
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Atlético Clube Goianiense vem se destacando nos últimos anos como um dos principais times de Goiás, e tem como seu maior rival o próprio Goiás Esporte Clube, equipe com quem decidiu o campeonato goianiense de 2022, conseguindo o título máximo do estadual goiano. O Atlético possui um único título nacional, a série B de 2016, quando foi campeão. No campeonato brasileiro da série A de 2021 o Dragão fez uma boa campanha, ficando em 9º lugar na classificação geral com 53 pontos ganhos, com isso conquistou uma das vagas para disputa da Copa Sulamericana de 2022.
A equipe goiana começou a temporada de 2022 sendo comandada pelo técnico Marcelo Cabo, porém, durante a disputa do estadual a diretoria demitiu Marcelo Cabo e contratou Umberto Louzer, técnico que já treinou o Coritiba em 2019. Louzer treinou a equipe goiana até o último jogo do campeonato brasileiro da série A, contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte, pela 6ª rodada, quando o Dragão perdeu por 2 x 0, o que originou a demissão de Umberto Louzer e logo em seguida diretoria agiu rápido e contratou o técnico Jorginho, também conhecido da torcida Coxa-Branca, quando conquistou o acesso com a equipe alviverde em 2019. A mídia especializada de Goiânia foi quase unânime em se posicionar contra a demissão de Louzer, pois atribuem a má campanha na série A de 2022 ao elenco do time que não foi suficientemente reforçado, portanto, isentando o técnico de culpa.
O Dragão está disputando três competições em 2022, a Copa do Brasil, onde está classificado para as oitavas de final, ao eliminar a equipe do Cuiabá, a Copa Sulamericana onde ocupa a 1ª colocação do grupo F com 12 pontos, com boas chances de passar para a próxima fase em que só se classifica o primeiro do grupo, e a série A do campeonato brasileiro de 2022, porém, neste campeonato o time não vem bem e ocupa a 19ª colocação sem nenhuma vitória e com três pontos ganhos (três empates e três derrotas). A contratação do técnico Jorginho, que deve estrear contra o Coritiba, foi a saída que a diretoria encontrou para tentar melhorar o desempenho na série A.
O Atlético Goianiense jogou nesta última terça feira com o Antofagasta do Chile, pela Copa Sulamericana, e venceu por 1 x 0, mas seu desempenho não foi considerado bom, pois enfrentava um dos piores times do grupo e de toda a Sulamericana. Mais uma vez a equipe goiana teve muita dificuldade para aproveitar as chances criadas e transformá-las em gols. No segundo tempo desta partida, a equipe deixou transparecer um certo desgaste físico que pode ser atribuído às três competições que disputa. O time foi comandado pelo Auxiliar Técnico Anderson Gomes, sob os olhares do novo técnico Jorginho que estava nas tribunas do estádio Antonio Accioly, em Goiânia. Nesta partida a equipe goiana jogou com a seguinte formação:
Ronaldo, Hayner, Wanderson, Edson e Artur Henrique; Baralhas, Edson Fernando (Rickson) e Jorginho (Leandro Barcia); Airton (Wellington Rato), Churin (Montenegro) e Leo Pereira (Jean).
Para o jogo com o Coritiba o técnico Jorginho pode mandar uma equipe mista, uma vez que o time goiano tem um importante confronto pela sulamericana na terça-feira, quando irá enfrentar a LDU, em Quito, em jogo valendo vaga à próxima fase.
O volante Edson, que veio do Bahia, está jogando improvisado como zagueiro pois a defesa do Atlético Goianiense, desde o começo da série A não conseguiu se encontrar e proporciona muitas chances aos adversários. Os destaques da equipe são o goleiro Ronaldo, contratado este ano junto ao Vitória – BA, os meias Marlon Freitas e Jorginho, que veio do A. Paranaense, além do atacante Wellington Rato, que já estava na equipe em 2021. O lateral direito Hayner que vem fazendo bom campeonato, disputou o campeonato paranaense de 2022 pelo Azuriz.
Apesar dos destaques mencionados, a equipe goiana tem apenas três gols marcados na série A e sua defesa já sofreu 10 gols.
O histórico do confronto entre Coritiba e Atlético Goianiense, em jogos disputados em Goiânia não é favorável à equipe Coxa-Branca pois em nove jogos conseguiu apenas duas vitórias, dois empates e foi derrotado em cinco ocasiões. No último confronto entre as duas equipes válido pela série A de 2020 a equipe goiana venceu por 3 x 1, em jogo disputado em 25/02/2021, lembrando que devido à pandemia, o campeonato da série A de 2020 se estendeu até fevereiro de 2021.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)