
Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
Buscando se recuperar da derrota na estreia do Brasileirão, o Coritiba tem uma missão difícil nesta quinta-feira, quando enfrenta o Cruzeiro, às 21h30, no Mineirão, em jogo válido pela segunda rodada da competição.
Além da necessidade de reação após o tropeço inicial, o Coritiba entra em campo com a responsabilidade de evitar a lanterna já no começo do campeonato. O confronto diante do Cruzeiro ganha contornos de confronto direto para fugir da última colocação, hoje ocupada pela equipe mineira, goleada pelo Botafogo na estreia. Estar na lanterna logo nas primeiras rodadas pode se transformar em um peso desnecessário para o elenco e aumentar ainda mais a inquietação do torcedor coxa-branca neste início de Brasileirão.
Para tentar um bom resultado em Minas Gerais, o Coritiba se apega ao retrospecto recente fora de casa. Há quatro meses, desde outubro de 2025, o time alviverde não sabe o que é derrota longe do Couto Pereira, sinal de que a equipe tem conseguido competir melhor quando atua fora de seus domínios.
Mas o desafio no Mineirão não será simples. O técnico Fernando Seabra terá um desfalque importante: expulso ainda no primeiro tempo da partida contra o Red Bull Bragantino, o meia Josué está fora do confronto.
A grande dúvida está justamente em quem irá substituí-lo. Uma das principais possibilidades é a entrada de Jacy, formando um trio de zagueiros e reforçando o sistema defensivo, com Lucas Ronier assumindo maior responsabilidade na criação das jogadas. Em uma proposta mais ofensiva, Breno Lopes pode ganhar a vaga de Bruno Melo, com Lavega sendo deslocado para a ala esquerda.
Caso opte por manter a mesma estrutura tática, Fernando Seabra pode recorrer a Fernando Sobral ou Vini Paulista para ocupar a vaga de Josué, reforçando a marcação no meio-campo. Nesse cenário, permanece a dúvida sobre o retorno de Jacy ao time titular no lugar de Tiago Cóser ou sua permanência como opção no banco de reservas.
A principal novidade na lista de relacionados é o atacante Keno. Contratado junto ao Fluminense, o jogador aparece pela primeira vez à disposição da comissão técnica e pode fazer sua estreia com a camisa alviverde.
E, mais do que a tabela ou o momento do adversário, o que está em jogo para o Coritiba é a confiança. Um bom resultado em Minas pode aliviar a pressão precoce, dar tranquilidade ao elenco e acalmar um torcedor que já começa o campeonato em estado de alerta. Porque ninguém quer ver o filme de sempre se repetir logo nas primeiras rodadas, e o Coxa sabe que, para evitar isso, precisa competir, pontuar e mostrar que o Brasileirão não será mais um muro de lamentações desde o início.
Confira todas as informações sobre o jogo na live “Enquanto a bola não rola”, clicando aqui!
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro x Coritiba
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 05/02/2026
Horário: 21h30
Transmissão: Sportv e Premiere
Pós-Jogo COXAnautas: 23h30
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Jr. (PE)
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Gerson e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.
Técnico: Rafael Ferro
Coritiba: Pedro Morisco, Tiago Cóser, Maicon e Jacy (Fernando Sobral); Tinga, Willian Oliveira, Seba Gómez, Lucas Ronier e Bruno Melo (Breno Lopes); Pedro Rocha e Lavega.
Técnico: Fernando Seabra
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)