
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Botafogo de Futebol e Regatas, tradicional equipe carioca, mas que nos últimos anos conviveu com más campanhas e rebaixamento para série B, principalmente devido às dificuldades financeiras que o clube possuía. Diante dessas dificuldades, o Botafogo se tornou SAF (Sociedade Anônima de Futebol) e terceirizou o seu departamento de futebol em 2022 com a venda de 90% de suas ações para o milionário americano John Charles Textor, que pagou algo em torno de 410 milhões de reais e ainda absorveu a dívida da equipe estimada em 1 bilhão de reais. Antes do Botafogo, Textor já havia adquirido 18% das ações da equipe do Crystal Palace da Inglaterra e investe também em um clube da segunda divisão na Bélgica, o RWD Molenbeek.
Com a chegada do novo investidor, o panorama no Botafogo mudou radicalmente após o campeonato carioca, pois foram aplicados mais de 65 milhões de reais em novas contratações para qualificar o time para a disputa da série A do campeonato brasileiro de 2022, além da chegada de um novo treinador para comandar a equipe (Enderson Moreira foi dispensado), o português Luis Castro, experiente técnico de 60 anos e que estava treinando a equipe do Al-Duhail do Catar. Além da contratação de jogadores e do técnico, Textor estaria disposto a construir um centro de treinamento e um novo estádio para o Botafogo, inclusive já estaria vendo terrenos e parcerias para isso.
Foram várias as contratações de jogadores, dentre elas destacam-se a dos zagueiros Victor Cuesta (Internacional), Philipe Sampaio (Guingamp – França) e Klaus (Ceará), os laterais Jonathan Silva (Almeria – Espanha), Niko Hämäläinen (QPR – Inglaterra), Saravia (Internacional), Daniel Borges (Mirassol), os meias Patrick de Paula (Palmeiras), Tchê Tchê (São Paulo), Lucas Piazon (Braga – Portugal) e Lucas Fernandes (Portimonense – Portugal) e os atacantes Victor Sá (Al Jasira – Emirados Árabes), Gustavo Sauer (Boa Vista – Portugal) e Erison (XV de Piracicaba). O atacante Sebastian Joffre, boliviano que estava no Crystal Palace também foi contratado, mas não atuou ainda porque seu visto de trabalho ainda não foi regularizado. John Textor ainda prometeu à torcida botafoguense mais contratações de “peso” durante a janela de julho, inclusive especula-se que o investidor está conversando com o staff do jogador De La Cruz, uruguaio, atacante do River Plate e da Seleção Uruguaia, tentando a vinda dele para o Botafogo. Vale ressaltar também que a equipe carioca contratou nesta última semana o jogador formado no Coritiba e que rescindiu o contrato em março de 2022, Henrique Vermudt, que vai jogar na equipe “B” do Botafogo e disputar o campeonato de aspirantes.
O time do Botafogo está em 5º lugar na classificação da série A, com 12 pontos ganhos (3 vitórias, 3 empates e 1 derrota), e perdeu apenas na primeira rodada do campeonato para o Corinthians jogando no Estádio Nilton Santos. O técnico Luis Castro assumiu o time na 2ª rodada e de lá para cá não perdeu mais, foram oito jogos contando os dois disputados pela Copa do Brasil contra o Ceilândia, onde o Botafogo venceu as duas partidas por 3 x 0. A equipe também é a melhor visitante da série A, com duas vitórias e dois empates, ou seja, 8 pontos conquistados fora de casa, lembrando que venceu o clássico contra o Flamengo disputado no Mané Garrincha, em Brasília, onde o mando era do rubro negro carioca.
Apesar do bom desempenho na série A, o técnico Luis Castro não está satisfeito com a meia cancha de seu time, pois segundo ele, falta mais criatividade no setor, o que proporciona uma inconstância no desempenho durante as partidas, que está prejudicando a dinâmica das transições ofensivas o que provoca pouca velocidade na aproximação das jogadas. Tentando solucionar este problema, o treinador português utilizou escalação diferente do trio de meio campo nos últimos seis jogos, em cada jogo a equipe atuou com jogadores distintos, alternando entre Patrick de Paula, Lucas Piazon, Oyama, Lucas Fernandes, Tchê Tchê e Barreto. O jogador Chay, que era uma opção, voltou de cirurgia e ainda não teve bom desempenho a ponto de agradar Luis Castro, tanto que tem ficado no banco de reservas, sendo muito pouco aproveitado, e ao que parece não caiu nas graças do treinador.
Em seu último compromisso pela série A do campeonato brasileiro, o Botafogo empatou com o América Mineiro em 1 x 1, jogo que foi disputado em Belo Horizonte, e mais uma vez a equipe carioca fez um primeiro tempo ruim, melhorando na etapa final quando empatou o jogo. Neste jogo, o treinador mandou a campo a seguinte formação: Gatito Fernandez, Saravia (Lucas Fernandes), Kanu, Victor Cuesta e Daniel Borges (Hugo); Luiz Oyama, Patrick de Paula (Matheus Nascimento) e Tchê Tchê (Del Piege); Diego Gonçalves (Vinicius Lopes), Erison e Vitor Sá.
A torcida alvinegra deve comparecer em bom número para acompanhar a partida no Couto Pereira, pois vive dias de muita alegria com o desempenho da equipe, e com a promessa de seu investidor de colocar a equipe botafoguense entre os primeiros na classificação final do campeonato brasileiro da série A, o que pode render à equipe uma vaga direta na Copa Libertadores de 2023. Os mais otimistas já pensam até na possibilidade do título, dependendo das contratações prometidas a partir de julho de 2022.
Em relação ao histórico dos confrontos no Couto Pereira entre Coritiba e Botafogo, foram 31 jogos no total (todas as competições), com 13 vitórias da equipe Coxa-Branca, 9 empates e 9 derrotas, portanto há uma vantagem da equipe Alviverde do Alto da Glória nos jogos em Curitiba. No último confronto entre as duas equipes, valendo pela série B de 2021, o Botafogo levou a melhor, conseguindo a vitória por 1 x 0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)