
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira, 13, às 20h30, no Engenhão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de reencontrar a vitória diante do Grêmio, no Couto Pereira, apresentando um bom futebol, o Verdão agora tenta quebrar o jejum de triunfos longe de casa diante de um adversário em evolução. Melhor time no returno, o Fluminense tenta se recuperar da derrota no Fla-Flu e resgatar o seu caminho também em busca da vaga na Copa Libertadores do próximo ano
Empolgado, e com a volta de Rafinha, Verdão parte para a decisão
No último final de semana, o Verdão recebeu o Grêmio, no Couto Pereira, para retomar o caminho das vitórias na competição nacional após dois fracassos atuando longe do Alto da Glória. Com uma boa atuação, tanto no conjunto, como na parte individual, o Verdão não deu qualquer chance ao time gaúcho, que vinha de bons resultados, e venceu, naturalmente, a equipe Tricolor por 2x0. A boa combinação de resultados nas outras partidas da rodada fez com que o Cori pulasse da 11ª para a oitava colocação, permitindo que o sonho de disputar a próxima Copa Libertadores da América voltasse a ser cogitado de maneira mais contundente, visto que a diferença para o G-5 foi reduzida para seis pontos.
Mas para que o Coritiba tenha qualquer chance na competição, é fundamental que se melhore o desempenho nas partidas fora de casa, o grande calcanhar de Aquiles da campanha Alviverde no Brasileirão. E nada melhor do que um jogo com cara de decisão, frente a um concorrente direto, para começar a mudar esta história. A partida diante do Fluminense pode fazer com que a diferença para o G-5 seja reduzida para três pontos e coloque, definitivamente, o Verdão na disputa. Por isso, os jogadores e o técnico Marcelo Oliveira devem entrar com espírito de final de competição no gramado do Engenhão.
Sobre o time, a única novidade em relação à equipe que derrotou o Grêmio na última rodada deverá ser a volta de Rafinha, recuperado da lesão na coxa que o afastou das últimas três rodadas. O meia, que aparenta estar com muita vontade de retornar aos gramados, reassume o seu lugar no setor, mandando Everton Costa de volta ao banco de reservas. Ainda sofrendo com uma tendinite, Leandro Donizete novamente será desfalque, e Willian permanece como volante. Da mesma forma, Jeci compõe a zaga com o valorizado Emerson, enquanto que, no banco, Davi, Anderson Aquino e Everton Costa surgem como principais opções.
Fluminense quer apagar o Fla-Flu e voltar a vencer para continuar sua luta pela Libertadores
Com a melhor campanha do returno, o Fluminense enfrentou o maior rival, Flamengo, na condição de favorito para vencer o clássico. E mesmo após estar à frente do placar por duas vezes, o Tricolor carioca acabou sofrendo o empate em um lance muito contestado pelos torcedores e, principalmente, jogadores e, poucos minutos depois, tomou a incrível virada. O resultado levou o técnico Abel Braga à loucura e o treinador, inclusive, recusou-se a sair do campo após ter sido expulso pelo árbitro. O revés acabou afastando um pouco o Fluminense do G-5 e freou a boa recuperação do time das Laranjeiras no returno.
A verdadeira batalha no Engenhão trouxe significativas baixas para a equipe que enfrenta o Coritiba nesta quinta. Expulso, Souza cumpre suspensão, da mesma forma que Leandro Euzébio, que recebeu o terceiro amarelo naquela partida. Já o volante Diguinho acabou fraturando a costela. Diogo e Valencia disputam o seu lugar. As notícias boas ficam por conta do retorno do zagueiro Digão, que não atuou no clássico por estar suspenso, e do atacante Fred, que retornou às pressas do amistoso da seleção Brasileira no México para atuar na partida. No setor de criação, a dúvida fica entre Deco e Lanzini, com mais chances para o brasileiro.
Panoramas da partida
É inegável que o Coritiba enfrentará uma verdadeira decisão no Rio de Janeiro, onde só a vitória interessa para que o sonho de disputar a próxima Copa Libertadores seja mantido. Para isso, é fundamental que o Coritiba atue com mais coragem e determinação do que vem apresentando nas últimas partidas longe do Alto da Glória. Os jogadores devem esbanjar raça e vontade para superar os atletas do Fluminense nestes quesitos, ganhando todas as divididas próximas às áreas e saindo sempre em vantagem.
Ofensivamente, o Coritiba ganha muito com a volta de Rafinha, apesar do bom papel que Everton Costa vinha desempenhando em sua ausência. Com o habilidoso meia, o Verdão ganha em velocidade e terá ainda mais volume de jogo pelos cantos do gramado. A participação de Marcos Aurélio e Tcheco, na criação das jogadas, também será fundamental para que o Verdão produza boas jogadas de ataque, criando chances para as finalizações de Bill, no comando. As jogadas de bola parada também serão excelentes opções. No banco, Davi, Anderson Aquino e Everton Costa podem entrar a qualquer momento e modificar os panoramas do jogo.
Na parte defensva, é preciso tomar muito cuidado com o qualificadíssimo ataque adversário, formado por Rafael Sóbis e Fred. Ambos podem decidir o jogo em apenas uma bola e devem ser vigiados em todos os momentos. Além deles, é fundamental conter as descidas dos dois laterais do Fluminense, Mariano e Carlinhos, que apoiam muito o ataque Tricolor, produzindo ótimas jogadas de linha de fundo. Na meia, o experiente Deco precisa ser muito bem marcado, para que se evite a criação de jogadas neste setor do campo, o que facilitaria a conclusão dos homens de frente.
Certamente, a torcida Coxa-Banca estará presente nas arquibancadas do Engenhão para apoiar o Verdão em mais esta importantíssima partida do Campeonato Brasileiro, que pode definir o futuro do Coritiba na competição. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, os diversos torcedores Alviverdes esperam uma vitória para conduzir o Cori no caminho rumo à disputa da próxima Taça Libertadores e que coroaria o 102° aniversário do maior clube do Estado.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 29ª rodada
Fluminense x Coritiba
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13/10/2011, quinta-feira
Horário: 20h30
Fluminense:
Diego Cavalieri; Mariano, Digão, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diogo (Valencia), Marquinho e Deco (Lanzini); Rafael Sóbis e Fred.
Técnico: Abel Braga
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Célio Amorim/SC (Asp. FIFA)
Assistente 1: Claudemir Maffessoni/SC
Assistente 2: Helton Nunes/SC
4º Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães/RJ
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)