
AVALIAÇÃO
No treinamento de sexta-feira à tarde, realizado no CT Bayard Osna, a imprensa observou as primeiras movimentações táticas do time Coxa-Branca que deverá estrear no Campeonato Brasileiro 2006: Kléber; Andrezinho, Henrique, Índio e Ricardinho; Egídio, Rodrigo Mancha e Jackson; Fábio Pinto, William e Eanes.
Segundo os setoristas que acompanham o dia a dia do Verdão, durante a movimentação de sexta, Estavam Soares (foto) fez duas mudanças, colocando entre os titulares o meia Caio e o zagueiro Marcelo Batatais.
Com o jogador Andrezinho pela direita, atleta com características de ala (forte ofensividade, bom cruzamento e velocidade na ida à linha de fundo, mas pouca marcação), jogando apenas com Índio pela direita e Henrique pela esquerda da zaga, o Cori será um time vulnerável em Belém, contra o rápido ataque do Remo.
Os dois volantes que treinaram entre os titulares nesta sexta-feira (Egídio e Mancha) não têm características de jogo para atuar na marcação específica pelo lado direito da defesa, cobrindo os espaços pela direita. Mancha e Egídio não tem características como tinha Reginaldo Nascimento, que fazia uma função similar a esta, nos áureos tempos de Paulo Bonamigo.
Naquela época, Adriano era um verdadeiro ponta esquerda, se preocupando apenas em atacar, pois tinha Nascimento cobrindo o setor esquerdo da defesa.
Sem um jogador que guarde o espaço defensivo pelo lado direito, com Andrezinho e dois zagueiros, o time Coxa-Branca firá muito suscetível ao contra-golpe. Estevam Soares terá duas opções, se optar pelo 4x4x2 com Andrezinho: jogar com Luciano Santos (ex-Noroeste SP), que se apresentará na próxima semana, ou optar por tirar um dos volantes e jogar com Marcelo Batatais na zaga coritibana.
Segundo informações, Luciano Santos é um volante com velocidade, o que pode facilitar este estilo de jogo onde Andrezinho seria um jogador com características similares a de um atacante pelo lado direito. Com ele, Eanes pode subir de rendimento, tendo um companheiro para triangular, bem como William terá mais chances de receber cruzamentos certeiros.
Caso Estevam Soares opte por manter Andrezinho ao lado de dois zagueiros e dois volantes no time, pode estar queimando o jogador, bem como colocando em risco o resultado positivo do primeiro jogo do Coritiba pela Série B. Abre o olho, Estevam!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)