
ADVERSÁRIO
Do site Barradão On Line
Com muita garra, Leão vence o Grêmio no Barradão
Luciano Santos (interino)
O Vitória obteve um importante triunfo hoje a tarde/noite no Barradão. Atuando com muita garra, o Rubro-Negro derrotou o Grêmio de Porto Alegre por 2x0, subindo na classificação do Brasileirão. O Leão alcançou os 48 pontos ganhos e respira um pouco mais aliviado na competição.
A partida marcou as estréias de Felipe e Rafael na equipe profissional no Estádio Manoel Barradas. E eles não decepcionaram. O "goleirão" supriu bem a ausência do titular Juninho, enquanto o atacante marcou o primeiro gol da vitória.
Mais de 10.000 torcedores estiveram na Toca do Leão, incentivando, sofrendo e comemorando os gols rubro-negros. Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, o Vitória faz uma sequência de duas partidas sem levar gols.
Confira os detalhes do jogo:
1º tempo
Logo aos 2 minutos, o Vitória assustou o goleiro Márcio, quando Arivélton tentou o cruzamento e a bola acertou o travessão. O jogo começou a toda velocidade. Tanto Grêmio, quanto o Vitória, partiam a toda para o ataque, sem muitas precauções defensivas. O Leão voltou a incomodar aos 11, quando Alex Santos cruzou e Edilson mergulhou de cabeça, acertando a rede pelo lado de fora.
O Grêmio chegou aos 15 com Christian, que avançou e bateu da entrada da área, à direita de Felipe. O Vitória respondeu dois minutos depois. Alex Santos recebeu bom lançamento de Edilson, avançou, e cruzou na medida para o próprio Edilson, que jogou por cima da trave.
Aos 23 minutos, o Vitória abriu o marcador no Barradão. Rafael recebeu passe de Cléber e, da entrada da área, teve tempo para ajeitar, escutar o grito de "bate" da torcida e chutar forte, no canto direito de Márcio, fazendo Vitória 1x0 Grêmio.
O meia Cléber experimentou de fora da área aos 25, assustando o goleiro Márcio. O time gaúcho chegou bem aos 32, numa cobrança de Marcelinho que exigiu boa defesa de Felipe. Aos 37, foi a vez de Christian cabecear, frente a frente com o gol, nas mãos de Felipe.
A partida ficou nervosa no fim da primeira etapa. Muitas faltas, catimba da equipe visitante, que jogava suas últimas esperanças de ficar na primeira divisão do Futebol Brasileiro.
2º tempo
Para a segunda etapa, o técnico Evaristo de Macedo colocou Leandro Domingues no lugar de Alan Delon, que pouco produziu no primeiro tempo. O Grêmio voltou mais disposto e com mais um atacante em campo. Aos 3 minutos, Christian limpou na direita e chutou por cima da trave. Aos 7, susto no Barradão, quando Christian marcou em impedimento, mas o árbitro Elvécio Zequeto acertadamente anulou o gol.
O Vitória perdeu um grande chance de ampliar aos 9, quando Rafael, em jogada de contra-ataque, driblou bem o marcador, mas não conseguiu fazer o passe para Edilson, que entrava livre em direção ao gol. Aos 13 minutos, o Grêmio voltou a apertar, com Felipe fazendo grande defesa após falta cobrada da intermediária. A bola ainda chocou-se contra a trave.
A equipe gaúcha pressionava e o Vitória, um pouco desarrumado em sua retaguarda, compensava com muito espírito de luta. A torcida rubro-negra sentia que a pressão era grande e começou a apoiar o time, que não conseguia engatar bem os contra-golpes.
Aos 21, Xavier, com cãimbras, cedeu seu lugar para Milton do Ó. A mudança, mesmo sem querer, deu vida nova ao Vitória, que passou a administrar melhor a bola do meio para a frente, deixando a zaga, muito assediada na segunda etapa, respirar um pouco mais.
O Rubro-Negro finalmente conseguiu um bom contra-ataque aos 28 minutos. A jogada começou com Edilson, que avançou e tocou para Rafael. O atacante, assim como no gol de abertura do placar, encheu o pé, exigindo grande intervenção de Márcio. No rebote, Leandro Domingues ainda tentou por cobertura. Dois minutos depois, Cléber chutou colocado, com o goleiro do Grêmio jogando para escanteio.
A partida era nervosa e o Vitória abusava dos chutões para o setor de ataque. O goleiro Felipe, muito exigido nas bolas alçadas dentro de sua área, demonstrava tranquilidade e segurança em suas intervenções. A torcida já começava a ensaiar a comemoração pela vitória, quando Advaldo, que havia entrado em lugar de Cléber, recebeu boa assistência de Rafael, e chutou para fora.
O lateral Alex Santos completou a festa no Barradão aos 45 minutos, quando avançou com velocidade pela direita e chutou no canto do gol de Márcio, fazendo Vitória 2x0 Grêmio.
Final de Jogo: VITÓRIA 2X0 GRÊMIO. O Vitória venceu o Grêmio com Felipe, Alex Santos, Marcelo Heleno, Alex Silva e Sandro; Xavier (Milton do Ó), Arivélton, Cléber (Advaldo) e Alan Delon (Leandro Domingues); Rafael e Edilson.
O Rubro-Negro volta a campo no próximo Domingo, quando enfrenta o Coritiba no Estádio Couto Pereira.
Serviço
O site Barradão On Line é parceiro do site Coxan@utas e integrante do Portal ClubesNET.
Para saber mais sobre o Vitória, próximo adversário do Coritiba no Campeonato Brasileiro, visite o site do Barradão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)