
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Cuiabá Esporte Clube é um clube novo no cenário do futebol brasileiro, e é comandado pela família Dresh que banca o time desde sua fundação. O “Dourado” subiu para a série A do campeonato brasileiro em 2020 e disputou seu primeiro campeonato brasileiro na elite em 2021. Neste campeonato a equipe mato-grossense conseguiu a 15ª colocação na classificação final e consequentemente conseguiu uma das vagas para a disputa da Copa Sulamericana de 2022, uma inédita disputa de um torneio continental.
O calendário do Cuiabá em 2022 esteve cheio, pois, além das disputas do campeonato regional e Copa Verde, a equipe ainda disputou a Copa do Brasil, onde chegou à terceira fase, sendo desclassificada pelo Atlético-GO e jogou a Copa Sulamericana ficando em terceiro lugar em seu grupo, portanto não conseguiu avançar. Atualmente o Cuiabá dedica-se tão somente ao campeonato brasileiro da série A.
A equipe é comandada pelo técnico português Antonio Oliveira, de 39 anos, que assumiu no meio da disputa da série A de 2022 no lugar do técnico Pintado. Ocupa atualmente a 15ª colocação na tabela de classificação com 20 pontos ganhos, resultado de 5 vitórias, 5 empates e 8 derrotas. A campanha da equipe longe da Arena Pantanal tem sido razoável pois dos oito jogos fora, conquistou três vitórias, contra Fortaleza, Juventude e Avaí e cinco derrotas, portanto conquistou 9 pontos em 24 possíveis jogando fora do Mato Grosso.
Em seu último compromisso, o Cuiabá empatou por 1 x 1 com o Atlético - MG jogando na Arena Pantanal, num jogo que dominou completamente o Galo Mineiro no primeiro tempo, porém no segundo tempo tomou o gol da equipe mineira no final da partida, mas ainda assim conseguiu o empate aos 53 minutos através do jogador Gabriel Pirani, que aliás fez sua estreia no Cuiabá, ele que veio por empréstimo junto ao Santos. Pirani foi a única movimentação até agora na janela de transferências. O meia Guilherme Castilho, de 22 anos pode chegar também, vindo do Atlético-MG.
Os destaques da equipe são o goleiro Walter, os atacantes Rodriguinho e Valdívia, o meia Pepê e o centroavante André, que pode estar de saída para o futebol da Indonésia. O lado direito do Cuiabá tem sido forte no ataque, com triangulações de João Lucas, Alesson e Rafael Gava que municiam o atacante Rodriguinho. O jovem zagueiro Joaquim também tem se destacado na defesa da equipe.
Para o jogo com o Coritiba o Cuiabá não poderá contar com o lateral esquerdo titular Uendel, que foi diagnosticado com rompimento de ligamento cruzado anterior do joelho direito no jogo com o Atlético-MG e deverá ficar afastado dos gramados por aproximadamente 8 meses.
Para enfrentar o Coritiba no Couto Pereira, o Cuiabá deve ter a seguinte formação: Walter, João Lucas, Joaquim, Marllon e Igor Cariús; Camilo, Pepê, Rafael Gava e Rodriguinho; Alesson e Valdívia.
Este será apenas o terceiro confronto na história entre as duas equipes, os outros dois jogos foram disputados na série B de 2019. O primeiro foi no Couto Pereira e o Coxa venceu por 2 x 1 com gols de Rodrigão e o segundo foi disputado na Arena Pantanal e ficou empatado em 3 x 3. Os gols do Coritiba foram marcados por Serginho, Rodrigão e Robson.
A equipe cuiabana sabe da importância dos três pontos nesta partida, pois assim como o Coritiba, tenta se afastar da zona do rebaixamento.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)