Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A Ferroviária de Araraquara vive um bom momento na temporada, mantendo-se invicta há sete jogos, com três vitórias e quatro empates. O time soma 31 pontos e ocupa a 13ª posição na tabela, seu ataque marcou 27 gols e a defesa sofreu 26.
Nesta última janela de transferências, a Locomotiva incorporou dois ex-jogadores do Coritiba: Fabrício Daniel, que estava no Mirassol, e José Hugo, vindo do Azuris mas que estava jogando no Vitória. Também chegaram o meia David Souza, do Ceará, o atacante Hernani Fortes, jogador português que atuava na Croácia, e o zagueiro Vitor Mendes, do Fluminense. Thiago Lopes, também ex-Coritiba permanece no elenco, enquanto Wesley Pomba partiu para o FC Veres, da Ucrânia, buscando novos desafios.
Para o confronto contra o Coritiba, no Couto Pereira, a Ferroviária terá desfalques no meio-campo e na defesa: Netinho e Albano estão fora, e Ronaldo Alves cumpre suspensão pelo terceiro amarelo. Lucas Rodrigues é dúvida após sair com dores no jogo contra o Cuiabá. Netinho, com lesão muscular, é peça fundamental para dar ritmo ao trio de meio-campo; Albano ainda não voltou aos treinos.
O atacante Fabrício Daniel retorna de suspensão e pode ir a campo entre os titulares, com a possibilidade de David Souza compor o banco de reservas, dependendo do BID da CBF. No eixo defensivo, Maycon e João Ramos aparecem como opções para substituir Ronaldo Alves, enquanto Vitor Mendes ainda está em transição por lesão. Caso Lucas Rodrigues não tenha condições, Kevin surge como substituto provável.
Com isso, a provável formação que o Técnico Vinícius Bergantin colocará em campo para enfrentar o Coritiba deve ser: Denis Júnior, Lucas Rodrigues (Kevin), Maycon (João Ramos), Gustavo Medina e Edson Lucas; Ricardinho, Alencar e Ian Lucas; Fabricio Daniel (Zé Hugo), Juninho, e Carlão.
O último confronto entre as duas equipes realizado no Couto Pereira, foi pela série B de 1995 onde o Coxa passou por cima vencendo por 8 x 0. Nesta série B de 2025, jogando em Araraquara o placar foi 2 x 1 para a Ferroviária, virando o jogo em que o Coritiba vencia por um a zero, gol marcado por Gustavo Coutinho.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)