utilizando-se desta tática.
O adversário
O Gama, que ainda não venceu nenhuma partida nesse campeonato, jogando fora de Brasília, vem a Curitiba utilizando o sistema tático 4-4-2 e com a proposta de jogar recuado, explorando os contra-ataques, mesmo que seu técnico, Édson Porto, diga que sua equipe vem a capital paranaense para jogar de igual para igual.
O time alviverde de Brasília contará com os retornos de Marcelo Goianira e Juninho que cumpriram suspensão automática, devendo ser escalado com: Alencar; Thiago Matos, Eraldo, Bruno Lourenço e Márcio Goiano; Marcelo Goianira, Juninho, Lindomar e Marcus Alexandre; Ésley e Vanderlei. Do Gama, um dos destaques pode ser o meia Lindomar, jogador com boa experiência no cenário nacional.
A força da Nação Coxa-Branca
O Coritiba terá dez jogos em casa. Com dez vitórias, trinta pontos somados, a vaga na Série A, já em 2007 é nossa, ninguém nos tira! Torcedor Coxa: façamos um pacto, o de dez vitórias em dez jogos, no grito e na raça, na força do nosso povo Coxa-Branca. Vamos voltar, pelos braços da torcida.
A exemplo da última partida no Monumental do Alto da Glória, quando o Coxa derrotou o Paysandu, o fator determinante para a conquista da vitória será a força da Nação Coxa-Branca que promete encher novamente as arquibancadas do Couto.
O apoio incondicional da massa Alviverde, embalada pela Torcida Organizada Império Alviverde, desde o início da partida é fundamental para pressionar e acuar o adversário e empurrar o Cori ao ataque em busca da vitória.
Que o amor e o canto da Nação Coxa-Branca desperte, mais do que nunca, na alma dos jogadores, o brio, a garra, o espírito de luta e a vontade de ganhar a partida, compensando a fragilidade tática pela ausência de Anderson Gomes.
Torcedor Coxa-Branca: vá ao Monumental do Alto da Glória, leve um amigo ou um parente, fazendo a parte que nos cabe: apoiar, apoiar, apoiar o Glorioso para mais uma vitória, cantando Coooxxaaaaaa!!! sem parar.
"Raça, Verdão! Primeira Divisão!"
Campeonato Brasileiro 2006 – Série B - 18ª rodada
Coritiba x Gama
Data: 19/08/2006 – sábado
Horário: 15h45
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba, Paraná.
Coritiba:
Artur; Luis Paulo, Henrique, Índio e Ricardinho; Egídio, Luciano Santos, Jackson e Cristian; Caio e Jefferson
Técnico: Paulo Bonamigo
Gama:
Alencar; Thiago Matos, Eraldo, Bruno Lourenço e Márcio Goiano; Marcelo Goianira, Juninho, Lindomar e Marcus Alexandre; Ésley e Vanderlei
Técnico: Édson Porto
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistente 1: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Assistente 2: Alexandre Pruinelli Kleiniche (RS)
4º árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)