
AVALIAÇÃO
Com um belo segundo tempo, o Coritiba finalmente deixou a Zona do Rebaixamento após a vitória por 2x0 sobre o Avaí na tarde deste domingo, 6. Os três pontos conquistados em Florianópolis foram absolutamente fundamentais na luta para que o time escape da Série B.
Confira, abaixo, a avaliação do editor Thiago Miguel sobre o desempenho de cada atleta:
Wilson - 8,0 - No primeiro tempo, quando o Coritiba mais precisou, novamente Wilson estava lá com suas defesas, saídas precisas do gol e fundamental liderança à frente de uma zaga jovem. Na segunda etapa, ainda teve sorte no lance de Léo Gamalho. Vive fase excepcional.
Leandro Silva - 7,0 - Uma partida bastante regular, sem qualquer erro grave. Esteve bem na marcação e apareceu no ataque em algumas oportunidades. Fará falta na partida diante do Fluminense, visto que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Juninho - 8,5 - Uma grande partida do jovem zagueiro. Esteve seguro em todos os momentos, anulando os atacantes do Avaí. Também mostrou grande poder de recuperação em alguns lances, em uma outra ótima característica do zagueiro. Saiu com câimbras no final.
Walisson - 7,0 - Não esteve no nível de seu companheiro de zaga e falhou perigosamente em um lance que poderia colocar a perder a vitória do Coritiba. De qualquer forma, ainda tem muito crédito e é outro que fará falta na partida de quarta-feira por estar suspenso.
Carlinhos - 7,5 - Mais um jogador que fez um jogo bastante regular, principalmente no apoio ao ataque, uma de suas principais características. É inegável que Carlinhos trouxe muito mais qualidade ao Verdão e uma opção a mais para as jogadas ofensivas.
Alan Santos - 7,5 - Finalmente voltou a fazer um bom jogo, principalmente no segundo tempo. Apenas de fazer uma função em que não está acostumado, Alan Santos se virou muito bem, em um claro sinal de recuperação.
Lúcio Flávio - 7,5 - Outro que fez uma boa partida, dessa vez atuando como segundo volante. Também deu uma resposta positiva após a má partida do último meio de semana. Ainda foi o responsável pelo passe a Henrique Almeida no lance do primeiro gol.
Ruy - 5,5 - De todos aqueles jogadores que estão acostumados a atuarem como titulares, Ruy mais uma vez destoou. Esteve mal no primeiro tempo, errando passes em demasia e carregando muito a bola. Na segunda etapa, desperdiçou uma chance que não se pode perder em uma partida decisiva. Precisa acordar.
Thiago Lopes - 5,0 - Recebeu a primeira chance como titular da equipe e não fez um bom jogo, apesar de ter atuado nos 45 minutos em que o Coritiba não esteve bem na partida. Mas ainda não dá para fazer uma avaliação muito precisa sobre o quanto poderá ajudar o Verdão no campeonato.
Guilherme Parede - 5,0 - Também recebeu sua primeira chance na equipe titular e mostrou apenas muita vontade. Esteve perdido em alguns lances e perdeu uma bola perigosíssima perto da linha de fundo em que teve que tomar o cartão amarelo para corrigir seu erro. Mas, assim como Thiago Lopes, precisa de mais chances.
Henrique Almeida - 9,0 - Recebeu três bolas em condição de gol (sendo uma no primeiro tempo e duas no segundo) e fez dois, ambos em lances de muita disposição, raça e técnica. Mais uma vez, foi o nome do jogo e é um dos grandes responsáveis pela recuperação do Coritiba no campeonato.
Marcos Aurélio - 6,5 - Entrou e fez uma partida regular, mas foi muito mais útil que Guilherme Parede. Era outro jogador que precisava dar uma resposta positiva e não comprometeu no jogo.
Thiago Galhardo - 7,0 - Entrou e foi melhor que Ruy, aumentando o nível da atuação do Coritiba na partida. Além disso, deu uma bela assistência para Henrique Almeida no segundo gol.
Luccas Claro - 6,5 - Entrou no lugar do lesionado Juninho e fez apenas o necessário para manter o placar e definir a vitória. Deverá ser titular na quarta-feira e precisa estar preparado para manter o nível das boas atuações de Walisson.
Ney Franco - Surpreendeu a todos com a entrada de Guilherme Parede e Thiago Lopes, opções que não deram certo. Entretanto, dessa vez, foi muito bem nas substituições e foi o principal responsável por mudar a cara do Coritiba no segundo tempo. Além disso, sua opção pela entrada de Lúcio Flávio como segundo volante se mostrou muito acertada. Se recuperou da má jornada diante do Sport.
O destaque
Não poderia ser outro senão Henrique Almeida. Dois gols que simbolizam esse novo momento do Coritiba na competição. Henrique tem sido decisivo com suas boas atuações e, principalmente, com seus gols. Destaque também para Wilson e Ney Franco.
Os bondes
Bonde 1: Ruy. Em primeiro lugar, precisa jogar muito melhor do que as últimas partidas. Além disso, não pode perder um gol como aquele do segundo tempo (o que seria muito bom, inclusive, para o retorno de sua confiança). Precisa dar uma resposta urgente.
Bonde 2: Gramado da Ressacada. Tudo bem que Florianópolis tem sido atingida por muitas chuvas, mas a drenagem foi ineficiente ao extremo. Na primeira etapa, as poças quase definiram jogadas perigosas de gol. Por sorte, o Coritiba conseguiu se safar bem de todas as situações.
*Colaborou o fiel torcedor Alviverde Matheus Silva
Imagem: Linkedin
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)