
Jogão no Alto da Glória
Por: Ricardo Honório
O Coritiba terá uma parada dura na próxima sexta-feira para tentar manter a liderança da Série B. O adversário será o Botafogo, atualmente na 5ª colocação no campeonato e que tem a melhor campanha nas últimas 10 rodadas, com 19 pontos conquistados. (O Coritiba conquistou 18 pontos).
No primeiro turno, com graves erros da arbitragem, que anulou um gol de falta de Igor, após autorizar a cobrança, e deu um pênalti inexistente para o Botafogo, o Coritiba foi derrotado por 2x0.
Com 5 vitórias e 4 empates em 9 jogos, o Coritiba tem a 5ª melhor campanha dentro de casa. Já o Botafogo não tem um bom retrospecto quando as partidas são longe do Rio de Janeiro. Em 10 jogos disputados, o time carioca tem apenas uma vitória, contra o Confiança por 1x0, e 4 empates e 5 derrotas, o que lhe dá apenas o 17º melhor aproveitamento. Além disso, o clube tem a terceira defesa mais vazada nos jogos fora de casa, com 15 gols sofridos.
Com 39 pontos, o Coritiba garante a liderança da competição por mais uma rodada se empatar contra o Botafogo, e só cairia para o 2º lugar em caso de derrota, combinado com uma vitória do CRB sobre o Cruzeiro. Mas só a vitória do time alagoano não basta, pois o CRB tem 3 gols a menos de saldo do que o Coritiba e teria que vencer o time mineiro por 2 gols de diferença ou o Coritiba perder para o Botafogo também por dois gols de diferença.
A partida contra o Botafogo pode, ainda, não só garantir o Coritiba na primeira colocação, como ampliar a distância para o quinto colocado, que hoje é de 7 pontos. O Operário, que tem a mesma pontuação que o time carioca, tem um confronto direto contra o Guarani fora de casa.
O ponto forte do Botafogo até o momento vem sendo o seu setor ofensivo, que já marcou 28 gols, o terceiro melhor ataque da Série B, perdendo apenas para CRB e Guarani, que possuem 30 e 29 gols, respectivamente. Os destaques são os atacantes Chay, com 8 gols, e Rafael Navarro, com 6.
Por outro lado, o setor defensivo é um dos mais vazados do campeonato, com 22 gols sofridos, o que deixa o time carioca com a 6ª pior defesa da Série B. Porém, nos últimos 10 jogos a defesa do Botafogo dá mostras de estar se acertando sob o comando do técnico Enderson Moreira, tendo sofrido apenas 8 gols, número abaixo do próprio Coritiba, que sofreu 10.
Desde que passou a ser comandado pelo técnico Enderson Moreira, a partir do jogo contra o Confiança, pela 14 ª rodada, o time carioca conseguiu seis vitórias, um empate e sofreu apenas uma derrota.
Sem nenhum desfalque por cartões ou contusão, Coritiba e Botafogo devem entrar em campo com o que têm de melhor à disposição, com ingredientes que dão ares de confronto de Série A para a partida que acontecerá no Couto Pereira.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)