
COXANAUTAS
O ano mais longo e importante da história do Coritiba Foot Ball Club começa sábado, 22, dia de vestir a camisa, levar a bandeira ao Alto de Glória e cantar sem parar Cooooxxaaaaaaaaaaa!
Se um dia... um parente seu emocionou ao ajudar a construir o Belfort Duarte; se emocionou ao ver Fedato, Miltinho, Hidalgo, Jairo, Aladim, Pescuma, Oberdan, Zé Roberto vestirem a camisa verde e branca no santificado gramado do Alto da Glória.
Se um dia você... viu o Coxa, de Manga, fechar o gol contra eles, em 78; mesmo com dez jogadores, ganhar o título de 79; fazer a festa de isqueiros contra o Galo, em 85; ver o Rafael tirar aquela bola da linha, em pleno Mineirão; ouvir o Lombardi Jr. gritar para 100 mil pessoas É Campeão do Brasil!!!.
Se um dia você... se emocionou ao ver 15 mil coritibanos de fora do Couto Pereira, contra o São Paulo, em 98; viu o Cléber se ajoelhar após marcar o gol da vitória em 99. Chorou no segundo gol do Cori, na Vila Olímpica, após estar perdendo por 2x0 e conseguir o empate na raça, faltando 6 minutos para acabar a partida. Ou ter estado no Pinheirão, para ver o Darci marcar, de sem-pulo, o gol do título daquele ano.
Se um dia você... cantou sem parar, em 95, quando o Cori perdeu por 3x1 do Paraná Clube, mas quem ficou até o final foi a torcida do Coxa. Ou gritou sem parar em 96, contra o Palmeiras, quando o Coxa teve dois expulsos e o adversário empatou aos 46, com Alex.
Se você... se emociona ao lembrar do Couto com 55 mil pessoas, na decisão de 2003.
Se você... cantou Cooooxxaaaaaaaaaaa! sem cansar e sem parar, calando a Baixada. Ou seu coração bateu mais rápido, ao relembrar o gol do Luís Mário, em 2004. Ou então, os três maravilhosos gols da decisão, contra o A. Paranaense e o Mafra, naquele chute incrível do Jucemar, ou da arrancada infernal de Adriano, ou do cruzamento perfeito de Ricardinho, que Tuta tão bem aproveitou, silenciando a Baixada.
Cantou sem parar no ano seguinte, no Pinheirão, até a bola chutada por Rafinha bater no fundo da rede, no ano seguinte.
Ou se você estava no Couto quando o Coxa fez 4x1 no Figueirense, para delírio da torcida.
Se um dia.... viu o vídeo, com as cenas da torcida cantando Sou Coxa-Branca, com muito orgulho e muito amor!, na vitória de 1x0 contra o Inter, mesmo com o time caindo para a segunda divisão.
Se um dia... você se emocionou ao ouvir alguém contando histórias sobre as das bandeiras da MUC levantarem, ou a festa de papel picado da Torcida Jovem do Coritiba, os as mãozinhas da Mancha Verde, ou quando a Império faz a curva de entrada do Couto literalmente tremer.
Se naquela noite... de 95, você sentiu o gramado do Couto Pereira tremer na entrada do Coxa em campo, ou explodir de felicidade aos gols de Alex, Pachequinho ou Auri, quando todos diziam que a volta seria impossível, você ama o Coritiba, o Coritiba faz parte da tua vida.
Se um dia, ficou rindo sozinho, lembrando de tudo que fez, nas viagens que fez para ver o Coritiba jogar, o Coritiba faz teu coração bater mais forte.
Se você vivenciou pelo menos um destes momentos, sábado vá ao Couto Pereira, leve um amigo Coxa-Branca e cante sem parar Coooxxaaaaaaaaaaa!!!. A torcida, sempre ela, fará o Coritiba voltar para a Série A em 2007.
Eu vou voltar, pode esperar!!!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)