
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Figueirense se enfrentam neste domingo, 2, às 17h, no Couto Pereira, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. Finalmente livre matematicamente do rebaixamento depois de ser beneficiado pelo empate do Sport, na última rodada, o Coritiba se despede do Brasileirão fazendo uma espécie de "vestibular" para o próximo ano e testa alguns jogadores que não vinham sendo utilizados no time principal. Pela frente, o já rebaixado Figueirense, que tem o único objetivo de deixar a lanterna neste último jogo e também lança alguns jogadores que podem ser úteis na temporada de 2013
Aliviados, mas devendo bastante, jogadores Alviverdes querem deixar boa impressão
No último final de semana, o Coritiba foi até Belo Horizonte para tentar somar o ponto que faltava para eliminar totalmente o risco de rebaixamento mas, logo no início da partida, já perdia para o Cruzeiro, em mais um gol levado em virtude de uma bola despretenciosa, cruzada por Wellington Paulista, que Vanderlei não alcançou. Um pouco melhor que nas duas partidas anteriores, mas sem se encontrar em campo, o Verdão até esboçou uma reação, mas o nervosismo (que ficou evidente na ríspida discussão entre Lincoln e Éverton Ribeiro) da equipe impediu que o time chegasse ao gol de empate. Na segunda etapa, o gol de Leandro Guerreiro praticamente sepultou as chances Alviverdes na partida. Somente após o Cruzeiro tirar o pé, o Verdão ameaçou, descontou já ao final do jogo com Éverton Ribeiro, mas foi incapaz de empatar.
Restou, então, torcer para que o campeão Fluminense segurasse o empate contra o Sport, na Ilha do Retiro. Os pensamentos positivos surtiram efeito e o 1x1 no Recife acabou com a chance do rubro-negro nordestino alcançar o Verdão. Assim, dependendo de resultados de outros times, foi que o Coritiba enfim conseguiu se livrar do fantasma da série B, podendo repirar aliviado em uma temporada em que os erros na montagem do time ficaram evidentes e as lições para 2013 apenas não são visíveis aos olhos de quem simplesmente não quer enxergar. É preciso mudar muito para o próximo ano, a começar pela humildade em reconhecer as falhas, algo que anda faltando no Alto da Glória.
Em relação ao time, Marquinhos Santos aproveita o último jogo para fazer testes e lança alguns jogadores que não vinham sendo aproveitados na equipe titular. Na defesa, quem ganha uma oportunidade é Rafael Bonfim, que substitui outro prata-da-casa (Luccas Claro) e forma a defesa com Escudero. No meio, a novidade é Júnior Urso. O volante, que vem sendo pouco aproveitado na equipe desde a saída de Marcelo Oliveira, substitui Willian e ajudará Gil na marcação. Por fim, uma substituição que vinha sendo anunciada antes mesmo da partida da última rodada. Robinho ganha o lugar de Rafinha e dividirá as tarefas de criação com Éverton Ribeiro e Lincoln. No restante, a equipe será a mesma que vem atuando nas rodadas recentes.
Recheado de garotos, Figueirense projeta um ano melhor e vislumbra a volta para a elite
O Figueirense não tem nenhum motivo para lembrar da temporada 2012. A equipe Alvinegra perdeu o título catarinense em casa para o arquirrival Avaí e, com muita antecedência, acabou sendo rebaixada para a série B do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Para piorar a situação, a derrota por 4x2 para o Grêmio, em pleno está Orlando Scarpelli, derrubou o Figueirense para a lanterna da competição. Como resultado do mau desempenho, muitos jogadores acabaram sendo dispensados, inclusive o goleiro e capitão Wilson, que, por estar há um bom tempo no clube de Florianópolis, pareceu bastante ressentido com a atitude da diretoria.
Sem qualquer pretensão no campeonato, o técnico interino Fernando Gil, que será substituído por Adílson Batista no próximo ano, lança uma equipe extremamente jovem para iniciar a observação e a definição do elenco. O zagueiro Roger Deniro, por exemplo, fará a sua estreia no elenco profissional do Alvinegro catarinense e espera aproveitar a sua chance. Já o zagueiro Guti e o atacante Aloísio, que acertou a sua transferência para o São Paulo a partir do próximo ano, receberam o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. Na frente, quem aparece é William Pottker, que forma o setor com Héber. Por fim, no meio-campo, as novidades devem ser Claudinei e Marquinhos, que substituem o dispensado Túlio e o volante Diogo.
Panoramas da partida
De fato, o jogo deste domingo vale apenas para aqueles jogadores que querem mostrar serviço para permaneceram no clube em 2013. Justamente por isso, o que se espera é que não falte vontade destes atletas. Além desta questão, os jogadores Alviverdes estão em dívida com a torcida, visto que foram derrotados no últimos três jogos, com péssimas atuações, e precisam dar uma justificativa à galera Coxa-Branca. Terminar o ano com vitória ajudaria a apagar um pouco da má impressão deixada pelas últimas atuações.
Ofensivamente, o Verdão necessitará utilizar a velocidade para confundir a defensiva catarinense e produzir jogadas de perigo. Éverton Ribeiro tende a se destacar neste cenário, alimentando Deivid na referência. Por sinal, o centroavante Alviverde tem a sua última chance de balançar as redes antes do término da temporada e espera se despedir bem da torcida. O apoio dos laterais pelos lados do campo e o jogo aéreo, com os altos zagueiros Sergio Escudero e Rafael Bonfim também são boas alternativas para a partida.
Na parte defensiva, o time do Figueirense é uma verdadeira incógnita. Com poucos jogadores conhecidos, fica até mesmo complicado de fazer uma análise tática do time catarinense. Alguns jogadores como Jean Deretti e Héber já estiveram atuando em outras oportunidades e possuem boa qualidade. Ambos devem incomodar a defensiva Alviverde. Os demais garotos do Alvinegro catarinense também tendem a mostrar serviço e, por isso, devem levar perigo à meta de Vanderlei. As jogadas de bola parada, que vêm sendo um ponto fraco do Coritiba nos últimos jogos também precisarão ser neutralizadas.
Apoio nas arquibancadas
Embora a partida diante do Figueirense não tenha muita importância para o resultado final da competição, a torcida Coxa-Branca deve comparecer em bom número na despedida da equipe da temporada 2012. Como sempre, os guerreiros Alviverdes empurrarão os jogadores rumo a mais uma vitória na competição, fazendo com que a má impressão das últimas partidas seja apagada. Torcedor Coxa-Branca, compareça ao Alto da Glória e empurre o seu time de coração!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 38ª rodada
Coritiba x Figueirense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 02/12/2012, domingo
Horário: 17h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Rafael Bonfim, Sergio Escudero e Dênis; Júnior Urso, Gil, Robinho, Lincoln e Éverton Ribeiro; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Figueirense:
Tiago Volpi; Léo, Américo, Roger Deniro e Hélder; Claudinei, Marquinhos, Ryan e Jean Deretti; Héber e William Pottker.
Técnico: Fernando Gil
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo/DF
Assistente 1: Marrubson Melo Freitas/DF
Assistente 2: Luciano Benevides de Sousa/DF
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)