Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Avaí Futebol Clube vive um momento de transição na Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente na 11ª colocação, com 40 pontos conquistados em 10 vitórias, 10 empates e 8 derrotas, o Leão da Ilha ainda alimenta o sonho de retornar à elite do futebol nacional.
Na última quinta-feira, o Avaí oficializou a contratação do técnico Vinícius Bergantin (ex Ferroviária), de 45 anos, para comandar a equipe na sequência da competição. O treinador chega para ocupar a vaga deixada por Jair Ventura, que pediu desligamento para assumir o Vitória (BA) na Série A. Bergantin desembarcou em Florianópolis na sexta-feira e já comandou dois treinos visando a reta final da Série B.
Com dez rodadas restantes, o novo comandante terá o desafio de recolocar o Avaí na briga pelo acesso. Para o próximo compromisso contra o Coritiba, Bergantin não poderá contar com o meia JP, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em contrapartida, o volante João Vitor volta a ficar à disposição. O técnico realizou neste domingo (28) um treino tático específico, ajustando o posicionamento e as jogadas de bola parada.
Além de JP, o Avaí tem outros desfalques importantes: Del Piage, Andrey, Quaresma e Gabriel Dias seguem no departamento médico, enquanto Alef Manga continua afastado. Mesmo assim, o time conquistou recentemente uma vitória importante fora de casa, ao vencer a Chapecoense por 1 a 0, resultado que manteve acesa a esperança de encostar no G-4.
O provável time que vai enfrentar o Coritiba nesta segunda-feira na Ressacada, deve formar com: César Augusto; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e DG; Zé Ricardo, Jamerson, Lucas Eduardo e Marquinhos Gabriel; Thayllon e Cléber.
A diferença para o quarto colocado, que é o próprio Coritiba, agora é de sete pontos. Embora a disputa seja difícil, com seis equipes à frente na corrida pelo acesso, o Avaí acredita que pode surpreender nesta reta final. O maior desafio, porém, não é apenas técnico: a regularização dos salários atrasados é um problema recorrente na Ressacada, afetando a tranquilidade do elenco.
Dentro da Ressacada o Avaí tem um aproveitamento de 60% no campeonato, com sete vitórias, seis empates e apenas duas derrotas.
Coritiba e Avaí já disputaram 14 jogos em Florianópolis no total, com cinco vitórias para cada lado e quatro empates. O último jogo disputado na Ressacada entre essas duas equipes foi pela série B de 2024 e deu Avaí que venceu por 1 a 0. As equipes jogaram no primeiro turno desta série B no Couto Pereira e deu Coxa, que venceu por 2 a 1, gols do Coritiba marcados por Alex Silva e Carlos De Pena.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)