
PRÉ-JOGO
O Coritiba já cometeu todos os deslizes possíveis e aceitáveis este ano. Chegou a hora de voltar aos trilhos da vitória, pois o time atualmente possui a terceira pior campanha do segundo turno: somou apenas 4 pontos, tem a pior defesa, com 9 gols sofridos, e o sétimo pior ataque, com 5 gols.
Não há dúvidas de que existe alguma coisa errada com o elenco, pois esses mesmos jogadores que levaram o Cori à liderança do campeonato no final do primeiro turno, não podem ter esquecido como se joga bola. Porém, esse é um assunto para o Departamento de Futebol resolver, ou pelo menos deveria ser.
De qualquer forma, o Presidente Giovani Gionédis esteve reunido na noite de ontem (segunda-feira) com o técnico Paulo Bonamigo e alguns conselheiros para avaliar o atual momento do Coxa no campeonato.
O torcedor Coxa-Branca espera que todas as possíveis questões extra-campo tenham sido resolvidas e que a equipe volte a mostrar o futebol do final do primeiro turno.
Mais mudanças no Cori
Devido às suspensões de Márcio Egídio e Luis Paulo, e à disponibilidade do zagueiro Índio e do atacante Anderson Gomes, o técnico Paulo Bonamigo deverá alterar novamente o sistema tático do Cori.
O site oficial do Clube confirma as entradas do zagueiro Índio na zaga e de Andrezinho na lateral-direita, no lugar de Luis Paulo, assim como confirma a presença de Anderson Gomes no ataque. O site encerra a notícia com os seguintes dizeres do técnico Paulo Bonamigo: “Penso em colocar o maior tempo possível a equipe que mais atuou até o momento”.
Contra o Tufão, como é carinhosamente chamado o São Raimundo, o time de Bonamigo deverá atuar com três zagueiros: Henrique, Índio e Marcelo Batatais, pois Egídio está suspenso. Neste formato tático, o Cori jogará sem um primeiro volante de ofício, devendo fazer essa função o segundo volante Paulo Miranda. Resta a dúvida: Paulo Miranda tem preparo físico para atuar nessa posição?
Completando o meio campo desse 3-5-2, Andrezinho que é o substituto natural de Luis Paulo, defenderá a ala direita, enquanto Ricardinho cobrirá a ala esquerda; Jackson e Cristian fecham o setor.
No ataque, Anderson Gomes tem lugar garantido. Fica a dúvida de quem irá vestir a camisa nº 9. Pelo jeito, Bonamigo não gostou do rendimento de William, pois caso contrário não estaria em dúvida. No entanto, não há muitas opções, já que Alberto está novamente machucado e o desempenho do centroavante Jefferson não parece estar agradando ao treinador.
O adversário
O técnico do Tufão, Roberto Fonseca, contará com os retornos dos jogadores Delmo, atacante, e Rogério, lateral-esquerdo, mas ainda não poderá contar com o atacante Maurílio, que se recupera de lesão. O meia Vidinha é o principal atleta do time amazonense.
A inteligência da Nação Coxa-Branca
O torcedor do Alviverde sabe que seu apoio deve ser incondicional, independentemente dos jogadores que estiverem em campo. A vaia durante o jogo só aumenta a pressão sobre o elenco, o que poderá atrapalhá-lo ainda mais. Se cobranças forem necessárias, que sejam feitas no momento oportuno: após o fim do jogo.
O São Raimundo não deverá jogar aberto, mesmo estando em posição incômoda na tabela, a apenas dois pontos da zona de rebaixamento. O técnico do Tufão sabe que um empate dentro do Couto é um grande resultado para a sua equipe. Porém, isso não impedirá que os jogadores do clube amazonense forcem os erros da equipe Coxa-Branca, que têm sido frequentes ultimamente, para saírem em contra-ataques.
Já os jogadores do Coritiba têm que voltar a honrar a gloriosa camisa que atualmente usam, pois trabalham em um Clube com uma das melhores estruturas do país, que fornece total apoio aos jogadores.
Podem existir jogadores que não amam o Coxa como faz o zagueiro Henrique, mas que esses jogadores respeitem a camisa que vestem e joguem com dedicação, vontade e raça; senão pela grande Nação Coxa-Branca, que seja então para honrar o contrato de trabalho que assinaram, em geral, com seus polpudos salários.
É isso mesmo, o torcedor Alviverde quer ver em campo 11 jogadores comprometidos com a causa Coxa-Branca, ou seja, o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, já em 2007! Esta Nação não merecia ter caído e não merece permanecer na Segundona.
Já que não está sendo possível o comprometimento de todos os jogadores com o objetivo do Coritiba, aqueles que não se importarem com a situação do Clube, que tenham caráter profissional e cumpram, ao menos, seu trabalho, profissionalmente.
Resta à Nação Coxa fazer o seu papel e lotar as arquibancadas do Monumental do Alto da Glória, mesmo pagando caro pelo futebol apresentado pela equipe, porque o Coritiba precisa de sua Torcida como nunca.
Cantar, cantar, cantar! Apoiar, apoiar, apoiar! Enfim, declarar todo o amor pelo Glorioso. Quem sabe, a Nação coritibana não toca a alma daqueles que não estão comprometidos com o retorno do Cori à Série A? Pois essa mesma equipe já chegou à liderança da competição e não pode ter esquecido, de uma hora para outra, como se joga bola.
Nação Coxa-Branca, faça a sua parte!
Ração, Verdão! Primeira Divisão!
Campeonato Brasileiro 2006 – Série B - 25ª rodada
Coritiba x São Raimundo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba
Data: 19/09/2006, terça-feira
Horário: 20h30
Coritiba:
Artur; Henrique, Índio e Marcelo Batatais; Andrezinho, Paulo Miranda, Jackson, Cristian e Ricardinho; Anderson Gomes e William
Técnico: Paulo Bonamigo
São Raimundo:
Flávio Mendes; Rogério, Flávio Mineiro, Djair, e Vítor Boleta; Macaé, Doriva, Piá e Vidinha; Butti e Delmo
Técnico: Roberto Fonseca
Arbitragem
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Assistente 1: Geraldo José Vollet Pinheiro (SP)
Assistente 2: Dante Mesquita Júnior (SP)
4º Árbitro: Cleivaldo Bernardo (PR)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)