
Artilharia pesada
Por: Ricardo Honório
O Coritiba vem fazendo uma temporada consistente em 2022, e o desempenho inicial no Brasileirão deixou a torcida Coxa-Branca muito animada com a possibilidade de ver o time brigando na metade de cima da tabela.
E grande parte do bom desempenho da equipe vem do setor ofensivo, responsável por 31 dos 43 gols marcados pela equipe nesta temporada, totalizando 75%, um índice que torna o setor ofensivo do Coritiba um dos melhores do Brasil até o momento.
O jovem atacante Igor Paixão, grande destaque do Coritiba, é o jogador com mais participações em gols. Ao todos, são 8 gols e 8 assistências, o que o torna o segundo jogador do Brasileirão com mais participações diretas em gols, ficando atrás apenas de Raphael Veiga, meia do Palmeiras, que tem 13 gols e 7 assistências.
A excelente atuação contra o Atlético/MG, quando contribuiu diretamente para o empate, com um gol e uma assistência, fizeram Igor Paixão ultrapassar o tão badalado Hulk, que tem 13 gols e 2 assistências.
O centroavante Léo Gamalho, que desfalcou o Coritiba nas duas últimas partidas, por conta de uma lesão no adutor da coxa, é o 9º jogador na lista, com 11 gols e 1 assistência.
O excelente desempenho do ataque ficou ainda mais evidente em partidas decisivas até aqui. Alef Manga vem se destacando neste tipo de jogos. O atacante fez os três gols nos Atletibas das semifinais, marcou na final contra o Maringá e na primeira partida contra o Santos, válida pela terceira fase da Copa do Brasil.
Mas não é só o trio de ataque titular que vem contribuindo para a boa fase do setor ofensivo do time. No jogo contra o Galo, os recém-contratados, Fabrício Daniel e Adrian Martinez, contribuíram decisivamente para o resultado de 2x2, com uma assistência e um gol, respectivamente.
Igor Paixão (22 jogos)
8 gols e 8 assistências
Léo Gamalho (16 jogos)
11 gols e 1 assistência
Alef Manga (21 jogos)
8 gols e 1 assistência
Clayton (10 jogos)
2 gols
Adrian Martinez (3 jogos)
1 gol
Luizão (9 jogos) * Emprestado ao Tombense
1 gol
Fabrício Daniel (2 jogos)
1 assistência
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)