
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A situação do Atlético Goianiense no campeonato brasileiro da série A, assim como a do Coritiba, é muito difícil, visto que o Dragão é o 19º colocado na tabela de classificação com 22 pontos conquistados, com cinco vitórias, sete empates e treze derrotas, três pontos a menos que o Coxa. Portanto, este jogo é de suma importância para as duas equipes em relação à busca da permanência na série A para 2023.
O presidente do clube, Adson Batista, declarou esta semana que a situação é muito difícil no brasileirão 2022, mas o que poderia salvar a temporada para equipe seria o título da Copa Sulamericana, porém o Atlético acabou derrotado nos pênaltis (4 x 2) para o São Paulo na segunda partida da semifinal, após perder no tempo normal por 2 x 0 e não vai ser desta vez que vai disputar o título. Aliás, o Dragão vivia uma situação antagônica em relação ao campeonato brasileiro e as copas (Copa do Brasil e Copa Sulamericana), pois vai muito mal no campeonato brasileiro, e foi muito bem na Copa do Brasil, chegando às quartas de final e na Copa Sulamericana onde chegou à semifinal. O time venceu todas as partidas do torneio continental disputadas em casa, na cidade de Goiânia, inclusive eliminando gigantes do continente como o Olímpia do Paraguai e o Nacional do Uruguai, este que conta em seu elenco com Luis Suárez, grande estrela do futebol mundial.
A equipe do Dragão trocou de técnico antes da primeira partida da semifinal da Copa Sulamericana, Jorginho foi demitido e em seu lugar foi contratado Eduardo Batista, que estreou com uma bela vitória contra o São Paulo por 3 x 1 jogando no Serra Dourada, isso pela semifinal da Copa Sulamericana. Já no jogo pela série A contra o Atlético Mineiro o time novamente não foi bem e perdeu por 2 x 0 em seus domínios, no estádio Antonio Accioly. Neste jogo o próprio presidente Adson Batista criticou a maneira de jogar da equipe, e contestou a escalação do técnico Eduardo Batista dizendo que em casa o Atlético Goianiense não poderia jogar com três volantes como aconteceu, pois o treinador escalou Baralhas, Wiliam Maranhão e Marlon Freitas, deixando no banco, além de outros, o atacante Welington Rato, um dos principais destaques da equipe.
A mídia especializada de Goiânia acha que o Atlético tem plenas condições de se recuperar no brasileiro de 2022, permanecendo na série A, pois considera que do 15º colocado para baixo, o Atlético é o time que conta com o melhor plantel de jogadores e que ainda há tempo de sobra para a recuperação, portanto essa recuperação pode começar no jogo em Curitiba, jogo que é considerado como confronto direto. A equipe agora só estará focada na série A, por isso acredita que pode retomar os bons resultados e em consequência permanecer na elite do futebol brasileiro.
O técnico Eduardo Batista deve colocar em campo contra o Coritiba a seguinte formação: Renan, Dudu (Hayner), Wanderson, Klaus e Jeferson; Baralhas, Marlon Freitas, Edson Fernando e Jorginho (Luiz Fernando); Welington Rato e Churin.
O histórico desse confronto em Curitiba mostra que foram sete jogos entre as duas equipes, com vantagem para a equipe Coxa-Branca que venceu cinco e perdeu duas. O último jogo entre essas duas equipes realizado em Curitiba foi pela série A de 2020 e deu Coxa que venceu por 1 x 0, gol marcado por Mateus Galdezani. No primeiro turno da série A de 2022, o jogo foi realizado em Goiânia e foi vencido pelo Atlético pelo placar de 2 x 0, inclusive esta foi a 1ª vitória conquistada pelo Dragão no campeonato brasileiro de 2022.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)