
AVALIAÇÃO
Do site oficial do Coritiba
Nos primeiros cinco minutos do jogo entre Coritiba e Juventude agora à noite deu a impressão de que o alviverde do Alto da Glória acabaria com a invencibilidade do time gaúcho no campeonato brasileiro.
Embora o Coritiba tivesse domínio da partida durante todo o primeiro tempo, desperdiçando inclusive um pênalti, cobrado pelo zagueiro Miranda, as finalizações não terminavam em gol. O Juventude veio ao Couto Pereira com um forte esquema de marcação, o que não permitiu muita criatividade no meio campo coxa-branca.
A torcida da casa empurrou o time durante toda a etapa inicial. Jucemar cobrou boas faltas, mas a bola teimou em não entrar. Alexandre também teve boa oportunidade depois que o goleiro adversário soltou a bola em uma das cobranças do camisa 2 do Coritiba. O Juventude chegou bem em alguns contra-ataques, mas a zaga do Coritiba esteve bem postada.
Bruno Lança assusta em cabeçada contra a meta de Douglas, aos 30 minutos. Em seguida, o Coritiba volta a atacar e perde outra boa chance com Reginaldo Nascimento. E o primeiro tempo termina em 0 x 0 mesmo com uma melhor atuação do time da casa.
Quem não faz...
O técnico Cuca (foto) mexeu na equipe do Coritiba para a segunda etapa de jogo: saiu Jackson para a entrada de Rubens Júnior. A idéia era dar mais movimentação ao time, já que a marcação do Juventude estava forte. Antes dos 10 minutos, Rubem Júnior se machucou e foi substituído por Alcimar, cuja especialidade são os chutes de fora da área.
Mas nem deu tempo de experimentar a mudança. O Juventude abriu o placar aos 9 minutos, quando a zaga Coxa-Branca acreditou em um lance de impedimento que o árbitro não marcou. William balançou as redes e desanimou os mais de 19 mil torcedores presentes no estádio.
O Coritiba se abateu em campo. Aos 29 minutos, Capixaba salvou a equipe de levar o segundo gol quase embaixo do travessão. Em seguida, Tiago perdeu uma oportunidade única, de cara para o gol, mandando a bola para fora.
O Coritiba tentou inúmeras vezes, mas a bola insistiu em não entrar. Além de atacar, a equipe também se preocupava em defender as investidas perigosas do adversário. Mas, aos 37 minutos, depois de uma cobrança rápida de falta, o Juventude chegou ao segundo gol pelos pés de Enilton.
A torcida tentou não desanimar. Mas a equipe do Coritiba pareceu sentir demais o placar e esmoreceu em campo. O fôlego veio aos 42 minutos da etapa final. Tiago chutou e no rebote do goleiro Doni, Alexandre diminui para o Verdão: 2 x 1. E mesmo com o placar desfavorável e com pouco tempo para a virada, o time pareceu acordar - muito mais pelo grito da torcida do que pela disposição dos jogadores.
Em um dos últimos lances do jogo, Jucemar teve a chance do empate em cobrança de falta próxima à área do Juventude. A torcida se levanta... mas a bola vai para fora. Assim como parte da torcida, que começa a deixar o estádio. Cuca ainda trocou Souza por Marciano, mas o placar continuou favorável ao time gaúcho.
Mesmo pressionando nos minutos finais, a noite não foi do Coritiba. O Juventude continua invicto e, agora, é vice-líder do campeonato brasileiro. O próximo desafio coxa-branca é fora de casa contra o Vasco da Gama.
Daniélle Carazzai
Coordenação de Comunicação
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)