Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Guarani de Campinas teve um início de série B muito ruim, afinal, perdeu as três primeiras partidas para Vila Nova (GO), Chapecoense e Santos e venceu apenas na última rodada quando ganhou do Botafogo (SP) no Brinco de Ouro em Campinas, por 2 x 0. Foi a primeira vitória sob o comando do novo técnico, Júnior Rocha, 43 anos, que havia estreado contra o Santos na derrota por 4 x 1. O novo técnico foi contratado junto ao Internacional de Limeira, que fez boa campanha no Paulistão 2024. Júnior Rocha é daqueles técnicos da nova geração, e está tendo uma oportunidade, que segundo ele, é a maior da sua carreira, ele substituiu Claudinei Oliveira que iniciou a série B com o Bugre.
O time campineiro teve três baixas durante o último jogo, O volante Camacho com trauma na coluna cervical, o meia Luan Dias com um pisão no pé e o atacante Caio Dantas com desconforto muscular. Apenas o volante Camacho se recuperou e fica à disposição para a partida com o Coritiba, o atacante e o meia não viajaram com a delegação para Curitiba e estão fora da partida. O meia Chay, que estava fora dos planos até a última rodada, foi reintegrado ao plantel e pode assumir a vaga de Luan Dias. Lucas Paraízo, destaque do time no último jogo, pode assumir a titularidade no ataque.
Segundo o técnico Júnior Rocha, o time estava atuando sob muita pressão em virtude da ausência de vitórias, agora com a primeira vitória e os primeiros três pontos, a tendência é que a confiança dos jogadores seja resgatada e os bons resultados aconteçam com maior frequência. O time hoje ocupa a 17ª posição na tabela com três pontos ganhos.
O provável time que enfrenta o Coxa no Couto Pereira nesta terça-feira deve formar com: Vladimir; Heitor, Douglas Bacelar, Lucas Adell e Jefferson; Matheus Bueno, Camacho e Chay; João Victor, Luccas Paraizo e Airton (Reinaldo).
Coritiba e Guarani já se enfrentaram em 28 jogos na história do confronto, com 12 vitórias da equipe Coxa-Branca, 11 vitórias do Guarani e cinco empates. Já no Couto Pereira, local desta partida, o Coritiba leva boa vantagem, com oito vitórias, dois empates e apenas três vitórias do Bugre Campineiro.
O último confronto entre as duas equipes no Couto Pereira foi pela série B de 2021, e deu Coxa que venceu por 1 x 0, gol do lateral Guilherme Biro. Neste jogo, o meia Régis, então jogador do Guarani e que depois viria a ser contratado pelo Coritiba, perdeu uma penalidade máxima.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)