
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Bahia se enfrentam neste domingo, 7, às 17h, no Couto Pereira, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Após ter conseguido uma estupenda vitória fora de casa sobre o campeão da Copa do Brasil, o que garantiu a permanência Alviverde na Série A, o domingo será marcado por um misto de festa e tristeza. Alex deixará os gramados em um Couto Pereira lotado a reverenciá-lo. Do outro lado, um Bahia desesperado, que precisa de um verdadeiro milagre para fugir da Série B e só tem uma saída: vencer e estragar a festa do menino de ouro
Noventa minutos para sair dos gramados e gravar o nome na história
Alexsandro de Souza é do tipo daquelas pessoas diferentes. Embora este colunista que vos escreve nunca tenha trocado uma palavra sequer com o craque, basta olhar as suas entrevistas para identificar que o "cara" é diferenciado no mundo da bola. Aliás, foi com ela que ele ganhou primeiro o Brasil e depois o mundo. Virou ídolo por onde passou, a ponto dos turcos construíssem estátuas e suplicassem por sua permanência. Deus e o destino conspiraram para que esse "cara" tivesse um coração Alviverde. Ainda no começo de sua carreira, Alex deixou o Coritiba, mas o Coritiba jamais saiu da vida de Alex. Sempre ativo e ligado nas coisas do Cori, o meia acompanhava assiduamente a situação de seu clube e até chegou a nos brindar com seus textos, aqui no COXAnautas.
Cumprindo a sua palavra, Alex voltou ao Coritiba ao final de 2012 para encerrar sua carreira. Conseguiu um título estadual com atuações fantásticas nas finais diante do maior rival, levou o Coritiba a liderar o Brasileiro do ano passado por algumas rodadas e ajudou a salvar a equipe do rebaixamento nas duas últimas temporadas, uma situação que não condiz com sua grandeza dentro das quatro linhas. Entretanto, acima de tudo, Alex foi líder na mais plena concepção da palavra, deu sua cara para bater em nome do grupo na frente de jornalistas e até nas redes sociais e cobrou quem deveria cobrar, como ocorreu no episódio da faixa dos salários atrasados no AtleTiba. Tudo isso explica o porquê de Alex ser diferente.
Mas infelizmente o tempo é implacável também com os "diferentes" e Alex, mesmo ainda acima do nível técnico da maioria dos jogadores brasileiros, resolveu parar ao final do campeonato. Tenha certeza, capitão, que não é você quem se despede de todos, mas todos se despedem de você, inclusive a bola, tão bem tratada por ti nestes brilhantes anos de carreira. Neste domingo, Alex, você pode tudo, a casa é sua. Muito obrigado por ter aprendido a amar este clube e ter nos brindado com toda a sua técnica e liderança. Logicamente, sentiremos a sua falta, dos teu passes milimétricos às costas dos zagueiros, dos teus gols de falta e, acima de tudo, de tua enorme inteligência para armar um time de futebol. Te esperamos nas arquibancadas para, juntos, construirmos um Coritiba melhor e mais vitorioso.
Bahia vem a Curitiba em busca de um milagre
Dado como rebaixado há poucas rodadas, o Bahia ainda luta desesperadamente contra o descenso e chegou à última rodada do Brasileirão com chances matemáticas de fugir da Série B. Entretanto, o Tricolor de Aço precisa de praticamente um milagre para escapar da degola. A situação é a seguinte: o Bahia precisa vencer o Coritiba e torcer para uma derrota do Palmeiras para o A. Paranaense e por uma derrota ou empate de seu rival Vitória na partida diante do Santos. Qualquer combinação diferente desta coloca o Tricolor de Salvador na segunda divisão do futebol brasileiro. Portanto, a torcida do Bahia deve torcer por seu clube, mas ficar ainda mais atenta aos resultados da rodada.
