
CURIOSIDADE
O Coritiba é dono de uma curiosa coincidência neste Brasileirão: faltando 13 rodadas para o fim deste campeonato, o Coritiba alcançou igual aproveitamento se comparado ao seu desempenho no Brasileirão 2003.
O aproveitamento do Coxa é de de 48,5% (14 V, 6 E, 13 D, 33 J).
Alguns estatísticos calculam que para um time se classificar à Libertadores 2004 serão necessários fazer 74 pontos. Em 2003 os cinco melhores classificados no Brasileirão tinham direito à vaga, mas nesta temporada apenas os quatro melhores do Campeonato Brasileiro participarão da Libertadores de 2005.
Na temporada de 2004 os três melhores do Brasileirão estarão automaticamente classificados. O quarto melhor classificado disputará a vaga à Libertadores de 2005 contra outro time da Concacaf.
Se tormarmos como base os jogos restantes ao Coritiba com os resultados obtidos contra os mesmos times no ano passado, o Coritiba precisaria pelo menos empatar mais um jogo.
Em 2003, contra os 13 times restantes a jogar nesta temporada do Brasileirão, o Coritiba alcançou 25 pontos, que somados aos atuais 48 pontos totalizariam 73 pontos. Para ficar com a vaga, na teoria, o Cori teria que pelo menos empatar um jogo a mais do que empatou em 2003.
A análise dos números não leva em conta um comparativo técnico dos adversário. Alguns adversários este ano estão mais fortes do que na temporada passada, enquanto outros times têm tido um desempenho inferior ao alcançado durante a jornada de 2003.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)