
Números e Curiosidades
Por: Luiz Eduardo Buquera
Na véspera da primeira partida do Coritiba em casa no Brasileirão 2023, o COXAnautas traz as melhores estreias do time alviverde no Couto Pereira, desde que o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos.
1. Coritiba 1x0 Palmeiras - 10 de setembro de 1972.
Gol do Coritiba: Dreyer.
Curiosidade: O Palmeiras desse período era conhecido como Academia, contando com craques selecionáveis como Leão, Luís Pereira, Ademir da Guia, Leivinha e muitos outros. Foi campeão paulista em 1972, 1974 e 1976 e bicampeão Brasileiro em 1972 e 1973.
2. Coritiba 3x1 São Paulo - 27 de janeiro de 1985.
Gols do Coritiba: Toby e Índio (2).
Curiosidade: Partida que abriu caminho para o título do Brasileirão de 1985. O São Paulo contava com craques como Careca, Muller, Pita e Silas. Seria campeão paulista no mesmo ano e brasileiro na temporada seguinte.
3. Coritiba 2x1 Grêmio - 07 de setembro de 1989.
Gols do Coritiba: Carlos Alberto Dias e Serginho.
Curiosidade: Confronto entre o campeão paranaense e o hexacampeão gaúcho e campeão da primeira Copa do Brasil.
4. Coritiba 2x0 Palmeiras - 11 de maio de 2008.
Gols do Coritiba: Michel e Hugo.
Curiosidade: Mais de 30 mil pessoas estiveram presentes no confronto entre o campeão paranaense e o campeão paulista. O artilheiro Keirrison contundiu-se no início da partida. Hugo o substituiu e teve grande atuação, marcando um gol e dando uma assistência.
5. Coritiba 2x1 Atlético-MG - 26 de maio de 2013.
Gols do Coritiba: Deivid e Artur.
Curiosidade: O Coritiba venceu o Galo de virada com o gol da vitória aos 46 minutos da segunda etapa. Primeira partida de Alex pelo Campeonato Brasileiro em sua segunda passagem pelo Coxa. Júnior Urso, que faz parte do atual elenco, atuou como titular nesta partida.
Obs: A seleção das partidas baseou-se no contexto do confronto e no nível de dificuldade dos adversários. Desse modo, o placar do confronto não foi o único critério.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)