
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Figueirense se enfrentam neste domingo, 19, às 16h, no Orlando Scarpelli, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de tomar 3x0 do Goiás em um jogo em que poderia ter sido mais eficiente e acumulado pontos, o Coritiba enfrenta uma verdadeira decisão diante de um adversário direto na luta contra o rebaixamento. Do outro lado, um Figueirense que conseguiu ótima reação depois do retorno da Copa do Mundo, mas que soma três derrotas consecutivas e vê o Z4 se aproximar perigosamente, ameaçando a continuidade do Alvinegro na elite do Brasileirão
Superação em busca da vitória
No último final de semana, o Coritiba foi até Goiânia e desafiou o Goiás em busca dos três pontos que fariam o Alviverde finalmente sair da zona do rebaixamento depois de um longo período. Entretanto, o "sonho" durou menos de 25 minutos, visto que, com este tempo, o Esmeraldino já vencia por 2x0 aproveitando-se das falhas defensivas do Verdão. Apesar de ameaçar o gol de Renan por diversas vezes, o Coritiba não conseguiu diminuir o placar e, embora tenha voltado melhor para o segundo tempo, o gol de Erik, também no início da etapa, selou definitivamente a sorte do Verdão na partida. Derrota fora de casa e retorno para a lanterna da competição, visto que os demais resultados da rodada não colaboraram em nada.
Fica a lição que não basta fazer uma partida razoável e não prestar atenção durante os 90 minutos, ainda mais na fase em que a equipe se encontra. O Coritiba não pode se dar ao luxo de vacilar e precisa estar na garganta de seu adversário para evitar se deparar com resultados irreversíveis, como o da partida do último final de semana. Portanto, é fundamental que, na partida diante do Figueirense, o time esteja ligado e pronto para dar o bote antes de seu adversário. Com a resolução de parte dos problemas extra-campo, espera-se que os jogadores tenham um pouco mais de tranquilidade e, a partir de agora, possam se concentrar apenas em tirar o Coritiba da incômoda situação.
Em relação à equipe, o técnico Marquinhos Santos poderá comemorar a volta de importantes jogadores. Rosinei e Welinton, que estavam machucados, voltam a ficar à disposição e estão confirmados na equipe titular. Na frente, quem reaparece é Zé Eduardo, que não jogou em Goiânia por estar suspenso. Por outro lado, Hélder segue de fora. Após uma semana de muito mistério e treinos fechados, Marquinhos Santos surpreendeu e confirmou a escalação de Sérgio Manoel, que não atua há mais de um ano. Ele dividirá com Rosinei as tarefas de contenção, enquanto que Robinho e Alex completam o setor. Na frente, além de Zé Eduardo, o camaronês Joel está confirmado.
Figueirense conta com retornos para se distanciar do Z4 e voltar a vencer
O Figueirense foi responsável por uma das grandes reações deste campeonato. Ao lado do Flamengo, a equipe catarinense parecia condenada ao rebaixamento antes da Copa. Entretanto, em uma reação fulminante e surpreendente, que coincidiu com a chegada do técnico Argel Fucks, a equipe do estreito de Florianópolis emendou ótima sequência de vitórias e saiu das últimas colocações. Entretanto, quando todos no clube pensaram que a luta contra a série B já estava quase vencida, uma nova sequência de maus resultados atingiu o Alvinegro e o Figueirense voltou a flertar com a ZR. Por isso, todos no clube também consideram esta partida diante do Coritiba como uma verdadeira decisão, em que os três pontos são fundamentais.
Em relação ao time, o técnico catarinense poderá contar com uma série de jogadores que não participaram na derrota por 3x0 para o A. Paranaense. Na zaga, Thiago Heleno e Roberto Cereceda cumpriram suspensão e mandam Raul e Marquinhos de volta ao banco de reservas. No meio, por opção técnica, França (ex-Coritiba) dará lugar a Rivaldo. Paulo Roberto, Marco Antônio e Felipe (que substitui o suspenso Giovanni Augusto), todos ex-A. Paranaense, completam o setor. Na frente, Argel contará com os retornos de Clayton e Marcão (também ex-A. Paranaense). Com isso, Mazola e Everaldo, que formaram o ataque titular na última rodada, voltam ao banco de reservas. Mexido, o Figueirense tentará um resultado que daria mais tranquilidade para o término do Brasileirão.
Panoramas da partida
É decisão. O Coritiba não pode perder a partida em Florianópolis. Justamente em função disso, a equipe deve pisar no gramado do estádio Orlando Scarpelli esbanjando raça, determinação e vontade. A pressão será grande, pois o estádio deverá estar lotado e o Figueirense deve partir para cima nos primeiros 15 minutos de jogo. Cabe ao Coritiba não cometer os mesmos erros da partida diante do Goiás, segurar o ímpeto do adversário e sair em contra-ataques para tentar o seu gol. É preciso muita atenção para não deixar o jogo escapar e voltar de Santa Catarina com os três pontos.
Ofensivamente, a opção por Sérgio Manoel significa uma preocupação de Marquinhos Santos com a qualidade na saída de bola. Ele e Rosinei, além de marcar muito, devem entregar a bola para que Robinho e Alex pensem as jogadas e façam com que as tramas sejam criadas com mais facilidade. O apoio dos laterais, Norberto e Carlinhos, também será bastante importante, visto que os laterais do Figueirense costumam apoiar muito. Por fim, o Coritiba pode explorar as jogadas de bola parada pelos pés de Alex.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá prestar muita atenção na dupla de meias criativos do Figueirense. Marco Antônio e Felipe são os responsáveis por carregar o time catarinense à frente e devem se movimentar muito para criarem jogadas para Clayton e Marcão. Aliás, o primeiro é o principal responsável pelas jogadas agudas do Alvinegro. Por fim, o Verdão deve tomar bastante cuidado com as jogadas pelas laterais e com as bolas alçadas na área, que tanto incomodaram na partida diante do Goiás.
Certamente, a torcida Alviverde estará presente nas arquibancadas do Orlando Scarpelli para empurrar o Coritiba rumo à fundamental e importante vitória. É preciso que o time esteja extremamente focado e determinado em buscar os três pontos para aliviar a pressão na luta contra o rebaixamento. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca do resultado positivo.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 29ª rodada
Figueirense x Coritiba
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 19/10/2014, domingo
Horário: 16h
Figueirense:
Tiago Volpi; Jefferson, Nirley, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, Rivaldo, Marco Antônio e Felipe; Clayton e Marcão.
Técnico: Argel Fucks
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Sérgio Manoel, Rosinei, Robinho e Alex; Joel e Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez/RJ (FIFA)
Assistente 1: Luiz Antônio Muniz de Oliveira/RJ
Assistente 2: Michael Correia/RJ
4º Árbitro: Evandro Tiago Bender/SC
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)