
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Santos se enfrentam neste sábado, 8, às 21h, na Vila Belmiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de decepcionar mais de 25 mil torcedores Alviverdes que lotaram o Couto Pereira na última rodada e viram mais uma partida pífia do Verdão, a equipe agora vai até Santos e tenta largar a lanterna do Brasileirão. Pela frente, uma equipe que ainda não engrenou no campeonato e, na 15ª colocação, tenta afastar a possibilidade de voltar para a ZR já nesta rodada.
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Goiás no Couto Pereira e, definitivamente, jogou pelo ralo o resto da paciência da torcida Alviverde. Em um Couto Pereira praticamente lotado, o time de Ney Franco fez uma partida pífia e foi completamente dominado pelo time goiano (companheiro de ZR), que se impôs como e quando quis na partida. Mesmo desperdiçando diversas oportunidades, o Goiás abriu o placar um pouco antes da metade do segundo tempo, com Lineker. Sem nenhuma tática e completamente desorganizado em campo, o Coritiba se lançou ao ataque na base do desespero e, mais uma vez, foi salvo pela estrela de Evandro que, aos 45 minutos do segundo tempo, fez o gol que evitou a derrota.
O resultado não foi suficiente nem para evitar que o Coritiba caísse para a lanterna da competição, aumentando o vexame neste Campeonato Brasileiro. O resultado disso foi que, ainda na quarta-feira, a diretoria anunciou que Norberto, Hélder, Rosinei e Wallyson estão disponíveis no mercado e não atuam mais pelo clube. Neste clima de turbulência, Ney Franco formou o seu time para o jogo deste sábado. Na zaga, com a ausência de Norberto, Ivan assume a titularidade. No miolo de zaga, Rafael Marques substitui Luccas Claro (que teve uma fratura no nariz) e forma dupla com Leandro Silva. Juan completa a linha defensiva pela esquerda. No meio, João Paulo segue como primeiro volante e deve ter a companhia de Alan Santos na contenção, visto que Lúcio Flávio também quebrou o nariz e pode não ter condições de jogo. Na criação, Ruy e Thiago Galhardo ou Esquerdinha serão os responsáveis por levar o Verdão à frente. Por fim, Evandro está garantido no ataque, enquanto que Rafhael Lucas e Henrique Almeida brigam pela outra vaga.
O adversário
Apenas na 15ª colocação na tabela, o Santos também vive uma situação complicada tanto dentro como fora dos campos. A equipe paulista foi a primeira que sofreu ameaça de perder pontos após a denúncia de salários atrasados e convive com este problema há muito tempo. Dentro de campo, o time não consegue engrenar e vive de lampejos de Ricardo Oliveira, artilheiro do Brasileirão com 9 gols. Em relação ao time que enfrenta o Coritiba, as novidades são os retornos do zagueiro David Braz (na vaga do suspenso Werley) e a entrada do volante Thiago Maia, que assume a posição de Paulo Ricardo. No restante, a equipe será a mesma que buscou um empate contra o Flamengo, no Maracanã, no último final de semana.
O jogo
Apesar da fase da equipe santista, será mais uma partida bastante complicada para o Verdão. Nem tanto pela qualidade do time adversário, mas pela condição emocional que a equipe atravessa. De qualquer forma, o time Alviverde precisa encontrar uma maneira de reagir, levantar a cabeça e encarar o adversário de igual para igual. Já passou da hora destes jogadores mostrarem algum poder de reação e nada melhor que isso aconteça diante de um adversário direto, fora de casa, para que tabus sejam quebrados e o time retome sua caminhada. Se não puder ser na técnica, que pelo menos raça, determinação e vontade não faltem. O Coritiba não pode nem pensar em perder para o Santos nestes quesitos.
Ofensivamente, a possível volta de Thiago Galhardo pode dar um pouco mais de dinamismo à equipe, visto que Esquerdinha atravessa uma fase muito complicada. Outro que precisa melhorar também é Ruy, que pouco apresentou diante do Goiás. Na frente, a esperança é Evandro, que vem lutando muito para manter o seu lugar entre os titulares. Ele precisará que seu companheiro de ataque (seja ele Rafhael Lucas ou Henrique Almeida) esteja ligado e aproveite as chances. Por fim, os laterais Ivan e Juan necessitam apoiar o ataque e se apresentarem como opções de passe. Da mesma forma, é preciso voltar a aproveitar os lances de bola parada.
Na parte defensiva, evidentemente que as atenções deverão estar concentradas em Ricardo Oliveira. Artilheiro do campeonato, ele precisará ser vigiado durante todo jogo, visto que aproveita suas chances mesmo com pouco espaço para jogar. Além dele, outro jogador que merece destaque é Lucas Lima, o grande responsável pela criação das jogadas da equipe do Peixe. Na frente, Gabriel e Geuvânio costumam cair pelas pontas, às costas dos laterais, e também devem receber atenção especial. Com caras conhecidas, como Vanderlei e Victor Ferraz, o Santos também tenta por um ponto final à sua crise.
A torcida
Apesar de magoada e profundamente entristecida com o atual momento do clube, a torcida Coxa-Branca certamente acompanhará a partida diante do Santos na expectativa que a equipe retome o seu rumo no campeonato e volte a somar três importantíssimos pontos. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um bom resultado.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2015 - 17ª Rodada
Santos x Coritiba
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: 08/08/2015, sábado
Horário: 21h
Santos:
Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Gabriel, Ricardo Oliveira e Geuvânio.
Técnico: Dorival Júnior
Coritiba:
Wilson; Ivan, Leandro Silva, Rafael Marques e Juan; João Paulo, Alan Santos (Lúcio Flávio), Thiago Galhardo (Esquerdinha) e Ruy; Evandro e Rafhael Lucas (Henrique Almeida).
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Igor Junio Benevenuto/MG (Asp. FIFA)
Assistente 1: Kleber Lúcio Gil/SC (FIFA)
Assistente 2: Carlos Berkenbrock/SC (Especial)
4º Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri/SP
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)