
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético-GO se enfrentam nesta quarta-feira, 12, às 20h30, no Serra Dourada, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de superar o Flamengo na estreia de Marquinhos Santos, Deivid e Raúl Ruidiaz, o Verdão sai de casa para tentar o segundo triunfo consecutivo e melhorar os seus números "na estrada". Será a primeira oportunidade de ver uma nova postura do time em domínios adversos. Pela frente, o lanterna Atlético-GO, que estreia técnico novo e tenta se reabilitar para ainda ter uma chance de escapar da volta à segunda divisão nacional
Coxa tenta apresentar nova atitude para pontuar e melhorar na classificação
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Flamengo, no Couto Pereira e, se não foi brilhante, pelo menos demonstrou comprometimento com a vitória, superando a equipe carioca por 3x0. Depois de muito tempo, o Alviverde entrou em campo sem qualquer improvisação, com dois laterais ofensivos e com Gil jogando na posição de segundo volante, como deveria ser há muito tempo. Assim, contando com ótimas atuações individuais, principalmente de Lincoln e Rafinha e com a boa presença de Deivid no comando de ataque, o Alviverde dominou as ações do jogo e, naturalmente, construiu a vantagem sobre o rubro-negro carioca, dando o primeiro passo para acabar com o pesadelo e, finalmente, olhar para cima na classificação.
Agora o desafio é concretizar a mudança de postura também longe de casa. Marquinhos Santos, que deixou boa impressão na estreia, busca este equilíbrio para fazer com que a equipe pontue. Uma boa oportunidade para isso é já nesta rodada, quando o Verdão desafia o lanterna, sem qualquer pressão da torcida adversária e em um gramado de boas dimensões. Mas para conseguir o objetivo de vencer a segunda partida do campeonato longe do Couto Pereira, os jogadores Alviverdes precisarão demonstrar ainda mais garra e determinação, sem subestimar a situação do adversário desta quarta.
Em relação à montagem do time, a tendência é que Marquinhos Santos mantenha a mesma estrutura tática que derrotou o Flamengo, entretanto, o treinador terá que superar alguns desfalques. Machucados, Rafinha e Rafael Bonfim foram vetados e se juntam a Emerson, Pereira e Roberto nos processos de recuperação no DM Alviverde. Além deles, Lincoln recebeu o terceiro amarelo e também está impossibilitado de atuar. Escudero retorna de suspensão e forma a zaga com Demerson, enquanto que Robinho deve aparecer no setor de criação com Éverton Ribeiro. Thiago Primão corre por fora nesta briga. Na vaga de Lincoln, quem deve ter a oportunidade de começar jogando é o peruano Raúl Ruidiaz, que tende a formar dupla de ataque com Deivid. Retornando de lesão, Éverton Costa é outra opção para Marquinhos Santos, mas deve começar a partida no banco de reservas.
Artur Neto retorna ao Dragão para tentar cumprir a missão de salvar o time da série B
A situação do Atlético-GO neste Campeonato Brasileiro não é nada fácil. Desde o começo da competição, a equipe goiana permanece nas últimas quatro colocações e, embora tenha apresentado uma breve reação na metade do turno, não consegue manter os bons resultados e agora ocupa a lanterna. Sem outra alternativa, a diretoria do Dragão, que até então mantinha o técnico Jairo Araújo como interino, foi atrás de um treinador mais experiente e, ainda na manhã desta terça-feira, 11, anunciou o retorno de Artur Neto ao time, que tenta dar uma sacudida no elenco para tentar a recuperação.
O novo técnico do rubro-negro goiano não terá muito tempo para impor a sua mentalidade tática na equipe e manterá boa parte da formação que vinha sendo utilizada por Jairo Araújo. Joílson e Bida, suspensos pelo STJD, seguem desfalcando a equipe. Com isso, Marcos, que marcou o gol de empate contra a Portuguesa na última rodada, continua na lateral-direita. No meio, quem reaparece é Ernandes. Depois de cumprir suspensão automática, o volante "rouba" a vaga de Carlos e será um dos responsáveis pela contenção. Na frente, Artur Neto mantém Patric, esperando uma melhor movimentação de seu centroavante. Alexandre Oliveira, ex-Coritiba, e que disputou o último Paranaense pelo Londrina, deve ser o outro jogador no ataque.
Panoramas da partida
O jogo desta quarta-feira é fundamental para a afirmação do Coritiba no Campeonato Brasileiro. Uma vitória diante do Atlético-GO praticamente afundaria o Dragão na lanterna e daria mais um respiro para o Alviverde na luta contra o rebaixamento. A expectativa é que Marquinhos Santos consiga fazer com que os jogadores se livrem dos vícios defensivos em partidas disputadas longe do Couto Pereira e implante a sua filosofia de jogo. Assim, o Coritiba teria mais chance de alcançar o resultado positivo. Garra, determinação, atenção e muita vontade também serão ingredientes fundamentais para que o Verdão consiga atingir o seu objetivo.
Ofensivamente, Éverton Ribeiro e Raúl Ruidiaz devem ser os principais jogadores do Verdão na partida, pois serão os responsáveis por puxarem os contra-ataques e realizarem a aproximação a Deivid, no comando. As chegadas de Gil ao ataque também devem ser boas opções para confundir a defensiva adversária. Eltinho e Ayrton, que se mostraram bastante efetivos no apoio diante do Flamengo, devem também mostrar esta característica no Serra Dourada. Por fim, a bola parada do lateral-direito Coxa-Branca, sempre perigosa, deve ser outra arma Coritibana no jogo desta quarta-feira.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidado com a movimentação do centroavante Patric, na referência. Embora não tenha feito jogos excepcionais, é um atleta perigoso, que requer atenção da defensiva Alviverde. O conhecido Alexandre Oliveira é outro que deve ser vigiado pela marcação Alviverde. Além deles, o Coritiba deve prestar atenção nas chegadas-surpresa do volante Marino, que se solta ao ataque e arremata em gol sempre que surge uma oportunidade, levando perigo aos adversários. Por fim, os zagueiros Alviverdes devem estar atentos às jogadas de bola parada, principalmente nos cruzamentos para a área, para evitar gols bobos.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do Serra Dourada para empurrar o Verdão rumo à segunda vitória longe de casa neste Campeonato Brasileiro. De ânimo renovado, a galera Alviverde acompanhará o desempenho da equipe em Goiânia e enviará energias e vibrações positivas para que o time Coritibano consiga o triunfo e retorne para a capital paranaense um pouco mais tranquilo na luta contra o rebaixamento.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 24ª rodada
Atlético-GO x Coritiba
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 12/09/2012, quarta-feira
Horário: 20h30
Atlético-GO:
Márcio; Marcos, Gustavo, Reniê e Eron; Dodó, Ernandes, Marino, Alexandre Oliveira e Danilinho; Patric.
Técnico: Artur Neto
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson, Sergio Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Robinho (Thiago Primão) e Éverton Ribeiro; Raúl Ruidiaz (Éverton Costa) e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Fábio Pereira/TO (Asp. FIFA)
Assistente 2: Guilherme Dias Camilo/MG (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Cléber Vaz da Silva/GO
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)