
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Santos se enfrentam neste domingo, 20, às 19h, no Couto Pereira, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de desperdiçar uma chance de ouro de se aproximar do G-5 ao fazer uma partida medíocre diante do Atlético-MG e perder por 2x1, o Verdão se apega a porcentagens mínimas para ainda sonhar com uma vaga na Libertadores, mas também já pensa na próxima temporada. Do outro lado terá o Santos, que está com a cabeça bem longe da competição nacional e volta suas energias para o Mundial de Clubes em dezembro. Justamente por isso, poupa todos os seus titulares no confronto deste domingo
Ainda sonhando, mas já mirando 2012, elenco quer a vitória para retomar parte do crédito
No última quinta-feira, 17, o Verdão foi até Sete Lagoas para jogar com o Atlético-MG e tinha, em suas mãos, a chance de se aproximar definitivamente do G-5. Uma vitória colocaria o Coritiba a apenas dois pontos da zona da Libertadores mas, com uma apresentação pífia, o Alviverde marcou o Galo em seu campo na maior parte do tempo, chamou a equipe treinada por Cuca para jogar em seu campo e sucumbiu na Arena do Jacaré por 2x1. Com substituições, no mínimo, questionáveis o técnico Marcelo Oliveira pouco (ou nada) contribuiu para uma reviravolta no placar e, agora, o Verdão se apega, apenas, a chances remotas de ainda lutar por uma vaga na Copa Libertadores.
Depois de fazer a sua última viagem em 2011, o Cori agora volta para a capital para encarar os três desafios derradeiros pelo Brasileirão. O primeiro deles é diante de um Santos que já está com o pensamento no campeonato mundial, a ser disputado no próximo mês. De qualquer forma, se ainda nutre alguma esperança de disputar a principal competição continental em 2012, o Coritiba precisará encarar a partida como se fosse final de campeonato, com um espírito completamente diferente daquilo que se viu em Sete Lagoas. E isso, fundamentalmente, passa pela postura dos jogadores dentro de campo e do treinador à beira do gramado, visto que a torcida certamente não tolerará uma atuação tão apática como aquela vista na última rodada.
Em relação ao time, Marcelo Oliveira poderá comemorar a volta de Lucas Mendes, até porque Eltinho foi, sem dúvida, um dos piores em campo diante do Galo. Por outro lado, Marcos Aurélio ainda se recupera de uma pequena lesão em seu tornozelo e segue vetado. Éverton Costa, outro que fez uma partida ruim em Sete Lagoas, terá outra oportunidade. Emerson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, não joga. Em seu lugar, Pereira reaparece após um longo período de inatividade. Por fim, Willian saiu da partida do meio de semana reclamando de dores musculares e pode ser poupado. Nesse caso, Leandro Donizete voltará a figurar entre os titulares.
Vivendo a expectativa do Mundial, Santos poupa titulares, mas promete empenho
O Santos vive, sem sombra de dúvidas, um ano de glória. Campeão estadual e da Copa Libertadores da América, o Peixe ainda vibra com a enorme exposição na mídia, fruto da postura de sua principal estrela: Neymar. O jovem atacante recusou seguidas propostas dos maiores clubes da Espanha, Barcelona e Real Madrid, e ainda renovou o seu compromisso com o Santos até o ano de 2014, o que deixou a diretoria, mas principalmente a torcida santista extremamente satisfeita e sonhando com novos títulos. Por isso, o clima é de festa na Vila Belmiro.
Agora, a grande expectativa do Santos é sobre o Mundial de Clubes, que se inicia em dezembro. Ninguém esconde, na Vila Belmiro, que o confronto mais esperado é contra o Barcelona de Lionel Messi e, justamente por isso, o técnico Muricy Ramalho poupa os seus titulares, que jogaram e empataram por 1x1 com o Atlético-GO no meio de semana. Aliás, nem mesmo o comandante santista estará no banco de reservas, abrindo espaço para que o seu auxiliar Mário Felipe Peres, o Tata, comande a equipe diante do Coritiba. Mas apesar de não vir com a sua força máxima, o Santos promete muito empenho para tentar terminar o Brasileirão na melhor colocação possível e chegar ainda mais embalado no Japão. A principal estrela da equipe que joga em Curitiba é o meia Ibson, mas o Peixe ainda conta com bons jogadores como Diogo, ex-Portuguesa, e Alan Kardec, ex-Vasco.
Panoramas da partida
Se ainda quer alguma coisa neste Campeonato Brasileiro, o Coritiba precisa colocar em prática o seu já batido discurso de sempre lutar por uma vaga na Libertadores. Desta forma, os jogadores precisarão entrar em campo com uma disposição completamente diferente daquela vista em Sete Lagoas quando, especialmente no 1º tempo ficaram assistindo a equipe do Atlético-MG tocar a bola e criar seguidas chances de gol. Será fundamental que os atletas demonstrem mais comprometimento com o Verdão e, acima de tudo, esbanjem raça e determinação dentro das quatro linhas, independentemente se enfrentarão o Santos sem os seus melhores jogadores.
Ofensivamente, o Coritiba perde com a ausência de Marcos Aurélio, principalmente porque Éverton Costa fez uma partida muito ruim em Sete Lagoas. Mesmo assim, ao lado de Davi e Rafinha, o meia-atacante Coxa-Branca precisa devolver a mobilidade ao setor ofensivo e facilitar a criação das jogadas para Leonardo, outro que ficou devendo uma boa apresentação na última partida. O retorno de Pereira significa uma nova oportunidade de aproveitamento nos lances de bola parada, visto que o zagueiro costuma ir muito bem neste tipo de jogada.
Na parte defensiva, será importante cuidar bastante do quarteto ofensivo da equipe santista, formado por Ibson, Felipe Anderson, Diogo e Alan Kardec. Estes jogadores são bastante rápidos e se movimentam muito, alternando posições na linha de frente do time Alvinegro. Além deles, o Coritiba também deve conter o aproveitamento do zagueiro Bruno Aguiar, tanto nas jogadas de bola aérea como nas cobranças de falta, visto que este jogador apresentou um bom desempenho contra o Ceará, no último final de semana, quando o Santos também jogou com o seu time B.
Apoio nas arquibancadas
Ainda com a derrota para o Galo entalada na garganta e exigindo uma postura completamente diferente daquela apresentada em Sete Lagoas, a torcida Coxa-Branca deverá comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira e empurrar o Coritiba para cima do Santos, se apegando ao fio de esperança que ainda existe para Libertadores. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória para passar energias aos jogadores. O Coritiba precisa, novamente, de sua força.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 36ª rodada
Coritiba x Santos
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 20/11/2011, domingo
Horário: 19h
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Pereira, Jeci e Lucas Mendes; Willian (Leandro Donizete), Léo Gago, Rafinha e Davi; Éverton Costa e Leonardo.
Técnico: Marcelo Oliveira
Santos:
Aranha; Leandro Silva, Bruno Aguiar, Vinícius e Éder Lima; Anderson Carvalho, Rodrigo Possebon, Ibson e Felipe Anderson; Diogo e Alan Kardec.
Técnico: Mário Felipe Peres (Tata)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha/GO
Assistente 1: Alessandro A. Rocha de Matos/BA (FIFA)
Assistente 2: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA)
4º Árbitro: Jefferson Schmidt/SC
5º Árbitro: Luciano Roggenbaum/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)