
Brasileirão
Coritiba e Botafogo se enfrentam neste sábado, 9, às 16:30 hs, no estádio Couto Pereira, em partida válida pela décima - quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Há quatro partidas sem derrotas, o time Alviverde joga para tentar sair da zona do rebaixamento. Do outro lado, terá um adversário direto na luta para deixar a parte de baixo da tabela.
O time
O Coritiba vai confiante para o jogo contra o Botafogo. A boa fase da defesa Alviverde, que não sofre gols a três jogos pode dar a estabilidade que o time precisa para crescer na competição.
Por outro lado, se a defesa cresceu de rendimento, o ataque não vem rendendo nos últimos jogos, marcando apenas dois gols nos últimos quatro jogos. A queda no rendimento ofensivo deve-se bastante a falta de criatividade na meia-cancha, agravada por contínuos desfalques, como os meias Ruy e Gonzalez, além do volante Alan Santos.
Para a partida contra o time carioca, o treinador Pachequinho tem dúvidas para armar a equipe na meia e no ataque.
Com as ausências de Ruy e Gonzalez, e a má fase de Felipe Amorim, o treinador pode armar a equipe com três atacantes, colocando no time titular o turco Kazim, e mantendo o jogador Leandro.
Outra opção pode ser o jovem Kady, recém incorporado ao grupo principal, vindo das categorias de base.
Na defesa com a suspensão de Carlinhos, pelo terceiro cartão amarelo, a lateral-esquerda deverá ser ocupada pelo estreante Emerson Conceição, que, se escalado, fará a sua primeira partida com a camisa do Coritiba.
O lateral-direito Ceará é outro jogador que pode voltar ao time. Com isso, Pachequinho pode optar ainda pelo deslocamento de Dodô para formar a meia-cancha.
O volante Edinho volta de suspensão, mas sua escalação não é garantida, uma vez que o treinador tem a opção de Alan Santos, que voltou na rodada passada.
Além das ausências de Carlinhos, Ruy e Gonzalez, o Coritiba não terá também o meia-atacante Iago, fora por problemas físicos.
O adversário
O time carioca começou bem a temporada de 2016, porém a derrota no final do campeonato carioca para o Vasco trouxe o alerta amarelo para o time de General Severiano.
Sem dinheiro em caixa, o Botafogo optou por montar um time jovem para o campeonato brasileiro, sendo a maioria oriunda das categorias de base do clube.
Além dos jovens, o time investiu também na contratação de jogadores estrangeiros desconhecidos, porém o único a dar retorno positivo foi o zagueiro argentino Joel Carli, que está liberado para voltar ao time nesta partida, após um tempo afastado por contusão.
Os demais estrangeiros, Damian Lizio, Gervásio Nunes e Juan Salgueiro não deram o resultado que a diretoria esperava.
Recentemente o Botafogo apostou em mais uma gringo, o chileno Canales, que ainda não está apto a estrear.
Para o jogo contra o Coritiba, Ricardo Gomes terá três desfalques: o goleiro Jefferson, o volante Bruno Silva, e o atacante Anderson Aquino.
Outro desfalque, este definitivo, é o jovem atacante Ribamar, vendido recentemente ao futebol do Chipre.
Por outro lado, o treinador carioca tem a volta de vários jogadores que estavam afastados por contusão, casos do zagueiro Joel Carli, dos volante Airton e Dudu Cearense, e do meia Leandrinho.
O grande destaque do Botafogo na temporada é o atacante Sassá, artilheiro do time no campeonato brasileiro.
O time carioca tem em seu elenco o zagueiro Emerson, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, e o atacante Anderson Aquino, com passagem pelo Coritiba.
O jogo
Há quatro jogos sem perder, o Coritiba precisa da vitória para sair da zona do rebaixamento.
Já o Botafogo se perder, pode assumir o lugar do time Alviverde entre os quatro últimos da tabela.
O jogo deverá ser truncado, pois o time carioca virá fechado, visando exclusivamente jogar nos contra-ataques.
Necessitando da vitória para sair da parte de baixo da tabela, o Coritiba deverá, desde o início da partida, pressionar o time carioca. Um gol logo no início poderá
facilitar o caminho do time Alviverde.
A possível entrada de Kazim no ataque deverá facilitar a vida do atacante Kleber, que poderá flutuar procurando espaços, deixando que o papel de atacante mais avançado seja ocupado pelo jogador turco.
O Botafogo apostará na boa fase do meia Camilo, que ainda é dúvida para a partida, na velocidade de Neilton e no oportunismo de Sassá para surpreender o Coritiba.
O atalho
A lenta e irregular defesa do Botafogo, uma das mais vazadas da competição, pode ser caminho para o Coritiba conseguir a vitória. As laterais também deverão ser exploradas pelo time Alviverde. Pelo lado direito, Luiz Ricardo é um jogador que costuma apoiar muito o ataque e conseqüentemente deixar espaços em seu costado, assim como o irregular Diogo Barbosa.
Olho vivo
Obom meia Camilo, principal articulador das jogadas de ataque e cobrador das bolas paradas, deve ser vigiado de perto pelos jogadores Alviverdes. Outro ponto a ser cuidado pela defesa do Coritiba é a velocidade do atacante Neilton, que costuma atuar no espaço deixado nas costas dos laterais.
Protagonistas
Pelo lado do Coritiba, o atacante Kazim que deverá iniciar sua primeira partida como titular da equipe Alviverde é a esperança da torcida para o time retomar o caminho das redes. Já o Botafogo, confia nos gols do atacante Sassá para levar um bom resultado do Couto Pereira.
Campanhas no Brasileirão 2016
Coritiba
17º Colocação com 14 pontos
13 jogos, 3v, 5e, 5d
15 gols pró, 18 gols contra
Artilheiro: Kleber, 4 gols
Botafogo
15º colocação com 15 pontos
13 jogos, 4v, 3e, 6d
16 gols pró, 21 gols contra
Artilheiro: Sassá, 6 gols
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro - Décima - Quarta Rodada
Coritiba x Botafogo
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 08/07/2016, sábado
Horário: 16:30 hs
Coritiba:
Wilson, Dodô (Ceará), Luccas Claro, Juninho e Emerson Conceição; Edinho (Alan Santos), João Paulo e Juan; Leandro (Felipe Amorim), Kazim e Kléber.
Técnico: Pachequinho
Botafogo:
Sidão, Luiz Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Airton, Rodrigo Lindoso, Leandrinho e Camilo( Rodrigo Pimpão); Sassá e Neilton.
Técnico: Ricardo Gomes
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira/SP (FIFA)
Assistente 1: Daniel Ricardo Simon Manis/SP (ASP-FIFA)
Assistente 2: Gustavo Rodrigues de Oliveira/SP
4º Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)