
Brasileirão
Por: Ricardo Honório
A partida entre Corinthians x Coritiba, na Neo Química Arena, na próxima quarta-feira, marcará o encontro do melhor mandante contra o pior visitante do Brasileirão.
De um lado o Corinthians, ainda invicto dentro de casa, que conquistou cinco vitórias e três empates em oito partidas, com aproveitamento de 75%. Do outro lado o Coritiba, um time que ainda não sabe o que é vencer longe dos seus domínios, com apenas dois empates e seis derrotas em oito partidas, com um aproveitamento de 8,33%, sendo o único time que ainda não venceu fora de casa neste Brasileirão.
Dois detalhes que ampliam o favoritismo do Corinthians é o fato do time ter levado apenas dois gols dentro de casa, o que lhe dá a estatística de melhor defesa em seus domínios, enquanto o Coritiba sofreu dezoito gols longe do Couto Pereira, tendo a pior defesa longe de casa.
A campanha alviverde vem sendo motivo de muitas críticas do torcedor Coxa-Branca, principalmente quando os jogos são longe do Couto Pereira. A falta de vitórias aliada a atuações pífias vem fazendo parte da torcida pedir a troca do treinador Gustavo Morínigo, que sofre também pressões internas. Apesar da diretoria dizer que o treinador irá até o final do Brasileirão, rumores dão conta que nova avaliação será feita ao final do primeiro turno, após o jogo contra o Cuiabá.
Vindo de três derrotas seguidas fora de casa, contra Red Bull Bragantino, Internacional e Flamengo, quando sofreu nove gols e marcou apenas dois, o Coritiba dá poucas expectativas ao seu torcedor de que irá reverter esse quadro desfavorável, já no jogo contra o Corinthians.
Pelo lado alvinegro, a possível estreia do atacante Yuri Alberto e o retorno de jogadores importantes, como o goleiro Cássio, o lateral-direito Fágner e o meia William, dão amplo favoritismo ao time corintiano nesta partida, tornando ainda mais difícil a missão do Coritiba.
Mas como o futebol não é uma ciência exata, resta ao torcedor Coxa-Branca torcer pelo imponderável e ter a esperança de que o Coritiba poderá enfim vencer fora de casa neste campeonato, mesmo que seja uma missão muito difícil, não só pelo momento do adversário, como principalmente pelo pobre futebol que o time alviverde vem apresentando até aqui.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)