
AVALIAÇÃO
O Coritiba fez uma fraquíssima atuação em Recife e merecidamente saiu derrotado de campo para o Sport, time que jogou com determinação e vontade de vencer, num comportamento bem diferente da maioria dos jogadores do Cori. Com dois gols de Jadilson, um em cada tempo, o Leão da Ilha agora é o segundo na tabela, com 40 pontos. O Verdão, com 39, caiu para terceiro, contando com a sorte de ter o líder Náutico perdido para o Vila Nova (1x0) e o Atlético/MG perdido para o Remo (2x1). Na próxima rodada, o Coxa jogará em casa, contra o São Raimundo.
A partida em Recife foi caracterizada pelo domínio das ações pelo time da casa. O destaque pernambucano foi o atacante Jadilson, que mesmo há oito meses distante dos gramados, recuperando-se de uma contusão, foi melhor do que todo o sistema defensivo do Cori.
Taticamente, a opção de Bonamigo foi errada. Bona facilitou o trabalho do treinador Givanildo, ao colocar o Verdão numa postura mais defensiva. As falhas de marcação são gritantes. Tanto que nos dois gols sofridos, os zagueiros e os volantes deixaram os jogadores do Sport livres na área.
O desempenho dos principais jogadores do elenco (em termos salariais) como Jackson, Luis Paulo, Paulo Miranda, William, Cristian e Edu Sales (que entrou no segundo tempo) foi fraquíssimo. Ricardinho também não foi bem, pecando bastante na marcação pelo lado do campo. Batata pouco apareceu, Batatais falhou no segundo gol ao não estar na área. Sem marcar forte, o Verdão cedeu muitos espaços para o time nordestino, que dominou a partida com facilidade.
Bonamigo demorou para mexer no time. Em desvantagem no primeiro tempo, o treinador do Cori optou por manter o mesmo time, apesar de Cristian, William, Jackson, Paulo Miranda e os laterais Luis Paulo e Ricardinho pouco criarem na frente. De concreto, apenas uma oportunidade nos primeiros 45 minutos.
Quando optou por mudar o time, que não marcava e não atacava, Bonamigo acabou levando mais um duro golpe: aos 20, enquanto Edu Sales e Hugo se preparavam para entrar na partida, o segundo gol do time de Recife saiu, novamente com Jadilson.
Bona trocou Rodrigo Batata por Edu Sales e William, que não tocou na bola em 67 minutos de jogo, por Hugo, que trouxe nova dinâmica ofensiva para o time, apesar de ser insuficiente para chegar ao gol de honra do Cori.
Logo depois de mexer no time, o treinador do Coritiba percebeu que o meio de campo continuava cedendo espaços para o time da casa e resolveu sacar Jackson, outra figura decorativa no time, para a entrada de Guilherme. Sem sucesso, já que Guilherme não apareceu na armação, o Coritiba seguiu até o final sem mostrar poder de recuperação. Edu Sales também teve uma atuação abaixo do esperado, com um fraco desempenho.
Depois de uma série de erros, o Cori está a quatro rodadas sem vencer (e a cinco jogos sem jogar bem neste returno), perdendo colocações importantes na tabela. Ao final do Primeiro Turno, o Alviverde do Alto da Glória era o líder da competição e figurava como um dos sérios candidatos à volta em 2007. Passados cinco jogos, o Coxa perdeu duas posições, estando atualmente em terceiro. Para piorar, além do péssimo futebol dentro de campo, os adversários abaixo da tabela começam a se aproximar perigosamente da pontuação do Coritiba.
Na terça-feira à noite, o Verdão enfrentará o São Raimundo (AM), no Estádio Couto Pereira.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)