Em relação ao time, o técnico Charles Fabian terá uma série de desfalques e, justamente por isso, faz mistério na escalação. O certo é que o lateral/volante Guilherme Santos retorna à equipe. Caso jogue de lateral, Feijão ou Rafael Miranda podem aparecer na meia, visto que Fahel está suspenso. Se atuar de volante, Roniery fará a lateral-direita. Na frente, o técnico baiano não poderá contar com os irmãos Maxi e Emmanuel Biancucchi, além do centroavante Kieza. Com isso, William Barbio e Henrique devem formar o ataque. Nas demais posições, a equipe deverá ser a mesma que bateu o Grêmio por 1x0 no último final de semana.
Panoramas da partida
Aliviados após 37 rodadas de puro sofrimento, em que passaram 29 delas afundados na zona do rebaixamento, os jogadores Alviverdes terão uma partida de festa para fechar um complicado ano de 2014. Mais leves, os atletas do Verdão devem incorporar o clima da partida e atuarem em função de Alex. Certamente, o Coritiba jogará para vencer e não poupará ninguém de maneira desnecessária para levantar suspeitas sobre a idoneidade da equipe. Então, mesmo em um ambiente festivo que será formado com a aposentadoria do craque, o Verdão deve jogar para frente, disposto a agredir o Bahia e encurralar o adversário em seu campo de defesa.
Ofensivamente, a volta de Zé Eduardo significará mais poder à linha de frente do Verdão. Aliás, com Robinho, Dudu, Alex, Joel e o próprio Zé Eduardo, a equipe de Marquinhos Santos tende a ser extremamente ofensiva e deverá incomodar constantemente a meta do goleiro Marcelo Lomba. Por outro lado, os laterais Norberto e Carlinhos deverão ter funções um pouco mais defensivas para este jogo, mas nem por isso devem deixar de apoiar o ataque. As jogadas de bola parada e os cruzamentos na área para o aproveitamento de Luccas Claro e Leandro Almeida também podem ser importantes armas Alviverdes na partida.
Na parte defensiva, o Verdão precisará tomar bastante cuidado com a dupla ofensiva do Bahia, formada pelo rápido William Barbio e pelo centroavante Henrique. Além deles, o meia Rafael Galhardo também vem se destacando nas últimas partidas e é um dos principais responsáveis por ainda manter o Bahia com chances de escapar do rebaixamento na última rodada. Por fim, o Coritiba deve conter as descidas dos laterais do time Tricolor e se prevenir contra as bolas aéreas, visto que os zagueiros do Bahia são altos e possuem bom aproveitamento neste tipo de jogadas.
Apoio nas arquibancadas
Desde o início das vendas dos ingressos, a torcida Coxa-Branca deu uma das mais cristalinas amostras do respeito que sente por seu ídolo e formou longas filas ao redor do Couto Pereira. Assim, certamente o menino de ouro terá uma despedida digna e com muitos convidados nas arquibancadas. Assim, nada melhor que seu grito e seu incentivo para retribuir tudo o que Alex fez pelo Coritiba em sua carreira. Portanto, torcedor Alviverde, vista sua camisa e vá ao Alto da Glória. O craque merece uma despedida do nível de seu futebol: esplendorosa.
O bom filho à casa tornou e novamente brilhou. Obrigado, craque Alex!
Campeonato Brasileiro 2014 - 38ª rodada
Coritiba x Bahia
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 07/12/2014, domingo
Horário: 17h
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Germano (Sérgio Manoel), Robinho, Alex e Dudu; Joel e Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
Bahia:
Marcelo Lomba; Guilherme Santos, Lucas Fonseca, Titi e Pará; Rafael Miranda (Roniery), Bruno Paulista, Rafael Galhardo e Rômulo; William Barbio e Henrique.
Técnico: Charles Fabian
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique/PE (FIFA)
Assistente 1: Rodrigo F. Henrique Correa/RJ (Especial)
Assistente 2: Luiz Cláudio Regazone/RJ (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Renato Cardoso da Conceição/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)