
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Ponte Preta se enfrentam neste domingo, 18, às 11h, no estádio Moisés Lucarelli, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de fazer uma partida absurdamente ridícula diante do Joinville, quando chegou a inclusive entrar na roda e tomar "olé" do lanterna da competição, o Verdão necessita dar uma resposta imediata para tentar sair da Zona do Rebaixamento e voltar aos trilhos, recuperando a confiança nesta decisiva reta final do Brasileirão. Pela frente, terá uma embaladíssima Ponte Preta, que parece não ter sentido nada a perda de seu ex-treinador, venceu 16 dos últimos 18 pontos e vai atrás de uma vitória para se aproximar muito da chance de integrar o G4 da competição
O time
Após 10 dias de treinamentos, o Coritiba foi até Joinville na esperança de fazer uma boa partida, vencer um rival direto na luta contra o rebaixamento e respirar mais aliviado na tabela, mas absolutamente nada disso ocorreu. Aliás, o time Alviverde simplesmente inexistiu em Santa Catarina. O Verdão até teve a chance de sair na frente em uma penalidade sofrida e batida por Kléber, mas o atacante recuou para o goleiro Agenor. Depois disso, o Joinville teve um pênalti inexistente marcado a seu favor e Marcelinho Paraíba não desperdiçou. No segundo tempo, o Coritiba tomou mais um gol irregular e chegou à ridícula situação de estar perdendo por 3x0 para o lanterna até Henrique Almeida descontar, também de pênalti. De qualquer forma, a impressão deixada na partida foi a pior possível: um time apático, aparentemente descompromissado e que não se mostrou incomodado com a difícil situação que vive na tabela.
Portanto, Ney Franco tem o dever de chacoalhar o seu grupo e mostrar se, de fato, o Coritiba tem alguma chance de escapar do inferno da Série B. A atitude necessita ser outra e o respeito pelas cores do Coritiba também. Muito embora a partida certamente se apresente muito mais difícil do que foi a da última rodada, o Coritiba precisa somar pontos, sob risco de ver a sua situação se complicar muito na tabela em caso de novo insucesso. Em relação ao time, a única e importante alteração será o retorno de Wilson, que cumpriu suspensão em Joinville. Com isso, Vaná volta a ficar como opção. No restante da equipe, apesar de a maioria dos jogadores terem atuado muito mal na última rodada, a tendência é que Ney Franco não realize alterações. O único provável desfalque será Juan, que sofreu uma forte pancada já no final da partida diante do time catarinense.
O adversário
Depois de dar mostrar que iria brigar para não cair após perder em casa para o então lanterna Vasco, a Ponte Preta literalmente mudou da água para o vinho a sua situação no Campeonato Brasileiro. Após aquele jogo, a Macaca fez 16 pontos em 18 possíveis (empatando apenas com o líder Corinthians) e subiu muito na tabela. O time de Campinas iniciou a rodada a apenas dois pontos de distância do G4 e já sonha alto com a sua primeira participação na Copa Libertadores. Em relação ao time, o treinador interino Felipe Moreira não possui desfalques. Pelo contrário, ele conta com os retornos do zagueiro Ferron e do lateral-direito Rodinei, que não participaram da vitória por 1x0 diante do Palmeiras, em São Paulo. Assim, com expectativa de casa cheia, a Ponte Preta vai com força máxima para cima do Coritiba neste domingo.
O jogo
Assim como foi na partida diante do Flamengo, novamente o Coritiba terá que encarar um estádio provavelmente lotado em um confronto decisivo para as suas pretensões na competição. E, assim como no jogo diante do clube carioca, o Verdão precisa demonstrar a mesma disposição, raça e vontade de vencer a partida. Somente assim o Coritiba tem alguma chance de sair de Campinas com a vitória. O que a torcida não irá tolerar é mais uma atuação pífia como foi a de quarta-feira. Portanto, o time deve, pelo menos, mostrar interesse pelo jogo e responder à altura depois da patética atuação contra o time catarinense.
Ofensivamente, o Coritiba tem a obrigação de fazer tudo melhor do que fez no último jogo. Negueba precisa ser mais objetivo e deixar as firulas de lado. Kléber precisa atuar muito melhor e Henrique Almeida precisa voltar a ser aquele jogador insinuante que deu algumas vitórias para o Coritiba. Além deles, Lúcio Flávio precisa aparecer para jogar e Carlinhos deve resgatar as boas atuações pela esquerda, visto que esteve abaixo da crítica na partida contra o Joinville. Entretanto, o que não pode faltar é disposição. O time precisa lutar por todas as bolas e mostrar que está afim de permanecer na Série A.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa tomar muito cuidado com a rapidíssima dupla da Ponte Preta, formada por Felipe Azevedo e Biro-Biro. São eles que dão dinamismo ao time de Campinas e municiam o artilheiro Borges, que atua isolado na frente. Além deles, a defensiva Coxa-Branca deve conter os arremates de longa distância de Fernando Bob e também as suas jogadas de bola parada. Por fim, o apoio dos laterais, Rodinei e Gílson, também precisa ser contido, visto que ambos costumam apoiar muito o setor de ataque.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente em bom número nas arquibancadas do Moisés Lucarelli para empurrar o Coritiba em mais um confronto decisivo no Brasileirão. Entretanto, espera ser recompensada com atitude e determinação dos jogadores. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um fundamental resultado.
Raça e determinação, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2015 - 31ª Rodada
Ponte Preta x Coritiba
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 18/10/2015, domingo
Horário: 11h
Ponte Preta:
Marcelo Lomba; Rodinei, Renato Chaves, Ferron e Gílson; Fernando Bob, Elton e Felipe Azevedo; Cristian, Borges e Biro-Biro.
Técnico: Felipe Moreira
Coritiba:
Wilson; Leandro Silva, Walisson, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos e Lúcio Flávio; Negueba, Henrique Almeida e Kléber.
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Pablo dos Santos Alves/PB (Especial)
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo/MG (FIFA)
Assistente 2: Márcio Eustáquio S. Santiago/MG (Especial)
4º Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral/SP
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)