
PRÉ-JOGO
O Coritiba já ganhou o título de um dos favoritos a uma das quatro vagas de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda é muito cedo para se dizer quem são os favoritos ou mais capacitados, mas essa condição já lhe foi imposta, assim como ocorre com Atlético Mineiro e Sport.
O Coritiba, mesmo com humildade e com os pés-no-chão, deverá se adequar a essa nova condição. Portanto, também quando for jogar fora de seus domínios, enfrentará equipes que deverão jogar fechadas, apostando nos contra-ataques e nas jogadas de bolas paradas, ou seja, o que já era difícil, se tornou ainda mais, pois, devido à sua história, o Coritiba é muito respeitado e, agora na Série B, temido.
A partida desta tarde contra o Brasiliense será o primeiro teste. O adversário está extremamente fragilizado, desde o elenco até a diretoria, por isso o fato de não perder já será um grande feito para o Jacaré (apelido dado ao Brasiliense pela sua torcida).
O técnico do Coritiba, Estevam Soares, finalmente colocará seu esquema e disposição tática à prova. Esta tarde, o torcedor Coxa-Branca saberá se Caio, Fábio Pinto e Jackson podem jogar juntos ou não nesta proposta de jogo.
No jogo contra a Portuguesa, no sábado passado, o trio não funcionou, pois todas as jogadas tendiam para o meio campo, ficando esse setor completamente congestionado, não só pelos três meias Alviverdes, mas também pelos três zagueiros e dois volantes do time adversário. Com a entrada de Anderson Gomes e Eanes, cada um em uma ponta, a zaga portuguesa teve que se abrir, facilitando a penetração do ataque Coxa. Quem agradeceu naquela oportunidade foi o estreante Alberto, que deixou sua marca duas vezes.
Para a partida de logo mais, o técnico Estevam Soares manterá o trio Caio, Fabio Pinto e Jackson, talvez justificando seu raciocínio pelo fato de que irá jogar fora de casa, acreditando que o Brasiliense irá jogar aberto, com o apoio da sua torcida.
Caso o Brasiliense não jogue aberto, Estevam Soares deverá ter agilidade nas mudanças na equipe, sem delongas, sob pena de sair do Distrito Federal sem os três pontos. Contra a Portuguesa, o Verdão Coxa-Branca precisou apenas de dez minutos para decretar o placar de 3 a 0, mas cada jogo é um jogo. Caso o adversário esteja jogando fechado, esperando apenas pelos contra-ataques, torna-se extremamente arriscado modificar a equipe apenas aos vinte minutos do segundo tempo.
Cada jogo é uma final. Matematicamente, o Coritiba caiu para a Série B por causa de três pontos, ou seja, uma vitória. Portanto, o jogo de logo mais deve também ser encarado como uma decisão.
Respeito ao Brasiliense, que está fragilizado, assim como a qualquer outro adversário, sempre deve existir, mas isso não deve impedir que o Verdão vá à casa de seu adversário lutar para buscar a vitória.
O Coritiba tem que estar sempre no pelotão de frente, pois seu objetivo é voltar à Série A do Campeonato Brasileiro.
Não pode haver espaço para o pensamento de que ainda estamos no começo de competição, então podemos errar. Uma boa arrancada manterá a tranqüilidade ao longo do campeonato. O Cori tem que somar pontos!
Vencendo logo mais, o Glorioso decide contra o Sport, no próximo sábado, em casa e com o apoio de sua fiel torcida, quem será o líder da competição.
Em busca da vitória, Verdão!
Partida válida pela quarta rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2006 – Série B
Brasiliense x Coritiba
Data: 06/05/2006, sábado
Horário: 16h
Local: Estádio Serejão, em Taguatinga, Distrito Federal.
Brasiliense:
Gustavo; Marica, Padovani, Rafael e Augusto; Deda, Carlos Alberto, Bruno Soares e Iranildo; Wellington Dias e Giovani (Renaldo)
Técnico: Lula Pereira
Coritiba:
Kleber; Ricardinho, Marcelo Batatais, Henrique e Andrezinho; Márcio Egídio, Luciano Santos, Jackson e Caio, Fábio Pinto e Alberto
Técnico: Estevam Soares
Árbitro: Ramon Rodrigues/GO
Assistente 1: Flávio Gilberto Kanitz/GO
Assistente 2: João Patrício de Araújo/GO
4º Árbitro: Sérgio Antônio dos Santos/DF
Observador: Gildeon Ribeiro Soares
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)