
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O América/MG vive seu melhor momento na temporada, invicto nos seis últimos jogos do campeonato brasileiro da série A, com quatro vitórias e dois empates. Um desses empates foi justamente no último jogo quando enfrentou o rival mineiro, o Atlético. O jogo terminou empatado em 1 x 1, sendo que o atacante Henrique Almeida ainda perdeu um pênalti, que foi defendido pelo goleiro Everson do Galo. A boa fase nestes últimos jogos está permitindo ao América sonhar novamente em figurar entre os seis melhores da série A de 2022, o que daria a oportunidade ao Coelho de novamente disputar a Copa Libertadores de 2023.
Atualmente o América ocupa a 9ª colocação na tabela do Brasileirão 2022, com 32 pontos ganhos, com uma campanha de 9 vitórias, 5 empates e 10 derrotas. O técnico Vagner Mancini tem elogiado muito o desempenho da equipe nos últimos jogos, afirmando que a boa campanha é fruto de boas atuações da equipe, além das vitórias, e as boas atuações estão deixando o técnico satisfeito com a consistência do time.
A permanência na série A e as participações na Copa do Brasil e Copa Libertadores proporcionaram um reforço de caixa na equipe mineira, que inclusive fez a maior compra de sua história, pagando em torno de R$ 6,2 milhões de reais pelo meia argentino que estava no Barcelona de Guayaquil, Emmanuel Martinez. Além dele, nesta última janela foram incorporados o zagueiro Ricardo Silva, que estava no futebol da Coréia do Sul, o meia argentino Benitez que já atuou pelo Grêmio, Vasco da Gama e São Paulo, e o atacante uruguaio Gonzalo Mastriani também proveniente do Barcelona de Guayaquil. Com essas incorporações, o plantel do América ficou ainda mais consistente, para que o time possa atingir o objetivo de terminar o campeonato numa boa colocação.
Contra o Coritiba a equipe mineira espera conseguir mais três pontos, porém o técnico Vagner Mancini prega muita cautela para que o América não seja surpreendido, visto que o Coritiba, embora ainda não tenha vencido fora de casa neste campeonato, precisa desesperadamente de pontos para se afastar da zona de rebaixamento. Diante destas circunstâncias Mancini afirma que será um jogo difícil.
O volante e capitão do time Juninho está fora da partida deste sábado, pois recebeu o terceiro cartão amarelo, em compensação os meias Alê e Benitez estão retornando de lesão, devendo estar à disposição do técnico do Coelho. Caso nenhum dos dois não reúnam condições de jogo, a opção deve ser pelo jovem jogador Matheuzinho. Juninho, ao lado de Éder tem sido um dos pilares do time nesta boa campanha sendo um dos jogadores que mais atuou pela equipe, e, segundo o treinador do Coelho, apesar de ter boas opções para a vaga dele, a sua ausência será muito sentida.
A provável equipe que vai enfrentar o Coritiba neste sábado deve formar com: Matheus Cavichiolli, Raul Cáceres, Potiguar (Iago Maidana), Eder e Marlon; Emanuel Martinez, Lucas Kal e Alê (Matheuzinho); Everaldo, Henrique Almeida e Felipe Azevedo.
Vale ressaltar que o goleiro Matheus Cavichiolli tem a maior média de defesas difíceis da série A, com 3,45 defesas por partida, isso devido ao estilo de jogo do América, que cede muitas finalizações em seus jogos.
O histórico deste confronto em Belo Horizonte mostra que foram até hoje 8 jogos, com três vitórias do Coritiba, três empates e duas derrotas. O último jogo em BH entre as equipes foi pela série B de 2019, com empate em 1 x 1, o gol do Coxa foi marcado pelo Rodrigão.
No primeiro turno da série A de 2022, as equipes se enfrentaram no Couto Pereira e deu Coritiba que venceu por 1 x 0, gol de Andrey.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)