
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Chapecoense se enfrentam neste sábado, 9, às 18h30, na Arena Condá, pela partida de abertura do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de perder o Paranaense de forma absurda para o Operário e seguir descendo a ladeira após acumular nova derrota, desta vez contra o Fortaleza, na Copa do Brasil, o Coritiba tenta dar uma resposta no Brasileiro e recuperar parte do crédito com a torcida, que não aguenta mais tanta humilhação. Pela frente, terá uma empolgada Chapecoense, que apesar de não ter feito um bom Catarinense, conseguiu uma importante vitória na rodada do meio da semana da Copa do Brasil e conta com sua torcida para iniciar com o pé direito
O time
Na última quarta-feira, o Coritiba foi até Fortaleza para tentar apagar a péssima impressão deixada na final do Paranaense mas conseguiu o que parecia impossível: apresentou um futebol ainda pior que o das partidas anteriores. Sem dar mais de dois chutes a gol durante os 90 minutos, a equipe Alviverde foi dominada por um time da Série C, passou grande parte do tempo se defendendo e, com quatro volantes, obviamente não criou nada. Além disso, as falhas individuais voltaram a acontecer. Leandro Almeida errou de forma bisonha e, no segundo tempo, o estreante goleiro Bruno bateu roupa em uma falta que passou pelo meio da barreira. Apesar de Rafhael Lucas ainda ter amenizado o prejuízo, o resultado não poderia ser diferente: nova derrota e mais um vexame na conta.
O pior de tudo é que agora as feridas ficaram ainda mais visíveis. O técnico Marquinhos Santos criticou abertamente atletas como Negueba e Cáceres na entrevista coletiva, em uma atitude incomum. Resta saber qual efeito esta cobrança terá (se positivo ou negativo) e suas consequências. Em relação ao time, Luccas Claro, que não jogou no Nordeste, retorna naturalmente à formação. Por outro lado, Wellington Paulista sofreu uma forte entorse no tornozelo e ficou em Curitiba. Assim, Negueba deve retornar à equipe titular, com Rafhael Lucas isolado no ataque. Por fim, Ruy e Thiago Galhardo finalmente foram regularizados. Thiago Galhardo, inclusive, deve aparecer na formação titular, mas a tendência é que, de início, Rosinei faça parte da equipe.
O adversário
A Chapecoense faz um início de temporada bastante instável. A equipe verde de Chapecó foi uma das que mais contratou em seu Estado, entretanto, isso não foi suficiente para que o time chegasse à final do Catarinense, parando no hexagonal final. Para o Brasileirão, novas contratações foram feitas para tentar evitar a queda e fazer um campeonato sem sustos. Para a montagem do onze titular, o técnico Vinícius Eutrópio ganhou opções em relação ao time que bateu o Sport por 2x0 no meio de semana. O centroavante Roger e o recém-contratado Bruno Silva devem aparecer no time. Por outro lado, o lateral Dener, que pertence ao Coritiba, não poderá atuar. Abuda deve entrar em seu lugar. Com caras conhecidas, como Gil, a Chape espera estrear com o pé direito na competição.
O jogo
A partida deste sábado não será nada fácil para o Coritiba. Além da já conhecida dificuldade em atuar na acanhada Arena Condá, a equipe Alviverde vive um momento péssimo, com a auto-estima em baixa e crises internas que precisam ser contornadas de maneira urgente. Entretanto, sem raça, determinação e vontade nada disso poderá ser superado. Então, o mínimo que o Coritiba deve fazer é pisar no gramado de Chapecó para competir com o time catarinense, reduzindo espaços e aproveitando contra-ataques. A hora é de praticar um futebol eficiente, mesmo que seja feio, algo que o Verdão não faz há tempos. Em situações como essa, o resultado positivo passa a ser mais importante que qualquer outra coisa.
Na parte ofensiva, a ausência de Wellington Paulista pode, curiosamente, ajudar Rafhael Lucas, que terá mais espaço para se movimentar e criar jogadas. Entretanto, o artilheiro Alviverde não poderá ficar isolado na frente. Espera-se que Carlinhos e Negueba, que devem ser os jogadores mais incisivos no meio-campo Alviverde, se aproximem de Rafhael Lucas para a criação de jogadas. Além disso, João Paulo e Rosinei também precisam auxiliar no meio e aparecerem como elemento surpresa nas proximidades da área de Danilo. Por fim, é preciso que o Coritiba volte a aproveitar as jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, a grande ameaça para a defesa Alviverde deve ser o centroavante Roger, que costuma se dar bem quando enfrenta o Coritiba. Além dele, a velocidade de Ananias e a criatividade de Camilo (um dos destaques da Chape na temporada passada) também devem ser controladas. Por fim, a defensiva Coxa-Branca precisa prestar atenção na descida dos laterais, especialmente Apodi, que conhecidamente possui características de apoio ao ataque. Por fim, o Verdão precisa evitar as falhas individuais, visto que, agora, os desafios serão ainda maiores.
A torcida
Mesmo ferida e magoada, a torcida Coxa-Branca deverá comparecer à Arena Condá para empurrar os jogadores em busca de um importante resultado para que a caminhada no Campeonato Brasileiro se inicie com o pé direito. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o time reaja e consiga dar a volta por cima.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2015 - 1ª rodada
Chapecoense x Coritiba
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 09/05/2015, sábado
Horário: 18h30
Chapecoense:
Danilo; Apodi, Rafael Lima, Vilson e Abuda; Bruno Silva (Elicarlos), Gil, Maylson e Camilo; William Barbio e Roger.
Técnico: Vinícius Eutrópio
Coritiba:
Bruno; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton; Norberto, Hélder, João Paulo, Rosinei, Negueba e Carlinhos; Rafhael Lucas.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha/GO (Especial)
Assistente 1: Jesmar Benedito Miranda de Paula/GO
Assistente 2: Márcio Soares Maciel/GO
4º Árbitro: Evandro Tiago Bender/SC
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)