
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Ceará Sporting Club começou a temporada de 2022 com o calendário cheio pois tinha várias competições a disputar. No início do ano teve o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste, depois viriam a Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série A e Copa Sulamericana. O Vozão não se deu bem nas primeiras duas competições do ano, pois foi desclassificado no Cearense e na Copa do Nordeste, não conseguindo avançar. A equipe era comandada pelo treinador Tiago Nunes, que acabou sendo demitido depois da desclassificação nas duas competições e em seu lugar assumiu o técnico Dorival Junior, de 60 anos e vasta experiência no futebol brasileiro, que inclusive já treinou o Coritiba em 2008 durante 67 jogos.
Dorival Júnior assumiu o time na primeira rodada da Copa Sulamericana, quando o Ceará venceu o Independiente da Argentina por 2 x 1. Aliás, falando de Copa Sulamericana, a equipe cearense fez uma campanha perfeita na fase de grupos da competição, conseguindo seis vitórias nos seis jogos, fato inédito na competição. Faziam parte do mesmo grupo do Ceará as equipes do Deportivo La Guaira (Venezuela), General Caballero (Paraguai) e Independiente (Argentina), o famoso Rey de Copas, como é chamado em seu país. Na próxima fase o Vozão vai enfrentar o The Strongest da Bolívia, onde se prevê muitas dificuldades, principalmente no jogo em La Paz, devido à altura.
A equipe cearense está classificada para as oitavas de final da Copa do Brasil, onde conhecerá seu adversário no sorteio da próxima semana.
Jogando três competições, o técnico Dorival Júnior se viu obrigado a fazer um rodízio de alguns jogadores, e com isso o time, que começou bem o Campeonato Brasileiro da série A, vencendo o Palmeiras em São Paulo, teve uma queda de rendimento na competição e nas outras seis rodadas conseguiu apenas três empates e perdeu outras três partidas, fazendo com que o time caísse na classificação, ficando em 18º lugar na tabela. A equipe voltou a vencer nesta última quarta-feira (01/06/2022) em jogo atrasado da terceira rodada, ganhando o chamado Clássico Rei onde venceu o Fortaleza, seu maior rival no Estado por 1 x 0, com gol do centroavante Cleber. Com a vitória o Ceará subiu para a 15ª colocação com 9 pontos ganhos, mantendo o rival Fortaleza na última posição do Campeonato. Antes desse jogo, a equipe cearense havia jogado uma boa partida frente ao São Paulo, no Morumbi no último sábado, quando empatou em 2 x 2 onde exigiu muito dos paulistas que, apesar da pressão exercida, não conseguiram vencer.
Para o jogo contra o Coritiba no Castelão, o Ceará terá a volta dos jogadores que estavam suspensos, o atacante Steven Mendonza, o meia Geovane e o lateral Bruno Pacheco, além do próprio técnico Dorival Júnior que também estava suspenso. O atacante Erick, o meia Fernando Sobral e o volante Richard, que estavam do DM já estarão à disposição, inclusive já jogaram contra o Fortaleza. O volante Richardson, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Leão do Pici, terá que cumprir suspensão e não enfrenta o Coxa. Outro desfalque deve ser o zagueiro Luiz Otávio, que deixou o jogo contra o Fortaleza ainda no primeiro tempo ao sentir uma lesão. O Vozão ainda tem jogadores importantes que estão no DM, como os atacantes Dentinho e Jael e o meia Léo Rafael, que dificilmente estarão à disposição para o jogo com o Coritiba.
O provável time que deve enfrentar o Coritiba no próximo sábado deve ser: João Ricardo, Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, Messias e Victor Luís (Bruno Pacheco); Geovane (Lindoso), Richard e Lima; Mendonza, Vina (Cleber) e Erick (Yuri Castilho).
Existe uma preocupação muito grande por parte da equipe do Ceará, pois a equipe terá calendário cheio no mês de junho com disputas decisivas na Série A, na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. No período, a equipe disputará nove partidas, com intervalo de 3 dias entre os confrontos. Portanto o técnico Dorival Júnior terá que seguir no revezamento dos jogadores, como vem fazendo, para tentar driblar o cansaço do plantel.
O Coritiba busca melhorar o retrospecto, que não é bom, jogando com o Ceará em Fortaleza, pois em oito jogos só obteve uma vitória, teve quatro derrotas e empatou outras três vezes. No último confronto entre as duas equipes na capital cearense, o Ceará venceu por 2 x 1, em jogo disputado no ano de 2020 pela série A do Campeonato Brasileiro.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)