
PRÉ-JOGO
Atualizado em 05/09, às 9h
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Portuguesa se enfrentam nesta quarta-feira, 5, às 19h30, no Canindé, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de fazer outra péssima partida longe de casa e perder para o Botafogo, o Coritiba agora parte para um jogo de seis pontos diante da Portuguesa e não pode perder, sob pena de deixar o rival escapar na classificação e se complicar na luta para fugir da ZR. Pela frente, terá uma Portuguesa que vem reagindo no campeonato, está conseguindo bons resultados e que também considera o jogo diante do Alviverde como um divisor de águas para os seus objetivos no campeonato
Somente com uma postura diferente será possível vencer
No último final de semana, o Coritiba foi até o Rio de Janeiro e o que a torcida viu foi mais uma atuação medíocre do time Coxa-Branca. Seria surpresa se a equipe não apresentasse os mesmos erros e a mesma postura desde que Marcelo Oliveira assumiu o comando, ainda no ano passado. Invariavelmente, nas partidas longe do Alto da Glória, é assim. Com muito mais preocupações defensivas, o time se amedronta em seu campo de defesa e só "acorda" com o placar adverso. Contra o Botafogo foi exatamente o mesmo cenário e, se não fosse a boa atuação de Vanderlei que, embora tenha falhado no primeiro gol, salvou o Coritiba em diversas oportunidades, defendendo inclusive um pênalti, a situação seria ainda pior.
Agora, diante da Portuguesa, o Coritiba tem outra chance de tentar apresentar algo de diferente e buscar pontos longe do Couto Pereira. Embora seja improvável, visto que apresenta a mesma postura há quase dois anos, Marcelo Oliveira precisa assumir riscos e agredir o adversário antes que o seu time sofra os ataques. Para isso, é preciso posicionar a marcação mais adiantada e tentar surpreender a Portuguesa em seu próprio campo de defesa. Além da parte tática, será preciso que os jogadores entrem ligados em campo, com espírito de decisão, para vencer e desafogar um pouco a perigosa situação na tabela.
Em relação ao time, a grande expectativa ficou por conta de uma possível estreia de Deivid, que chegou ainda nesta terça-feira a Curitiba e já poderia partir para São Paulo. Entretanto, o seu nome não apareceu no BID e o novo contratado está fora. Por outro lado, o peruano Raúl Ruidiaz teve o seu registro confirmado e vai para o jogo, podendo, inclusive, ser titular. Escudero e Chico retornam de suspensão e devem assumir a titularidade, mandando Luccas Claro e Júnior Urso, respectivamente, ao banco de reservas. Nas demais posições, a tendência é que Marcelo Oliveira mantenha a mesma equipe que foi derrotada pelo Botafogo, na última rodada, a última possível mudança seria uma inexplicável saída de Ayrton, da direita, para a entrada de Victor Ferraz.
Com campanha razoável, Lusa tenta se manter longe da ZR
Embora tenha começado o Campeonato Brasileiro com expectativas muito baixas, a Portuguesa vai conseguindo manter uma certa regularidade na competição. Na 14ª colocação, o time do técnico Geninho conseguiu, recentemente, resultados expressivos, como a vitória diante do Grêmio, em Porto Alegre, e sobre o Palmeiras, por 3x0, no Canindé. Isso foi o suficiente para impulsionar a equipe na tabela do Brasileirão e para deixar a torcida um pouco mais empolgada, visto que ainda sofre com os efeitos da queda no Campeonato Paulista. Desde o início do campeonato, o técnico Geninho deixou bem claro que o objetivo da Lusa é fugir de um novo rebaixamento e, por enquanto, vem conseguindo aquilo que se propôs.
Em relação à equipe, o treinador lusitano poderá contar com a volta de alguns importantes atletas para o jogo diante do Coritiba. Ananias, Ferdinando e Moisés, que não puderam atuar na derrota por 2x0 para o Vasco, em São Januário, retornam normalmente à equipe. Com isso, Bruninho, Maylson e Diego Viana devem ficar como opções no banco. Outro que reaparece no time é o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, que volta de lesão. A baixa é o zagueiro Valdomiro, que se envolveu em uma polêmica com Dedé no jogo da última rodada e foi expulso. Lima deve ser o seu substituto.
Panoramas da partida
Mesmo estando praticamente na metade do campeonato, a partida desta quarta-feira tem ares de decisão para o Coritiba. Uma vitória faz com que o Alviverde ultrapasse o rival desta rodada, o que certamente será bastante importante tanto no aspecto "matemático", como no psicológico, visto que a equipe conseguiria abrir uma certa vantagem da zona do rebaixamento. Entretanto, para que consiga um bom resultado, é fundamental que os comandados de Marcelo Oliveira atuem com coragem e determinação nos 90 minutos de jogo, prestando muita atenção na marcação e não cometendo erros tão infantis como os apresentados no Engenhão. Saber aproveitar as oportunidades ofensivas também será um diferencial.
Ofensivamente, a equipe precisará explorar a velocidade para encaixar os contra-ataques e incomodar constantemente a meta de Dida. Essa característica da equipe será ainda mais evidente caso Raúl Ruidiaz seja escolhido por Marcelo Oliveira para iniciar a partida. Nesta hipótese, o peruano contaria com o apoio de Rafinha e Éverton Ribeiro para abusar da movimentação e criar as jogadas. Se Marcel permanecer no comando de ataque, será necessário que o Coritiba utilize mais as jogadas pelas laterais e, assim, crescem as responsabilidades de Eltinho e Ayrton ou Victor Ferraz na partida. As bolas paradas e as jogadas aéreas também podem ser vantagens do Verdão no jogo.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar muito cuidado com o conhecido atacante Bruno Mineiro. Ex-jogador do A. Paranaensem o centroavante vive uma boa fase na Portuguesa e vem acumulando gols, rodada após rodada. Portanto, a zaga do Verdão deve estar atenta. Além dele, é preciso conter a movimentação de Ananias, que retorna à equipe e dará dinamismo ao ataque. Os ofensivos laterais da Portuguesa, Luís Ricardo e Marcelo Cordeiro, também precisarão ser muito vigiados. Por fim, é importante que o setor defensivo fique atento às chegadas surpresa dos volantes Léo Silva e Moisés, que aparecem constantemente no ataque, concluindo em gol.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Canindé para apoiar a equipe em mais esta importante partida. Uma vitória diante da Portuguesa é fundamental para que o Coritiba consiga respirar um pouco mais aliviado em sua luta contra o rebaixamento. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um bom resultado em São Paulo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 22ª rodada
Portuguesa x Coritiba
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 05/09/2012, quarta-feira
Horário: 19h30
Portuguesa:
Dida; Luís Ricardo, Gustavo, Lima e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Moisés e Boquita; Ananias e Bruno Mineiro.
Técnico: Geninho
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton (Victor Ferraz), Demerson, Sergio Escudero e Eltinho; Willian, Chico, Robinho, Éverton Ribeiro e Rafinha; Raúl Ruidiaz (Marcel).
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa/RS
Assistente 1: Wagner de Almeida Santos/RJ
Assistente 2: Paulo César Silva Faria/MT
4º Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)