
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Goiás se enfrentam neste sábado, 11, às 18h30, no Serra Dourada, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de vencer, pela primeira vez, duas partidas consecutivas na competição, o Coritiba tenta embalar e buscar uma vitória que, independente de outros resultados, tira do clube da ZR e dá alívio aos torcedores. Pela frente, terá um Goiás que, ainda a perigo, busca uma vitória para enterrar de vez o fantasma da Série B e resolver logo a sua situação no campeonato
Voltar a vencer longe de casa para ter uma semana de tranquilidade
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu o Criciúma, no Couto Pereira, e assim como no AtleTiba, fez o que tinha que ser feito: venceu. É bem verdade que o magro placar de 1x0 veio com certa dose de emoção, principalmente na segunda etapa, mas também é justo dizer que o Alviverde controlou a partida na maior parte do tempo e desperdiçou boas chances (principalmente na primeira etapa) de fazer um placar mais elástico. De qualquer forma, os resultados positivos vieram e foram bastante comemorados pela torcida Coxa-Branca.
Embora o Coritiba tenha largado a lanterna na mão do Botafogo, os seis pontos conquistados nos dois últimos jogos não foram suficientes para tirar o time da ZR. De qualquer forma, o Verdão tirou muita diferença em relação ao bloco intermediário e agora aparece apenas cinco pontos atrás do próprio Goiás, que é o 10º colocado. Além disso, uma vitória diante da equipe goiana certamente tirará o Alviverde desta situação, visto que Chapecoense e Bahia se enfrentam nesta rodada e pelo menos um deles será ultrapassado em caso de vitória. Assim, o Coritiba depende exclusivamente de seus esforços para passar uma semana longe desta maldita zona que nos acompanha praticamente desde o início da competição.
Em relação à equipe, o técnico Marquinhos Santos não poderá contar com o atacante Zé Eduardo, que levou o terceiro amarelo diante do Criciúma. Além dele, Hélder e Rosinei, machucados, não conseguiram se recuperar a tempo e também não poderão atuar. Por fim, outro que segue sem reunir condições de jogo é o zagueiro Welinton. Assim, a tendência é que o treinador Alviverde promova a entrada de Baraka como protetor da defesa. No lugar de Zé Eduardo, a tendência é que Élber seja confirmado e forme o trio ofensivo com Martinuccio e Joel. Entretanto, existe a possibilidade de Marquinhos optar por um esquema mais cauteloso e lançar Gil. No restante, a equipe será a mesma que bateu o Criciúma.
No meio da tabela, Goiás tenta resolver logo a sua situação
O Goiás faz um campeonato sem sustos até aqui. O time do técnico Ricardo Drubscky jamais chegou a ser um dos candidatos diretos ao rebaixamento, mas também ainda não se aproximou do G4 a ponto de brigar seriamente por uma das vagas na Libertadores. De qualquer forma, os últimos resultados das equipes que estão na ZR ligaram o sinal de alerta no Serra Dourada. Uma derrota para o Coritiba, por exemplo, poderia fazer a diferença para a ZR cair para apenas três pontos. Justamente por este motivo, os jogadores do Esmeraldino encaram o jogo diante do Verdão como uma verdadeira decisão.
O técnico Ricardo Drubscky praticamente não tem nenhum problema para escalar a sua equipe, à exceção do lateral-direito Moisés, que não participou do empate contra o Vitória, na última rodada, e, machucado, segue de fora da equipe. Assim como na quarta=feira, Tiago Real deve ser improvisado no setor, mas Felipe Macedo corre por fora. Na frente, Welinton Júnior está machucado e não atua. Assim, Samuel e Ramon disputam a condição de titular. No restante, a equipe deve ser a mesma que atuou em Salvador.
Panoramas da partida
O jogo deste sábado é fundamental para as pretensões do Verdão no campeonato. Uma vitória, além de tirar o Alviverde da ZR, daria muita moral e tranquilidade à equipe, que teria uma semana cheia para trabalhar livre da pressão de ser um dos quatro últimos do campeonato. Nada melhor, então, que aproveitar um gramado de grandes dimensões e uma arquibancada praticamente vazia para encaixar a segunda vitória longe de casa e alcançar o objetivo. Raça, luta e determinação não podem faltar.
Ofensivamente, novamente o Coritiba deverá explorar a velocidade na frente como arma para incomodar a defensiva adversária e criar oportunidades de gol. Martinuccio, Élber (caso realmente atue) e Joel tendem a se movimentar muito para confundir a defensiva goiana e criar espaços. Neste sentido, a aproximação de Alex e Robinho, na frente, será fundamental. Aliás, o camisa 10 voltou a ser decisivo nas bolas paradas e deve levar esta arma para a partida no Serra Dourada. Por fim, o apoio dos laterais também será fundamental.
Na parte defensiva, o Coritiba deve prestar muita atenção no atacante Erik, uma das revelações do campeonato. O dianteiro do Goiás é bastante veloz e deve levar perigo à retaguarda Alviverde. Além dele, o meia Esquerdinha também vem se destacando e deve ser controlado. Por fim, é preciso cuidado com as chegadas surpresa dos volantes e com as bolas alçadas na área, uma das forças do time de Ricardo Drubscky.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Serra Dourada para empurrar os jogadores em busca desta fundamental vitória que viria para, depois de um longe tempo, tranquilizar um pouco os torcedores Alviverdes. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca destes tão almejados três pontos.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 28ª rodada
Goiás x Coritiba
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 11/10/2014, sábado
Horário: 18h30
Goiás:
Renan; Tiago Real (Felipe Macedo), Pedro Henrique, Jackson e Léo Veloso; Amaral, David, Thiago Mendes e Esquerdinha; Erik e Samuel (Ramon).
Técnico: Ricardo Drubscky
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Baraka, Robinho e Alex; Alejandro Martinuccio, Joel e Élber (Gil).
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra/SP
Assistente 1: Anderson José de Moraes Coelho/SP
Assistente 2: Carlos Augusto Nogueira Júnior/SP
4º Árbitro: Cléber Vaz da Silva/GO
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)