Bola na rede
Por: Ricardo Honório
A vitória convincente sobre a Ferroviária, por 4x0, reacendeu a confiança da torcida Coxa-Branca no ataque alviverde. Em um campeonato marcado pela solidez defensiva, a boa atuação dos homens de frente surge justamente no momento em que o Coritiba se aproxima da reta final da Série B.
Até aqui, a campanha de líder isolado com 46 pontos e presença em 20 das 25 rodadas no G4 foi sustentada, em grande parte, pelo setor defensivo. Nomes como Pedro Morisco, Maicon, Jacy e Alex Silva se destacaram não apenas pela consistência atrás, mas também por gols decisivos e intervenções fundamentais, como as grandes defesas do goleiro.
O ataque, por outro lado, vinha sendo motivo de críticas e pedidos de reforços. Mesmo com as chegadas de Clayson e Iury Castilho, a produção ofensiva seguiu baixa: foram oito jogos sem gols de atacantes entre a 7ª e a 14ª rodada. Curiosamente, nesse período, o time conseguiu ótimos resultados (5 vitórias, 2 empates e 1 derrota), sustentado pelos gols de defensores e meio-campistas.
O levantamento mostra o tamanho do problema: em 25 rodadas, os atacantes balançaram as redes em apenas 8 jogos, ficando 17 em branco. Juntos, somaram 12 dos 28 gols do Coritiba na competição — apenas 42% do total.
Ainda assim, os números revelam um padrão importante: quando os atacantes marcam, o Coxa vence. Das 8 partidas em que o setor ofensivo funcionou, 6 terminaram em vitória.
Sinais de mudança começaram a aparecer com Lucas Ronier, autor dos dois gols da vitória sobre o Novorizontino. E após dois jogos sem marcar contra Remo e Operário, o setor ofensivo finalmente deslanchou diante da Ferroviária.
A chegada de Rodrigo Rodrigues como único reforço da segunda janela e a perda de espaço de Dellatorre levantam o questionamento: teria sido o novo centroavante o estopim para a mudança?
Independentemente da resposta, o fato é que a atuação contra a Ferroviária trouxe alívio ao torcedor, que aguardava uma vitória tranquila e com placar dilatado. Se o ataque seguir produzindo ao lado da defesa mais sólida da Série B, o Coritiba terá todos os ingredientes para confirmar rapidamente o acesso e se consolidar na briga pelo título.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)