
SÉRIE A
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
Segundo informações do site Chance de Gol, a possibilidade de rebaixamento do Coritiba após a vitória diante do Fluminense, somado aos demais resultados da rodada, melhorou muito com relação à última matéria do Portal CXn.
Pela terceira rodada consecutiva, o Coxa foi ajudado pelos outros resultados. O diferencial, é que nesta rodada o próprio Coritiba resolveu se ajudar. Venceu, deixou a zona de rebaixamento e pela primeira vez, abriu uma pequena vantagem sobre ela. Pulou da 17ª para a 15ª colocação na classificação do Brasileirão, com 37 pontos e viu a chance do desastre Alviverde passar de 48,9% para 17,7%.
Confira a linha da degola no Brasileirão:
12 - Sport - 1.1%
13 - Figueirense - 5.3%
14 - Palmeiras - 3.8%
15 - Coritiba - 17.7%
16 - Chapecoense - 23.6%
17 - Vitória - 66.6%
18 - Botafogo - 88.5%
19 - Bahia - 94.7%
20 - Criciúma - 98.7%
Os critérios adotados pelo Chance de Gol, são probabilidades calculadas para cada um dos resultados possíveis (vitória, empate e derrota) de cada jogo. A partir de milhares de simulações de todos os jogos ainda não realizados do campeonato em questão, são calculadas todas as possibilidades de cada uma das equipes. O resultado de um jogo depende da força de cada oponente, mas há também uma dose de acaso e imprevisibilidade. As forças de cada clube, após quantificadas e ordenadas, são publicadas periodicamente nos Rankings Chance de Gol. A forma como as forças de cada time são calculadas se encontra descrita na seção Entenda os Rankings.
Para calcular as probabilidades de vitórias, empates e derrotas veiculadas no Chance de Gol, são considerados, entre diversos outros fatores, o local de jogo (se em casa, fora de casa ou em campo neutro) e a força dos adversários que, por sua vez, se baseia essencialmente em resultados passados. Além disso, é dada muito pouca importância a fatos como "o time A nunca foi longe em competições intercontinentais" ou "O time B não vence uma semifinal há cinco campeonatos seguidos" e a informações de cunho puramente histórico como "o time C já foi campeão mundial enquanto o time D nunca havia disputado a copa continental". Todos os cálculos levam em conta os jogos realizados estritamente dentro de um período especificado (12, 24 ou 48 meses), pois os resultados e títulos obtidos há 10, 20 ou 40 anos nada têm a ver com o estágio atual dos times.
No decorrer de um campeonato, cada time tem uma seqüência diferente de jogos a disputar, envolvendo adversários com forças diferentes em locais diferentes. Além disso, após cada rodada, os pontos ganhos, saldo de gols, número de vitórias, etc. das equipes participantes obviamente se alteraram. Também em conseqüência dos resultados da rodada, as forças dos futuros adversários de cada time são atualizadas e, conseqüentemente, as chances de classificação à próxima fase, ida à repescagem, etc. também são alteradas. Por isso, ao longo de um campeonato, nem sempre coincidirão as ordenações dos times por pontos ganhos e por chances de título ou classificação.
Todas as chances divulgadas no Chance de Gol (chances de vitória, empate e derrota no próximo jogo, chances de classificação à próxima fase, chances de ser campeão etc.), bem como as forças de cada time, são baseadas em um modelo de probabilidades e calculadas através de técnicas matemáticas e estatísticas desenvolvidas em Tese de Mestrado (pelo Depto. de Estatística da USP) e testadas detalhadamente desde a Copa do Mundo de 1998.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)