
ADVERSÁRIO
Do site PontePreta.Net(Adaptado)
Atacante preferiu Campinas por conhecer a Ponte e sua torcida
O atacante Barata, de 32 anos, foi apresentado ontem como último reforço da Ponte Preta para o Campeonato Brasileiro. Depois de viver seis anos na Europa, onde jogou por times da Espanha e Portugal, o atleta chegou dizendo que tinha propostas do Atlético-PR e Palmeiras, mas optou por Campinas porque já conhece a cidade. A boa fase da Macaca e a possibilidade de disputar a Taça Libertadores do ano que vem também pesaram na decisão.
“Vivi uma boa fase em Campinas quando joguei pelo Guarani. Conheci a força da torcida da Ponte naquele ano e hoje escolhi vir para cá porque o clube está bem estruturado” , disse, relembrando dos momentos passados no Brinco de Ouro, em 98. Do Bugre ele foi para o Tenerife, que lhe garantiu a independência financeira.
O acordo com a Ponte vale apenas até o final do ano. “Faz um mês e meio que estou no Brasil e a negociação já vinha se arrastando há algum tempo. Chegamos a um acordo. Fico até o encerramento do Brasileiro, mas posso renovar para a próxima temporada. Vai depender do que acontecer neste período” , explicou.
Além do Guarani, no Brasil Barata defendeu o Fluminense, Itaperuna e ABC. Na Espanha atuou pelo Mérida e Tenerife e em Portugal jogou pelo Sporting Braga. Segundo o próprio atleta, foi artilheiro em todos os clubes por onde andou. Marcou mais de 150 gols na carreira como profissional, sendo 25 deles pelo Guarani somente em 98, quando formou um ataque vitorioso ao lado de Robson Ponte e Samuel.
Barata reconhece que sua melhor temporada na Europa aconteceu em 2000/01. Naquele ano, marcou 10 gols em favor do Tenerife e ajudou o time a subir para a 1ª Divisão da Espanha, embora tenha ficado fora das últimas rodadas, já por amargar uma suspensão imposta pelo tribunal da Federação Espanhola por uso de documentos falsos.
O vice-presidente da Ponte Preta, Marco Eberlin, garantiu que o clube não abriu mão de sua política salarial para contratar o artilheiro que chega para disputar posição com Weldon e Júlio César. “Desde o início das conversas, deixamos bem claro aos procuradores do Barata que não poderíamos fugir da nossa realidade. Eles entenderam e por isso acertamos a contratação” , contou o dirigente.
A opção de recusar oferta do Palmeiras e do A. Paranaense foi do atleta, destaca Eberlin. “Ele preferiu voltar para Campinas porque conhece a Ponte. Infelizmente, na outra oportunidade ele estava do outro lado e chegou a marcar um gol contra a gente” , recorda. O dérbi em questão terminou 2 a 0 para o Bugre e Barata abriu o placar na rodada de abertura do Brasileirão de 98.
Fonte: www.diariodopovo.com.br
Serviço
O site SPNet é parceiro dos Coxan@utas e integrante do Portal ClubesNET.
Para saber mais sobre a Ponte Preta Net e sobre a Ponte Preta, próximo adversário do Coxa no Brasileirão confira aqui.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)