
AVALIAÇÃO
Depois de quebrar o jejum de vitórias na última quarta-feira, 12, diante do Palmeiras, o Coritiba acabou com a série de insucessos atuando fora de casa diante do Vasco. O responsável? O iluminado Evandro, com mais um gol nos acréscimos.
Confira, abaixo, a avaliação do editor Thiago Miguel sobre o desempenho de cada atleta:
Wilson - 6,5 - Não foi exigido no jogo, visto que o ataque do Vasco não conseguia acertar a sua meta. Só o zagueiro Rodrigo perdeu dois gols inacreditáveis. De qualquer forma, esteve bem nos cruzamentos e, novamente, ajudou a posicionar sua defesa.
Walisson - 5,5 - Seu início de jogo foi assustador. Improvisado pela direita, não conseguiu ganhar uma bola sequer do limitado lateral-esquerdo Christiano. Depois, quando Ney Franco o passou para o miolo de zaga, esteve na média, embora estivesse um pouco atabalhoado.
Leandro Silva - 6,0 - Partida bastante regular, principalmente porque atuou improvisado pela lateral. Leandro, inclusive, apareceu bem na frente, dando um ótimo cruzamento para Lúcio Flávio, no primeiro tempo. Interrompeu as descidas de Christiano e controlou bem o ataque vascaíno.
Rafael Marques - 7,5 - O melhor do Coritiba na partida. Rafael Marques chegou e simplesmente tomou conta da posição, sem qualquer abertura para um possível retorno de Luccas Claro. É muito forte nas bolas aéreas, além de rápido e atento. Anulou completamente o ataque do time vascaíno.
Juan - 6,5 - O veterano lateral-esquerdo vem dando mostras que será útil ao Coritiba. Invariavelmente é Juan quem inicia as jogadas de contra-ataque do Verdão, dando dinamismo à equipe. Outro que vem se consolidando como titular.
João Paulo - 5,5 - No primeiro tempo, errou uma quantidade demasiada de passes, alguns muito simples. Parecia um nervoso demais, mesmo jogando fora de casa. Na segunda etapa, melhorou e também foi importante na ligação dos contra-ataques.
Misael - 6,0 - Sofreu um pouco para controlar a atuação de Nenê, mas não comprometeu o rendimento da equipe em nenhum momento. Vem aproveitando a chance que lhe foi dada e merece continuidade na equipe.
Lúcio Flávio - 6,5 - Outra vez comandou as ações do time do meio-campo. Sua liderança tem ajudado o Coritiba. Bateu com muita inteligência uma falta que poderia dar a vantagem ao Verdão.
Thiago Galhardo - 4,5 - Outra partida bastante complicada do jogador Alviverde. Mais uma vez perdeu muitas jogadas e esteve desligado da partida na maior parte do tempo. Foi corretamente substituído por Ney Franco.
Negueba - 7,0 - Ótima partida do meia-atacante, principalmente na parte tática. Negueba mostrou muita disposição em campo, ajudando muito na marcação e ainda levou o Coritiba à frente. Estafado, mesmo com câimbras ao final do jogo, não deixou de correr.
Henrique Almeida - 6,0 - Esteve bastante isolado à frente, mas a diferença é que Henrique Almeida, percebendo isso, participa do jogo marcando os zagueiros e dificultando a saída de bola. Teve uma única chance clara na partida e quase guardou.
Rafhael Lucas - 6,5 - Praticamente a mesma avaliação que Esquerdinha teve na partida contra o Palmeiras. Estava mal no jogo, matando todos os contra-ataques do Coritiba até persistir e roubar a bola de Jomar e servir Evandro no centro da área com um belo passe. Sua nota se justifica por causa desse lance.
Esquerdinha - 5,0 - Entrou desligado na partida e novamente errou muitos passes. Teve a possibilidade de atuar livre na maior parte do tempo e, mesmo assim, não conseguiu uma boa atuação.
Evandro - 7,0 - Tem muita estrela. Teve uma única possibilidade e matou o jogo, com muito oportunismo. Além disso, parece ser humilde o suficiente para não se deslumbrar com a excelente fase.
Ney Franco - Errou na escalação, com Walisson na direita. Entretanto, foi inteligente o suficiente para corrigir o erro logo aos 15 minutos do primeiro tempo e ajeitou a equipe com o deslocamento de Leandro Silva para a lateral-direita. No segundo tempo, suas substituições foram todas com o objetivo de fazer o Verdão sair com a vitória do Maracanã e foi premiado com o gol de Evandro ao final do jogo. Pelo menos, enfim, parece ter encontrado um time-base.
O destaque
Além do iluminado Evandro e do guerreiro Rafael Marques, vale mencionar a excelente arbitragem de Raphael Claus. Enfim, encontramos um árbitro que justificou totalmente o seu escudo FIFA. Arbitragem segura, sem aparecer, mostrando que não é necessário distribuir cartões para manter o controle do jogo.
Os bondes
Bonde 1
O zagueiro Rodrigo. Perdeu dois gols absolutamente inacreditáveis. Acha que joga muito mais do que realmente demonstra e pensa ser o dono do mundo. É o retrato, em campo, de seu presidente.
Bonde 2
O lance "genial" de Riascos. Em uma oportunidade claríssima de gol para o Vasco, o atacante colombiano foi capaz de chutar com violência contra o seu próprio queixo e ainda meter a mão na bola, em uma pixotada inacreditável. Após esse lance, passou a ser perseguido pela torcida e saiu de campo.
Imagem: Linkedin
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)