
AVALIAÇÃO
Em boa partida junto de sua torcida, o Coritiba venceu o vice-lanterna Remo e garantiu mais uma rodada na liderança do Brasileirão. Apesar de se apresentarem em um campo pesado devido à chuva, as duas equipes fizeram uma boa média de gols, totalizando cinco na partida. Vantagem para o Verdão, que marcou três vezes. Os gols coritibanos foram assinalados por Cristian, William e Rodrigo Batata. Na próxima rodada a equipe Coxa enfrenta o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Um primeiro tempo de forte marcação adversária pelas laterais, pouco aproveitamento do espaço livre no meio campo e dificuldades na ligação entre os meias e os atacantes. Restritos pela pressão da zaga do Remo, os alas Ricardinho e Luís Paulo tiveram grandes dificuldades em relação à movimentação, tabelas e cruzamentos, forçando assim as jogadas pela região central e esporádicos chutes de longa distância.
Mas foi em uma jogada ensaiada de bola parada que Cristian abriu o placar. Ricardinho passou pela bola, desviando a atenção do goleiro e o meia cobrou certeiro no canto esquerdo do arqueiro adversário, sem chance de defesa. Um belo repeteco do gol contra o Avaí.
Após o primeiro gol o Coritiba diminuiu um pouco seu ritmo de jogo, abrindo espaço para os contra-ataques adversários. Embora a partida tenha ficado equilibrada, Eanes saiu velozmente em jogada individual, tabelou com seu companheiro de ataque, William, que aplicou uma 'meia-lua' no marcador, entrou na área e chutou rasteiro e forte. Coritiba 2x0.
Fim de primeiro e início de segundo tempo. O técnico Giba decidiu alterar sua equipe para o retorno a campo: saiu Maico e entrou mais um atacante, Renato Santiago. Em inferioridade no placar, o Remo voltou obstinado a pressionar, buscando o empate. Depois da cobrança de escanteio, a zaga Coxa falhou e Renato chutou em direção ao gol, diminuindo a diferença para 2x1.
Ainda desatenta e com a marcação muito atrasada, a defesa coritibana errou novamente e Julinho, de dentro da área, empatou para o Remo, após um bate-rebate. Para melhorar a movimentação, Bonamigo decidiu trocar Eanes por Edu Sales e Peruíbe por Rodrigo Batata, deixando Egídio como terceiro zagueiro e o meia Cristian mais livre para armar.
Embalado pelo grito de 'COOOOXAA' vindo das arquibancadas o Alviverde acordou e voltou a pressionar. Henrique, que marcou muito bem, subiu ao ataque para jogada aérea e cabeceou. Indevidamente o jogador Lucas colocou a mão na bola, impedindo-a de chegar ao seu destino certo: o gol. O árbitro o expulsou e assinalou pênalti. William errou feio a cobrança, chutando para fora e desperdiçando a chance de colocar o Coritiba novamente em vantagem no placar.
Confiante como sempre, a torcida não desistiu. Ecoava sem parar o grito de 'COOOOXAA', repassando coragem à equipe Alviverde. E foi com raça que Rodrigo Batata pegou o rebote após a cobrança de falta de Ricardinho e acertou: gol do Verdão! Coritiba 3x2.
Daí em diante foi pressão Alviverde. A festa nas arquibancadas não parou um só minuto, a torcida realmente foi um show à parte! Não bastou a chuva, o frio ou qualquer outro motivo para impedir o torcedor Coxa de ir ao estádio apoiar e demonstrar amor ao Coritiba. Missão cumprida. Jogo ganho, torcedores e jogadores felizes. Ao final, aplausos aos protagonistas da obra: os 10 mil Coxas-Brancas presentes.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)