
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, 25, às 17h, no estádio Independência, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de dois jogos em que o desinteresse e a falta de vontade ficaram evidentes, o Verdão vai a Minas Gerais atrás do ponto que falta para consolidar, matematicamente, a fuga do rebaixamento. Pela frente, um Cruzeiro sem muitas ambições, que deve receber protestos da torcida por conta do complicado ano que teve, mas que pode entrar em campo motivado por algum tipo de incentivo financeiro para tentar buscar a vitória
Jogadores precisam mostrar outra postura para conseguirem o ponto que resta
No último final de semana, o Coritiba recebeu um Vasco totalmente desfigurado, no Couto Pereira, e conseguiu perder para o time carioca, que não vencia há sete jogos. Depois de Lincoln fazer 1x0, e dar vantagem ao Alviverde, o que se viu foi um verdadeiro show de horror no Alto da Glória. Aparentando total desinteresse e preguiça em jogar futebol, os jogadores do Coritiba foram dominados pelo fraquíssimo time do Vasco, que empatou ainda no primeiro tempo e virou a partida na etapa final, decretando a segunda derrota consecutiva do Coritiba na competição.
O tropeço em casa, somado com os outros resultados da rodada, fez com que o Alviverde voltasse a conviver com o fantasma do rebaixamento. Embora bastante remota, a chance de queda para a Série B do Campeonato Brasileiro ainda existe e todos no Coritiba deveriam sabem que não é permitido brincar com este tipo de situação. O passado recente do Alviverde demonstra isso. Para não depender de outras combinações, é preciso que o time some um ponto e é com este objetivo (e uma nova postura), que Marquinhos Santos e seus comandados devem ir a Belo Horizonte.
Em relação ao time, o técnico Coxa-Branca poderá contar com o retorno de Éverton Ribeiro à meia cancha e tem a possibilidade de montar a equipe que mais atuou sob o seu comando. A grande dúvida está no aproveitamento de Rafinha. Na saída do jogo contra o Vasco, o meia deu declarações em que deu a entender que desejava que o ano acabasse logo e que o time estaria em ritmo de férias. Coincidência ou não, Marquinhos Santos colocou Rafinha entre os reservas nos treinos da semana e promoveu a entrada de Robinho na equipe titular. Uma conversa entre os dois, no final do treino de sexta-feira, 23, pode ter selado a paz. Entretanto, sem divulgar a equipe para a imprensa, o treinador Coxa-Branca deve esclarecer o mistério apenas minutos antes da bola rolar.
Em banho-maria, Cruzeiro tenta apagar temporada e deixar boa impressão nos últimos jogos
O Cruzeiro teve uma temporada difícil neste ano de 2012. Embora não estivesse realmente ameaçado pelo rebaixamento, como no ano passado, a equipe celeste esteve longe de conquistar o título estadual, fez uma pífia campanha na Copa do Brasil (sendo eliminado pelo A. Paranaense) e faz um Brasileirão discretíssimo, ocupando uma modesta posição na metade da tabela. Para completar, o time mineiro já sabe que terá que contratar um novo técnico para 2013 e que não contará com o ídolo Alex, que preferiu o Coritiba em seu retorno ao Brasil. Para amenizar a perda, entretanto, a diretoria do Cruzeiro agiu rápido e anunciou um acordo com o meia Diego Souza.
Apesar de todos estes problemas, o técnico Celso Roth pode comemorar alguns importantes retornos em sua equipe que enfrenta o Coritiba. O argentino Alejandro Martinuccio, que tem sido um dos destaques do Cruzeiro nas últimas partidas, está confirmado na equipe titular após não participar da vitória sobre o Fluminense, na última rodada. Walter Montillo, que participou do Superclássico das Américas, no meio da semana, é outro que está confirmado. Por outro lado, Celso Roth não poderá contar com Anselmo Ramon, suspenso pelo terceiro amarelo, e resolveu poupar Éverton, pendurado com dois amarelos, para o clássico diante do Galo. Wellington Paulista e Diego Renan, respectivamente, entram na equipe.
Panoramas da partida
Não dá mais para brincar! O Coritiba precisa levar a sério o jogo diante do Cruzeiro e conquistar o ponto que resta para a fuga definitiva do rebaixamento. Para isso, é fundamental que a equipe apresente uma postura completamente diferente daquela demonstrada nos últimos dois jogos. Os jogadores Alviverdes devem pisar no gramado do Independência bastante focados e comprometidos com o objetivo, até mesmo porque grande parte dos atletas do elenco deve permanecer para 2013 e certamente preferirão disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. Portanto, vontade e determinação não podem mais faltar.
Ofensivamente, o retorno de Éverton Ribeiro será bastante importante para a equipe. O meia tem sido o principal destaque do Coritiba nesta reta final da competição e deve devolver a velocidade e o dinamismo ao setor criativo da equipe. A grande dúvida fica sobre o aproveitamento de Rafinha. De qualquer forma, caso o habiloso meia ganhe uma nova chance, precisa mostrar mais comprometimento com a camisa do Coritiba e lembrar que só entra de férias na próxima semana, após o jogo diante do Figueirense. O apoio dos laterais e a referência de Deivid, no comando de ataque, também devem ser importantes armas.
Na parte defensiva, o Verdão deve tomar bastante cuidado com os dois argentinos do Cruzeiro. Walter Montillo e Alejandro Martinuccio são os principais destaques da equipe celeste e devem ser os responsáveis pela criação das jogadas. Na frente, Wellington Paulista, sempre perigoso na grande área, também deverá receber atenção redobrada. Nas laterais, Ceará e Diego Renan, com características bastante ofensivas, devem ser neutralizados. Por fim, as jogadas de bola parada, que voltaram a ser um problema para a defensiva Alviverde, também precisam ser controladas.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do Independência para empurrar o Verdão em busca de mais uma vitória na competição para, enfim, exterminar o fantasma da Série B. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a galera Coxa-Braca enviará energias e vibrações positivas em busca de mais um bom resultado.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 37ª rodada
Cruzeiro x Coritiba
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 25/11/2012, domingo
Horário: 17h
Cruzeiro:
Fábio; Ceará, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Diego Renan; Charles, Marcelo Oliveira, Tinga (Fabinho), Walter Montillo e Alejandro Martinuccio; Wellington Paulista.
Técnico: Celso Roth
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Sergio Escudero e Dênis; Willian, Gil, Rafinha (Robinho), Lincoln e Éverton Ribeiro; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Anderson Daronco/RS
Assistente 1: Altemir Hausmann/RS (FIFA)
Assistente 2: Rafael da Silva Alves/RS
4º Árbitro: Flávio Henrique Coutinho Teixeira/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)