
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Criciúma se enfrentam neste sábado, 24, às 21h, no estádio Heriberto Hülse, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de fazer a sua estreia na Copa Sulamericana em uma partida de baixíssimo nível técnico, o Coritiba volta as suas atenções para o Brasileirão e tenta vencer o Criciúma para quebrar uma sequência de três partidas sem vitória e retomar o seu caminho na principal competição do futebol nacional. Para isso, terá que superar, novamente, os inúmeros desfalques. Pela frente, terá o time catarinense, que abre a zona do rebaixamento, mas é bastante forte em casa e tentará usar a força de seu estádio para conseguir os três pontos
Coxa tenta driblar os desfalques e necessita de uma vitória
Quando o Coritiba foi eliminado da Copa do Brasil de maneira ridícula pelo Nacional de Manaus, houve quem dissesse que o Alviverde optou por chegar à Copa Libertadores via Sulamericana, visto que o caminho seria mais fácil. De fato, os times que compõem a competição internacional apresentam nível técnico bastante inferior aos clubes que restaram na Copa do Brasil. Entretanto, a falta de vontade, o desinteresse e a mediocridade técnica demonstrada pelo Coritiba diante do Vitória veio para calar quem ainda ousasse sustentar esta tese. Em mais uma partida pobre, em que criou muito pouca coisa, o Coritiba vinha segurando o empate com o rubro-negro baiano até os 44 minutos do segundo tempo, quando Vanderlei falhou bisonhamente em uma cobrança de falta de Fabrício que entrou no meio do gol e decretou a derrota.
É necessário acordar. A atuação da equipe Coxa-Branca no Barradão sugere que possa existir alguma coisa em desacordo no Alto da Glória. Para um time que defende a ideia que irá brigar por títulos ainda este ano, o nível técnico das últimas apresentações vem desmentindo isso. É preciso muito mais do que isso para voltar a sonhar pois, aos poucos, o Coritiba vai se afastando de seus objetivos. Talvez a única coisa positiva do jogo em Salvador foi a estreia de Vitor Júnior, que se movimentou bem e mostrou que pode ser útil no esquema de Marquinhos Santos. Aliás, o comandante Alviverde precisa ter voz mais ativa e cobrar de seus atletas, que demonstram estar muito acomodados com a atual situação.
Mais uma vez, o treinador Alviverde terá inúmeros desfalques para o jogo. Aliás, outra coisa meio inexplicável a essa altura do campeonato é o absurdo número de lesões. Alguém precisa ser cobrado. Para o jogo diante do Criciúma, o Coritiba está sem: Chico, Sérgio Manoel, Robinho, Alex, Lincoln e Geraldo, todos no DM. Além deles, Willian e Emerson ainda não sabem se vão ou se ficam e Bill está suspenso. Assim, Marquinhos Santos precisa quebrar a cabeça para montar um time competitivo. Pelo menos, ele poderá contar com as voltas de Victor Ferraz e Diogo que, com Escudero e Leandro Almeida, formam a zaga. O meio deve ter Júnior Urso, Gil, Marcos Paulo e Bottinelli. Na frente, a tendência é que Vítor Júnior e Arthur sejam confirmados, com Keirrison e Júlio César como opções. A definição ficará para minutos antes da bola rolar.
Também com muitos desfalques, Criciúma tenta deixar a ZR
A exemplo do Coritiba, o Criciúma fez a sua estreia na Copa Sulamericana no meio da semana e também perdeu. A diferença é que o resultado do Tigre foi ainda pior, pois a equipe catarinense foi derrotada pela Ponte Preta em casa, por 2x1. Isso significa que o Criciúma terá uma árdua missão pela frente caso queira atingir a fase internacional da Copa Sulamericana. Para piorar a situação, o Tigre ainda passa por dificuldades no Campeonato Brasileiro, visto que abre a zona do rebaixamento com apenas 14 pontos. Em virtude disso, a intenção dos jogadores e comissão técnica é iniciar uma sequência de bons resultados para deixar as últimas colocações.
Mas a missão do clube catarinense não será nada fácil. O clube vive um momento de ebulição, a ponto da torcida apedrejar os carros dos próprios jogadores após a derrota pela Sulamericana. Além disso, na manhã desta sexta-feira, a diretoria confirmou a demissão de Osvaldo Alvarez. Sílvio Criciúma é quem comandará o time. Dentro de campo, a situação é parecida com a do Coritiba: muitos desfalques por lesão. Daniel Carvalho, Éwerton Páscoa, Fábio Ferreira, Ivo e Wellington Paulista estão no DM. Além deles, Gílson está suspenso, engrossando a lista de desfalques. A tendência é que Marlon assuma a lateral-esquerda, Élton (recuperado de lesão) volte ao meio e Marcel forme a dupla de ataque com Lins. Entretanto, a definição também deve ficar para minutos antes da bola rolar.
Panoramas da partida
Independente se vai atuar com um, cinco ou dez desfalques, o Coritiba precisa ir até Criciúma e vencer o seu adversário. Não há mais desculpas para continuar adiando os três pontos. Rodada após rodada, o Alviverde vem caindo na classificação e, caso ainda queira brigar na parte de cima da tabela, é obrigatório que vença o Tigre. A atual situação do adversário pode, inclusive, ajudar o Coritiba, pois a torcida catarinense está impaciente e deve cobrar dos jogadores desde os primeiros minutos. Cabe ao Coritiba utilizar a inteligência e aproveitar os contra-ataques.
Ofensivamente, o Coritiba continuará sentindo a falta de criatividade no meio-campo. Sem Alex e Lincoln, a equipe tem muitas dificuldades em criar jogadas e tem chegado muito pouco à meta adversária nos últimos jogos. Para o jogo diante do Criciúma, como provavelmente irá atuar sem uma referência fixa na área, o Alviverde precisa utilizar a velocidade para chegar ao ataque. Nesse sentido, Vítor Júnior e Arthur terão papel fundamental no jogo. As jogadas de bola parada de Bottinelli e o apoio dos laterais também serão boas alternativas para que o Verdão chegue à tão esperada vitória.
Na parte defensiva, o Verdão ganha com as ausências de Ivo e Wellington Paulista. Os dois são duas das referências técnicas da equipe de Vadão e farão bastante falta ao Criciúma. De qualquer forma, o Coritiba deverá prestar bastante atenção em jogadores como Fabinho e Lins. O atacante, inclusive, vem fazendo um bom Brasileirão e merece cuidados especiais. Além disso, é preciso muita atenção nas jogadas de bola parada e nos chutes de longa distância de João Vítor.
Mais uma vez, a torcida Coxa-Branca viajará até Santa Catarina e estará presente nas arquibancadas do Heriberto Hülse para apoiar os jogadores em busca dos três pontos que servirão para interromper a sequência de mais resultados e, quem sabe, devolverão o Coritiba ao G4, mas é preciso raça e determinação. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, milhares de Guerreiros Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 16ª rodada
Criciúma x Coritiba
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data: 24/08/2013, sábado
Horário: 21h
Criciúma:
Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo Moura e Marlon; Serginho, Élton, João Vítor e Fabinho; Lins e Marcel.
Técnico: Osvaldo Alvarez (Vadão)
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Sergio Escudero e Diogo Goiano; Júnior Urso, Gil, Marcos Paulo e Darío Bottinelli; Vítor Júnior e Arthur.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Rodrigo Guarizo F. do Amaral/SP
Assistente 1: Márcio Eustáquio S. Santiago/MG
Assistente 2: Fabiano da Silva Ramires/ES
4º Árbitro: Carlos Eduardo Vieira Areas/SC
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)