Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Fazendo uma campanha de meio de tabela, afinal está em 9º lugar na classificação do Brasileirão 2023 com 21 pontos ganhos, o Cruzeiro reencontra o Coritiba na série A buscando continuar com a boa fase, já que vem de uma vitória por 1 x 0 fora de casa contra o Vasco da Gama em São Januário.
O jogo será na Arena Independência, em virtude das precárias condições do gramado do Mineirão. Interessante ressaltar que neste jogo o Cruzeiro fez uma parceria com o programa Mesa Brasil, do Sesc, e realiza uma ação social de combate à fome. A campanha Férias Sem Fome visa oferecer um suporte às comunidades em situação de vulnerabilidade alimentar. Cada torcedor que adentrar ao estádio poderá contribuir com 1 kg de alimento.
A campanha do Cruzeiro como mandante neste campeonato é de três vitórias, um empate e foi derrotado em quatro oportunidades, portanto uma campanha regular.
O técnico Pepa deverá fazer três alterações em relação ao time que jogou contra o Vasco. A primeira deve ser a entrada de Palácios recém-contratado, lateral colombiano que estava no Elche da Espanha, que vai substituir William suspenso por acúmulo de cartões amarelos. A segunda deve ser o retorno do zagueiro Lucas Oliveira, que ficou fora do jogo anterior por suspensão e deve assumir o lugar de Neris, que até foi bem contra o Vasco, mas deve voltar para o banco de reservas. A terceira será a volta de Marlon na lateral esquerda, no lugar de Kaiki. Marlon aliás vem sendo um dos destaques do Cruzeiro neste campeonato, sendo considerado um dos melhores laterais da série A. O volante Lucas Silva, que retornou do Grêmio, também já está regularizado e pode ficar à disposição do técnico Pepa.
O zagueiro Luciano Castan, que por duas temporadas defendeu o Coritiba (2021 e 2022), vem se destacando na defesa da equipe mineira, sendo titular absoluto da posição.
Como curiosidade os jogadores Gabriel e Bruno Viana do Coritiba irão reencontrar o clube em que foram formados. O goleiro Gabriel não chegou a jogar no profissional do time do Cruzeiro, de onde saiu muito novo para ir ao Milan, em 2012. Já o zagueiro Bruno Viana chegou a atuar várias partidas no ano de 2016 quando o técnico do time era o português Paulo Bento, depois disso o jogador seguiu para a Europa.
A provável formação do Cruzeiro que vai enfrentar o Coritiba neste domingo às 11h em Belo Horizonte deve ser: Rafael, Palácios, Lucas Oliveira, Castan e Marlon; Matheus Jussa, Mateus Vital e Felipe Machado, Wesley, Stênio e Bruno Rodrigues.
O Coritiba terá um grande desafio neste domingo que é de quebrar um tabu que já dura 19 anos sem vitória em Belo Horizonte sobre o Cruzeiro. A última vitória alviverde foi em 2004 quando venceu por 3 x 0 no Mineirão. Ao todo, foram 22 jogos entre essas duas equipes em Minas Gerais e o Coritiba só venceu duas perdendo 13 jogos, com sete empates. No último jogo entre as duas equipes, pela série B de 2021 deu empate em 0 x 0, em jogo realizado no Mineirão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)