
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam neste sábado, 25, às 18h30, no Couto Pereira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Após ter vencido um confronto decisivo diante do Botafogo, que tirou o clube da ZR depois de um longo tempo, o Coritiba agora tenta consolidar a sua posição fora do grupo dos quatro últimos, mas terá um grande desafio pela frente, visto que enfrenta a melhor defesa do campeonato. Do outro lado, um Grêmio que incorporou a filosofia de seu treinador Luiz Felipe Scolari e, mesmo sem jogar um futebol vistoso, se mantém muito próximo ao G4 e tenta vencer para se aproximar da participação na próxima competição continental
Garra, força e disposição para se manter fora da ZR
Na última quarta-feira, 22, o Coritiba recebeu o Botafogo e, se esteve longe de apresentar um bom futebol, fez exatamente aquilo que deveria ser feito: venceu o rival carioca para, beneficiado por outros resultados, deixar a lanterna e a zona do rebaixamento depois de um longo período. A vitória começou a ser construída com um gol de Joel, ainda na primeira etapa. O camaronês aproveitou bom passe de Carlinhos para deixar o Verdão à frente. A expulsão de Aírton, no final do primeiro tempo, deveria facilitar as coisas para o Cori, mas não foi isso que aconteceu. Sem nada a perder, o Botafogo veio para cima e foi muito melhor na segunda etapa mesmo com um a menos. Entretanto, o Verdão conseguiu se segurar e, já no final do jogo, Alex fez um belo gol para trazer alívio ao Couto Pereira.
Aliás, o craque Alviverde vinha mal no jogo e até sendo vaiado por alguns torcedores. Entretanto, como típico de sua personalidade, esta talvez tenha sido a senha para que se apresentasse mais na partida e tivesse a chance de novamente ser decisivo. É justamente isso que a torcida espera de seu craque: que ele volte a ser fundamental no gramado e consiga ajudar o Verdão nesta caminhada. Por outro lado, todos os Coritibanos que estiverem no estádio têm o dever de empurrar o time durante os 90 minutos, nos bons e maus momentos da partida. A união será fundamental neste jogo diante do bom time do Grêmio, em que o Coritiba terá que se desdobrar para colher um resultado que pode ser fundamental para a campanha. Portanto, todos devem estar juntos, remando para o mesmo lado.
Em relação ao time, o técnico Marquinhos Santos não possui novos problemas e tem praticamente todo o seu elenco à disposição (a exceção é Gil, que levou o terceiro amarelo na última partida). Recuperado, Hélder volta a figurar entre os relacionados, mas a sua participação entre os titulares é incerta, visto que o volante ficou muito tempo sem atuar. Caso o treinador Alviverde opte por deixá-lo no banco, Sérgio Manoel segue na equipe. Na zaga, Welinton, que sentiu um problema antes da partida diante do clube carioca, também está à disposição, mas ficará como opção de banco. Luccas Claro forma dupla com Leandro Almeida. No restante, a equipe será a mesma que venceu no meio de semana.
De olho no G4, Grêmio busca os três pontos
Após a saída do técnico Enderson Moreira, justamente depois da derrota por 3x2 para o Coritiba no primeiro turno, o Grêmio parece ter resgatado a sua identidade com a contratação do técnico Luiz Felipe Scolari. Muito contestado após a trágica eliminação da seleção Brasileira na Copa do Mundo, o treinador vem resgatando sua imagem com uma boa campanha. Felipão montou uma defesa sólida, que leva pouquíssimos gols, e fez seu time voltar a marcar muito, como sempre foi sua característica nas equipes em que passou. Com isso, o Grêmio ganhou confiança e atualmente ocupa a sexta posição, um ponto abaixo do Atlético-MG, que fecha o G4. Assim, nem é preciso dizer que o objetivo do clube é vencer o Verdão e entrar na zona de classificação.
O time que enfrenta o Coritiba neste sábado terá duas baixas. Na defesa, o zagueiro Rhodolpho não se recuperou a tempo e está fora do jogo. Assim, Bressan segue fazendo dupla com Pedro Geromel. No meio, quem não atua é Luan, suspenso pelo terceiro amarelo. Para o seu lugar, Felipão tem duas opções. Ou lança o garoto Erik, uma das revelações da base gremista, ou promove a entrada de Fernandinho. Embora tenha testado o jovem meia durante a maior parte do treinamento desta sexta-feira, a tendência é que a confirmação da escalação seja feita minutos antes da bola rolar. No restante, a equipe deve ser a mesma que bateu o Figueirense por 1x0 na última quarta-feira.
Panoramas da partida
É certo que todas as partidas são decisivas para o Coritiba daqui até o final do campeonato, entretanto, este jogo diante do Grêmio pode fazer com que o Alviverde não só se consolide fora da ZR como também abra três pontos de vantagem, o que trará um pouco mais de tranquilidade para a partida diante do Corinthians, no próximo final de semana. Justamente por isso, a vitória é de fundamental importância. Entretanto, o jogo não será nada fácil e o Coritiba precisará de muita luta, raça e determinação para conseguir vencer o rival gaúcho e atingir seu objetivo. Fora de campo, o apoio precisa ser total e irrestrito.
Ofensivamente, o Verdão deverá concentrar suas forças nas atuações de Alex e Robinho, no meio-campo. Ambos precisam se movimentar muito para criar espaços e jogadas para a conclusão de Joel e Zé Eduardo, na frente. Além disso, uma boa alternativa a explorar são as jogadas em velocidade nas costas de Zé Roberto. Embora possua uma técnica extremamente diferenciada, o lateral, por sua idade, apresenta certa dificuldade na marcação. Assim, o Verdão pode colocar pressão naquele lado do campo para incomodar a meta de Marcelo Grohe. Do outro lado, Carlinhos, que fez boa partida diante do Botafogo, também precisará ser participativo. As jogadas de bola parada também podem ser um importante diferencial.
Na parte defensiva, a grande preocupação Alviverde deve ser mesmo com o goleador Hernán Barcos. O centroavante já fez 13 gols no campeonato (mais da metade do total do time gaúcho) e atravessa grande fase novamente. Por isso, a atenção com ele deve ser redobrada. Além do argentino, outro que merece destaque é Dudu (ex-Coritiba), que possui muita velocidade e deve incomodar a defensiva Coxa-Branca. Por fim, o Verdão precisará ficar atento às chegadas de Christian Riveros, que sempre costuma invadir a área adversária, surpreendendo os esquemas defensivos, e com as jogadas de bola parada, uma das forças dos times treinados por Felipão.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Alviverde comparecerá em maior número em relação à partida diante do Botafogo, no meio de semana, e empurrará os jogadores durante os 90 minutos da partida. Os três pontos diante do Grêmio são absolutamente fundamentais e podem clarear a situação do Coritiba na tabela. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Este é mais um jogo decisivo e o Verdão precisa muito de sua energia.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 31ª rodada
Coritiba x Grêmio
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 25/10/2014, sábado
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Hélder (Sérgio Manoel), Rosinei, Robinho e Alex; Joel e Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
Grêmio:
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Zé Roberto; Ramiro, Matheus Biteco, Christian Riveros e Erik (Fernandinho); Dudu e Hernán Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva/PA (Asp. FIFA)
Assistente 1: Cleriston Clay Barreto Rios/SE (FIFA)
Assistente 2: Marcio Gleidson Correia Dias/PA (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)