
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Botafogo pretende não repetir a sequência do primeiro turno quando empatou com o América/MG e perdeu as próximas quatro partidas contra Coritiba, Goiás, Palmeiras e Avaí. O fato é que o empate com o time mineiro aconteceu novamente (assim como no 1º turno) na última partida disputada no estádio Engenhão no Rio de Janeiro. Essa sequência custou ao time carioca a descida para o 17º lugar na classificação do primeiro turno, portanto, dentro da zona de rebaixamento.
O problema é que o Botafogo é o segundo pior mandante do Brasileirão de 2022, com apenas três vitórias nos 13 jogos disputados até aqui, com aproveitamento de apenas 33,3% dos pontos em casa, ficando atrás somente do lanterna Juventude. A posição de meio de tabela que a equipe ocupa até aqui se deve muito mais à campanha do time fora de casa, situação inédita do Botafogo desde que o campeonato começou a ser disputado por pontos corridos em 2003, ou seja, desde lá o Botafogo não tinha um aproveitamento tão bom fora de casa como está tendo nesta série A de 2022.
A equipe carioca ocupa atualmente a 12ª posição na tabela de classificação com 31 pontos ganhos com uma campanha de 8 vitórias, 7 empates e 11 derrotas. Além disso o clube tem o 6º pior ataque da competição com 25 gols em 26 jogos.
Apesar da má campanha em casa, o técnico português Luiz Castro afirma que a equipe vem encorpando no 2º turno, após a janela de contratações de julho, onde o Botafogo fez algumas contratações importantes como o zagueiro Adryelson, vindo Sport de Recife, o lateral esquerdo Marçal que estava no Wolwes da Inglaterra, o meia Carlos Eduardo que estava no futebol árabe e os atacantes Tiquinho Soares que veio do Olympiacos da Grécia e o também atacante Jefinho que estava no Resende do Rio de Janeiro, jovem jogador que tem sido o destaque da equipe nos últimos jogos, se mostrando um atacante de lado, rápido e agudo, sempre procurando o drible. Todos esses jogadores mencionados estão atuando como titulares, fazendo com que o técnico Luiz Castro consiga repetir a escalação por vários jogos, o que não acontecia anteriormente quando a equipe era muito mudada entre um jogo e outro.
O técnico ainda pode contar, para o jogo com o Coritiba, com os retornos do meia Gustavo Sauer e do atacante Diego Gonçalves que estavam entregues ao DM mas que estão recuperados e podem ser relacionados. Por outro lado, o atacante Erison, que vinha sendo titular da equipe carioca durante todo o 1º turno, foi negociado por empréstimo ao Estoril de Portugal.
A provável equipe que enfrentará o Coritiba neste sábado deve formar com: Gatito Fernandez, Saravia, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo; Jefinho, Tiquinho Soares e Victor Sá.
O histórico deste confronto, em jogos disputados na cidade do Rio de Janeiro apresenta um total de 17 jogos, sendo que o Coritiba tem apenas 1 vitória, com 6 empates e 10 derrotas. O último confronto entre as duas equipes, realizado no Rio de Janeiro foi pela série B de 2021 e deu Botafogo que venceu por 2 x 0. Pela série A de 2020 houve empate em 0 x 0. Na partida válida pelo 1º turno da série A de 2022, realizada no Couto Pereira, o Coritiba venceu por 1 x 0, gol de Igor Paixão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)