
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Um dos times do campeonato brasileiro que ainda disputa três competições em 2023 (Série A, Copa do Brasil e Sulamericana) o América não faz boa campanha no Brasileirão. Ocupa a 19ª posição na tabela com nove pontos ganhos e tem a defesa mais vazada do campeonato com 29 gols. A campanha até agora é de duas vitórias, três empates e oito derrotas, estando à frente somente do Coritiba, mas pode ser ultrapassado em caso de derrota no Couto Pereira.
Nas copas a equipe mineira até vai bem pois está classificada para disputar os play-off´s da Copa Sulamericana onde enfrenta o Colo Colo do Chile e se vencer o mata-mata entra nas oitavas do torneio. Na Copa do Brasil também faz boa campanha e já está disputando as oitavas contra o Corinthians, sendo que no primeiro jogo em Belo Horizonte venceu os paulistas por 1 x 0, levando uma vantagem para o segundo jogo.
Em seu último jogo pelo Brasileirão, o América enfrentou o Atlético (MG), no clássico mineiro e conseguiu um empate em 2 x 2 após estar perdendo por 2 x0 ainda no primeiro tempo. O time demonstrou ser muito competitivo, principalmente no segundo tempo da partida e por pouco não venceu o jogo.
O volante Juninho continua sendo um dos pilares do time, agora com a companhia dos meias argentinos Martinez e Benitez e do atacante uruguaio Mastriani. Completam os destaques o goleiro Mateus Pasinato que tem feito grandes defesas, o lateral artilheiro Danilo Avelar e o atacante Aloisio, este aliás que não estará à disposição do técnico Wagner Mancini por motivo de suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Aloisio é o artilheiro do América em 2023 com 12 gols marcados.
O Coelho está se movimentando no mercado com a abertura da janela de julho e já incorporou o atacante Pedrinho, que volta ao time mineiro após ter seu contrato rescindido pelo São Paulo, o também atacante Everaldo que veio do Corinthians e o lateral direito Daniel Borges que estava no Botafogo. Todos já estão regularizados e podem fazer suas estreias no sábado. Na vaga de Aloisio podem jogar o uruguaio Maestrini ou o Welington Paulista.
O provável time que enfrenta o Coritiba no sábado deve ter a seguinte formação: Mateus Pasinato, Marlon, Eder, Iago Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal, Juninho e Benitez; Martinez (Wanderson), Pedrinho (Everaldo) e Mastriani.
Coritiba e América já se enfrentaram 11 vezes no Couto Pereira e o retrospecto é amplamente favorável ao Coxa com oito vitórias alviverdes, duas vitórias do Coelho e um empate. A última vez que o América venceu o Coritiba no Couto foi em 2002 pela Copa Sul Minas pelo placar de 1 x 0. Pela série A de 2022 deu Coxa que venceu por 1 x 0, gol de Andrey.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)